Não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo, nem falar em grupo, somente consigo conversar com uma

21 respostas
Não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo, nem falar em grupo, somente consigo conversar com uma pessoa só. Se estou conversando e alguém me fala alguma coisa eu não consigo pensar, preciso parar uma pessoa para entender a outra. Também não consigo contar nenhuma história, facilmente perco a linha do raciocínio e não sei mais o que estou falando, o que ia falar, queria melhorar isso.
Entendo que você esteja enfrentando dificuldades em lidar com situações que envolvem múltiplas demandas, como falar em grupo ou realizar mais de uma atividade simultaneamente. Essas dificuldades podem gerar sentimentos de frustração e incompreensão consigo mesmo.

A psicanálise pode ajudá-lo a explorar essas dificuldades, buscando compreender as raízes desses padrões de comportamento e pensamento. Ao longo do processo terapêutico, podemos investigar possíveis origens desses sintomas, como experiências passadas, traumas ou conflitos internos que possam estar influenciando sua capacidade de concentração e comunicação.

Por meio do diálogo e da reflexão, podemos identificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para essas dificuldades. Além disso, trabalharemos juntos para desenvolver estratégias que possam ajudá-lo a lidar com essas situações de forma mais eficaz, promovendo uma maior capacidade de concentração, organização do pensamento e comunicação.

Ao longo do processo terapêutico, você terá a oportunidade de explorar seus sentimentos, pensamentos e experiências de uma maneira segura e acolhedora. A psicanálise oferece um espaço para autoconhecimento e transformação, onde você poderá desenvolver novas habilidades e enfrentar os desafios da vida de uma forma mais consciente e satisfatória. Estou aqui para apoiá-lo nesse processo e trabalhar juntos em direção ao seu bem-estar emocional e mental.
Espero ter te ajudado. Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise

Ola! Parece que a presença de alguém te provoca algum constrangimento que chega a impactar na tua expressão, bem como nas linhas de pensamento. Penso que saber mais deste lugar que te desconcerta seja um motivo a começar falar de ti mesmo a quem pode oferecer uma escuta cuidadosa e singular. Busque começar uma análise psicanalítica. Outra possibilidade é buscar grupos terapêuticos, provavelmente contribuiria bastante!
Compreendo que se dedicar a duas tarefas ou conversas ao mesmo tempo possa ser muito vantajoso. Falando de maneira ampla, muitas coisas podem interferir no funcionamento da atenção, (seja atenção dividida ou concentrada) como o sono, fadiga, má alimentação, dificuldades de gerenciamento de tempo e organização e também questões de desregulação emocional.
Importante mencionar que, embora esse comportamento possa ser algo que te incomode, é importante observá-lo como um comportamento (dificuldade em dividir atenção) como qualquer outro e que possui sua função dentro do seu contexto de vida. Tente não patologizar ou o rotular sem a avaliação de um profissional devidamente capacitado em saúde mental.

Dito isso, ressalto a importância de você buscar por um psicólogo ou, até mesmo, neuropsicologo, para investigar melhor essa questão.

Abraços!
Olá! Seria interessante investigar questões relacionadas a atenção alternada e dividida.
Contudo, existem várias causas para essas dificuldades, como ansiedade, depressão, TDAH e outros.
Assim, indico buscar ajuda de um profissional capacitado para te ajudar a entender o motivo dessas dificuldades.
Olá! A meu ver, trata-se de uma questão que requer o desenvolvimento de práticas e de habilidades. Na terapia cognitivo comportamental existem muitas atividades e protocolos para aumentar repertório e ajudar de maneira efetiva. Você já pode começar hoje, praticando exercícios de concentração e relaxamento; escrever, criar e contar histórias de forma estruturada , inicialmente para si, como treino; praticar leitura, entre muitas outras atividades que podem ajudar a manter o foco e a linha do raciocínio. Indico que procure a orientação de um terapeuta para trabalhar especificamente nessas áreas e também promover maior autoconhecimento e fortalecimento emocional para que você possa superar, de forma estruturada e assertiva essas dificuldades Sempre à disposição.
Olá!

Parece que você está descrevendo dificuldades com multitarefa e comunicação em grupo. É importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio ritmo e estilo de comunicação.

Para melhorar suas habilidades, você pode tentar praticar técnicas de foco, como a atenção plena, e também trabalhar na sua capacidade de organização mental, dividindo tarefas complexas em etapas menores. Além disso, praticar contar histórias simples e diretas pode ajudar a manter o foco e a clareza na comunicação. Se essas dificuldades estiverem causando impacto significativo em sua vida, considerar a ajuda de um profissional de saúde mental, e iniciar a Psicoterapia com um psicólogo(a), pode ser benéfico.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Oiê, você traz algumas demandas, penso que teríamos que pensar, isto acontece em qualquer ambiente, qualquer assunto e com qualquer pessoa ou teriam situações específicas onde se sente mais pressionada como se tivesse que estar certa, falar bem, ter uma boa conversa? A terapia pode trazer mais auto conhecimento o que facilitaria que estabelecesse tanto as razões para que este desconforto aconteça como também habilidades para enfrentar as situações. As vezes queremos tanto acertar que nos sentimos pressionadas e isto gera uma serie de desconfortos. Sugiro que busque uma psicóloga que se identifique e possa se sentir bem melhor. Um abraço.
Olá, o que você está relatando é uma dificuldade de atenção. Você deve descobrir o que está interferindo na alteração desta função. A atenção é muito fácil de inibir.
Olá, espero que fique bem.
Entendo sua dificuldade e pelo que está passando, para que você melhore ou tente entender a causa do por que isto esta acontecendo e importante investigar procure um profissional da saúde mental para que juntos consiga descobrir por que esta com esta dificuldade e ter esse enfrentamento, que pode ser momentaneo ou ocorrido por um fato isolado, mas tem grandes possibilidades de melhoras e preciso de fato se cuidar e investigar para que não atrapalhe ainda mais sua vida e suas atividades.
Espero ter ajudado caso precise conversar sobre este e outros assuntos fico a disposição.
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
É compreensível que você esteja enfrentando dificuldades para lidar com múltiplas tarefas ao mesmo tempo e para se comunicar efetivamente em situações de grupo. Estas dificuldades podem indicar a necessidade de uma avaliação mais profunda com um psicólogo para entender melhor as causas subjacentes e desenvolver estratégias específicas para lidar com essas questões. Uma abordagem para melhorar essas habilidades pode envolver práticas de atenção plena, concentração e técnicas de comunicação, mas um profissional de saúde mental pode fornecer orientação personalizada e apoio necessário nesse processo de melhoria. Considerando isso, buscar ajuda de um psicólogo pode ser um passo importante para entender e superar essas dificuldades.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 250
Olá. Considero importante que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando investigar as questões que possam estar relacionadas a isso, pois a partir do seu relato é possível criar várias hipóteses, como por exemplo, dificuldade de atenção alternada e dividida, ansiedade, hiperatividade, insegurança, entre outras, mas somente um profissional capacitado poderá avaliar o seu caso. Caso hajam maiores dúvidas, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá! Em termos cognitivos não conseguimos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, nosso cérebro não é multitarefa, então quando estamos pensando em alguma coisa, interrompemos esse pensamento, para pensar em outra coisa. Então você parar de conversar com uma pessoa para entender o que a outra está te dizendo é perfeitamente normal! Já o fato de você não conseguir contar nenhuma história e facilmente perder a linha de raciocínio, requer investigação para avaliar o porque disse acontecer. Geralmente pessoas com problemas de ansiedade têm dificuldade em manter o raciocínio em uma conversa. Mas de qualquer forma é necessário um diagnóstico correto para fazer o tratamento adequado. Você pode consultar um psicólogo ou um psiquiatra que são os profissionais que irão te orientar quando a essa questão.
Olá! Precisaria de mais dados para compreender o seu caso. Se é uma questão meramente de atenção, isso deve aparecer em outras esferas da sua vida, e não apenas na sua comunicação e relações interpessoais. Se há sinais de falta de atenção generalizado, cabe uma investigação com um profissional capacitado. Se não houver nenhum achado, é preciso considerar a existência de ansiedade, depressão, sono ou alimentação deficitários - pois todos eles afetam a qualidade da atenção -, e trabalhar sobre isso, também com auxílio profissional adequado. Agora, se é algo marcadamente dirigido ao âmbito das suas relações, há com certeza um componente psíquico envolvido, emoções que bloqueiam sua expressão e te paralizam. Isso pode ser melhorado se, através da psicoterapia, você acessar a origem deste mecanismo e vivenciar a liberação do conteúdo emocional associado à ele, que ainda está latente no seu sistema e influenciando seu comportamento. Conte comigo!
Olá! Há variáveis que afetam e causam a dificuldade mencionada como estresse, ansiedade e até mesmo falta de habilidades sociais. Procure um psicólogo para que possam juntos avaliar a dificuldade e ajudar a superá-la.
pode estar ocorrendo varias questões nas quais esteja te atrapalhando no que vc esta referindo acima, o ideal seria vc buscar uma terapia para encontrar o que na verdade esta fazendo vc ficar assim, pode ser exaustão físicas e emocionais, ansiedades, medos, entre outras coisas, um acompanhamento terapêutico bem feito ira possibilitar que vc se auto conheça e fara com que você se surpreenda com as questões de si mesmo que ira aprender a lidar de maneira mais leve, saber tb observar seus limites é importante para que vc consiga uma boa interação ...
procure ajuda terapêutica vc irá se descobrir e amar! :) fico a disposição contatos em minha pagina faço terapia on line se precisar. :)
Em tempos de bombardeamento de estímulos e uma demanda por performar tarefas múltiplas cada vez maior, pode parecer que tenha algo de errado com nós quando não conseguimos "acompanhar" esse ritmo. Porém, é preciso uma análise mais minuciosa do histórico e do impacto disso na sua vida para entender o fenômeno. Desde sempre foi assim? se não, quando começou? como isso dificulta seu dia-a-dia? suas relações? Essas são perguntas importantes para começar a entender a raiz e o significado disso para você. Várias pessoas podem se sentir de forma semelhante, mas como isso se dá para você é particular e singular. Para começar essa investigação, seria interessante fazer uma Avaliação Neuropsicológica com um Neuropsicólogo. Nesse processo, seria m investigados os fatores biológicos, cognitivos e socioemocionais que podem estar em jogo, e por fim, haver um encaminhamento para a intervenção mais adequada (seja um acompanhamento com um psiquiatra ou psicólogo, por exemplo). Além disso, essas experiências podem mexer com a nossa imagem sobre nós mesmos, nossa autoestima, percepção das nossas relações e capacidade de executar tarefas. Para tal, recomendo uma psicoterapia individual, em que você terá um espaço seguro e sigiloso, para compartilhar sua vivência com um profissional qualificado para te escutá-lo e ajudá-lo a ressignificar essas experiências.
Boa noite
Respondendo sua pergunta: só é possível obter resposta fidedigna através de uma boa avaliação psicológica. Caso contrario, vai cair no terreno da especulação, lhe deixando em mais dúvidas.
Parece que você está enfrentando dificuldades em multitarefa, comunicação em grupo e contar histórias, perdendo o foco e a linha do raciocínio. Esses desafios podem indicar problemas de atenção e processamento cognitivo. A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com essas dificuldades, enquanto uma avaliação neuropsicológica pode ser útil para investigar mais a fundo possíveis dificuldades de processamento cognitivo. Estou aqui para oferecer apoio ao longo desse processo.

Bom, essas dificuldades podem ser decorrentes de diversos fatores, como a ansiedade, algum déficit de atenção, algum fator cognitivo ou pode ser também algum fator de ordem emocional. Sugiro buscar orientação profissional para entender o que pode estar acontecendo e o que pode ser feito pra te ajudar.
Olá, acredito que o primeiro passo seja entender o que está ocasionando essas alterações cognitivas. Como já dito por outros colegas uma avaliação neuropsicológica pode ser de grande valia posto que consegue mensurar e diagnosticar a intensidade dessas dificuldades a fim de entender o que está acontecendo. Irá avaliar sua capacidade de atenção alternada e dividida que está relacionada (entre outras coisas) a capacidade fazer duas coisas ao mesmo tempo e acompanhar uma conversa em grupo. Vai medir também sua atenção concentrada (capacidade de manter o foco ao longo do tempo sem perder o fio da meada). Vai medir também a sua memória operacional (capacidade de manter uma informação na mente por tempo suficiente para executar uma tarefa); vai avaliar a sua memória no geral, entre outras funções que fazem parte (eficiencia intelectual; funções executivas; linguagem), etc. Com isso é possível entender o que está por trás da sua dificuldade (algum transtorno como TDAH; ansiedade, ou alguma outra questão neurológica). A partir do laudo diagnóstico é possível dai propor um tratamento para sua dificuldade e sugerir o acompanhamento necessário (psicologo, TO, neurologista, psiquiatra, reabilitação cognitiva), etc. Espero ter ajudado.
Olá, desejo que estejas bem.
Esses sintomas podem estar associados a várias condições ou circunstâncias diferentes. Algumas possíveis explicações incluem, estresse e ansiedade: O nervosismo ou preocupações constantes podem afetar a capacidade de se concentrar e memorizar informações. A ansiedade em relação à fala em público é bastante comum e pode ser debilitante para alguns. Dificuldades com foco e concentração podem ser sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Pessoas com TDAH muitas vezes lutam para manter a atenção em tarefas que requerem esforço contínuo ou que não são de seu interesse imediato.
Outros fatores podem estar relacionados a fadiga ou Sobrecarga. Estar excessivamente cansado ou sobrecarregado com responsabilidades e tarefas pode prejudicar sua memória e capacidade de concentração.
Depressão e outros distúrbios do humor podem afetar a memória, a concentração e a habilidade de falar em público.
Às vezes, a dificuldade em falar em público pode ser simplesmente devido à falta de preparação ou confiança no material ou na capacidade de apresentação.

É importante considerar o contexto e a severidade dos sintomas. Se eles são persistentes e afetam significativamente sua vida, pode ser útil consultar um profissional de saúde e/ ou um psicólogo para uma avaliação mais detalhada e orientação sobre as possíveis causas.
Espero ter ajudado.
Wilma Simões
Psicóloga

Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 150