Não consigo me acalmar para fazer o exame prático do Detran. Antes do exame não consigo dormir, nem

7 respostas
Não consigo me acalmar para fazer o exame prático do Detran. Antes do exame não consigo dormir, nem comer, meu coração fica acelerado e não consigo me concentrar. O que devo fazer?
Procure um psiquiatra. Existe um tipo de ansiedade mais pontual e circunscrita a situações de desempenho, onde a pessoa está sendo avaliada, ex. exame numa banca de tcc, recital de música, prova prática do detran, etc. Nessas ocasiões a ansiedade é um processo natural, mas pode ser problematica quando atinge uma intensidade tal que paralisa a pessoa, ou a deixa muito confusa, inquieta, fazendo com que o rendimento caia bastante. Existe uma medicação que pode ser usada no dia da prova (basicamente ela diminui os efeitos da adrenalina aumentada pelo stress - daí o coração não dispara, as maos não tremem, a respiração não fica superficial e a mente mantém uma clareza), mas é necessário uma avaliação médica para ver se não existe contra-indicação ao uso desse remedio.
A sua ansiedade também pode estar elevada em outros momentos, causando problemas mais brandos, não tão evidentes como na prova. Dai pode ser importante psicoterapia e acompanhamento psiquiatrico.

Boa tarde, você está descrevendo crises de ansiedade paroxisticas com sintomas autonômicos. Cabe uma avaliação minuciosa para esclarecermos quais as particularidades de seu quadro de ansiedade. A partir disso, podemos instituir um tratamento com intuito de melhorar o quadro geral de ansiedade, melhorar a insônia e bloquear as crises de cursam com taquicardia e dificuldade de concentração. Inclusive,há medicações que você pode usar antes do teste do Detran para reduzir os níveis tensionais.
Pela sua pergunta, me parece que a sua ansiedade é relacionada apenas ao fato de se submeter a este exame. Recomendo para você primeiramente terapia, caso seja identificado algo a mais, também poderia ser avaliado por um psiquiatra. Estimo melhoras.
Experimente pensar sobre e entender o que lhe deixa tão ansiosa com a prova. Algum motivo importante, repetidas tentativas, medo da repreensão de alguém, vergonha, investimento, quanto mais vc conhecer o seu medo mais fácil será tentar controlá-lo.
Olá! Minha recomendação é que procure por uma atendimento psicológico. Juntamente com seu psicólogo, será possível avaliar mais amplamente sua condição atual. Essa ansiedade elevada nos exames do Detran pode sinalizar alguma dificuldade para lidar com situações de avaliação. Aliado a terapia, pode ser necessário também o trabalho em conjunto com um psiquiatra. Espero ter ajudado. Att
De onde vem essa ansiedade? É especificamente relacionada ao teste do Detran ou você já percebeu em outras áreas de sua vida?
Se isso lhe causa prejuízo a ponto de lhe furtar o sono, pode ser interessante procurar um apoio visando entender de onde vem essa ansiedade.
Prezado(a) paciente, na realidade é necessário um atendimento psicoterápico para identificar as causas desses nervosismo, afinal, o máximo que pode acontecer é você refazer o teste, ou seja, não existem perigos iminentes ou ameaças à sua integridade física e mental.
Para se chegar a esse entendimento é imprescindível psicoterapia a fim de você se libertar de ideias preconcebidas onde há a impressão de ameaça e perigo no ato de efetuar o teste, e esta identificação, só é possível em conjunto com o paciente.
Existem exercícios respiratórios para acalmar, mas, são paliativos apenas, pois o problema/causa é mais profundo. Hoje essa crise aparece no teste do Detran, amanhã será em outras situações, ou seja, a sua mente está lhe dizendo que há algo errado que precisa ser observado/analisado/solucionado. Marque uma consulta e procure um psicoterapeuta.