Não consigo encostar toda minha língua no palato. A parte de trás parece não levantar, e apenas a po

4 respostas
Não consigo encostar toda minha língua no palato. A parte de trás parece não levantar, e apenas a ponta consegue alcançá-lo.
Um fonoaudiólogo consegue me auxiliar nisso? Verdade que a posição da língua "solta" na boca não é ideal? Nesse caso, quais poderiam ser os malefícios?
 Luiza Lya Nery
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Olá! Sim, um fonoaudiólogo pode te ajudar com essa questão. A dificuldade em elevar a parte posterior da língua até o palato pode estar relacionada à coordenação motora oral, ao tônus muscular ou até a padrões de respiração e postura que influenciam a musculatura da boca. Esse tipo de alteração pode impactar a articulação de alguns sons, especialmente os que exigem elevação da língua, como /k/, /g/ e /r/, além de interferir na deglutição e na ressonância vocal. Quanto à posição da língua “solta” na boca, ela realmente não é considerada ideal. Quando a língua repousa no assoalho da boca, pode favorecer padrões respiratórios orais, alterações na mordida, flacidez muscular e até influenciar no desenvolvimento da fala e da voz. O ideal é que a língua tenha um repouso funcional, com a ponta tocando suavemente o palato anterior e o dorso acomodado de forma equilibrada. A boa notícia é que, com avaliação e acompanhamento fonoaudiológico, é possível trabalhar exercícios específicos para melhorar o posicionamento, a força e a mobilidade da língua, promovendo mais conforto e funcionalidade na fala, respiração e alimentação. Se quiser, posso te orientar sobre como iniciar esse processo. Espero ter ajudado. Estou à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para poder responder suas dúvidas adequadamente é necessário uma avaliação clínica de sua cavidade oral.
Sim, um fono pode auxiliar. a posição adequada da língua é no palato duro. Um dos prejuízo é o ronco dentre outros.
 Suzana Didier
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
A parte muito posterior da língua não sobe até o palato. A fonoaudiologia trabalha adequando a motricidade orofacial para as funções necessárias. "Língua solta"ficou vago o critério. Se for uma língua projetada ao falar, pode afetar as arcadas dentárias, mas não ficou clara a colocação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.