Não consigo me concentrar para estudar sem tomar 500mg de cafeína. Quando era pequeno, também nao

9 respostas
Não consigo me concentrar para estudar sem tomar 500mg de cafeína. Quando era pequeno, também nao conseguia. No entanto, toda a informação que eu capto no pouco tempo que eu consigo me concentrar, eu aprendo sem muito esforço. Minha mae tinha crise bipolar quando eu era menor. Isso pode ser TDA?
Seria correto e aconselhável descobrir o motivo pelo qual há está correlação entre ingestão maciça de cafeína e desempenho escolar considerando que existe um transtorno chamado transtorno induzido por cafeína. Mas não há possibilidade de diagnosticar um TDAH porque sua mãe teve histórico bipolar e/ou pelo uso pesado de cafeína.

Primeiramente é necessário uma avaliação psicológica, realizar uma anamnese detalhada. Desde quando há estes sintomas? Em que momento da sua vida percebeu que tinha dificuldade de concentração? Em que momento da sua vida começou a tomar cafeína? Como percebeu que isso te ajudava a se concentrar? Verificar qual a importância do transtorno da sua mãe no seu problema entre outros fatores a serem explorados, portanto o melhor é iniciar um tratamento psicoterapêutico.
Olá, acredito que todos os profissionais que responderam sua pergunta falaram um pouco sobre o que você possa estar passando/sentindo. Realmente uma avaliação neuropsicológica seja importante nesse momento, podendo ser confirmado ou não sua suspeita e que a partir da avaliação, novas possibilidades de intervenção poderá surgir para te auxiliar no processo de estudo e aprendizado.
Quanto a questão de sua mãe ser bipolar e você associar isso ao TDA seria interessante procurar ajuda profissional para te auxiliar nessa questão.

Boa sorte!
TDAH é a doença da moda, qualquer um que não agir como o senso comum é diagnosticado pelo popular com Tdah, cuidado com isso meu amigo.

Acredito que você tenha uma outra forma de aprender que talvez não seja aquela de ficar sentado horas em uma cadeira, explore estas formas, e talvez encontre o seu jeito de aprender, os gênios também foram diagnósticos com alguma suposta patologia só porque faziam as coisas de forma diferente dos outro.

Encontre o seu jeito, não seja limitado por um diagnóstico.

Abraço
Você já vem com estes sintomas há tempo.
Outro ponto a observar é que você tem duas formas de administrar seu conteúdo cognitivo, ora tem dificuldade para concentrar ora quando tem condições de estar concentrado você apreende o conteúdo com rapidez. Assim o que você deveria fazer é iniciar um caminho para descobrir o que acontece com estes dois polos. Primeiro procurar um psicologo(a) para avaliar com testes as questões emocionais e cognitivas e também fazer avaliação médica de clinico geral e neurologista para verificar as questões físicas, para depois iniciar um tratamento diante da conduta a ser tomada. Com relação a sua mãe, as dificuldades que ela teve só poderá saber se tem influência no seu sintoma após esta avaliação psicológica e também poderá ampliar durante um processo psicoterapêutico.
Concordo com as afirmações do Dr. Sandro e complemento que uma avaliação neuropsicológica completa poderia auxiliar no direcionamento de seu diagnóstico. Se você apresenta TDAH ou não, ainda não conseguimos dizer. No entanto, você relatou um sintoma que pode fazer parte de diversos transtornos - a desatenção. Acredito que esse sintoma gera um prejuízo para você e, se já não ocorre, em breve acarretará em algum sofrimento pelas consequências da desatenção.
Busque ajuda profissional para direcionar seu tratamento.
Abraços
Busque ajuda de um Neuropsicólogo e se não possível busque de um psicólogo, mas não deixe de buscar um profissional neste momento.
Acredito que seja o que mais precisa neste momento.
Prezado, a cafeína é um estimulante e possivelmente você esteja acostumado a tomar cafeína para estudar.

Para investigação das suas dificuldades seria importante fazermos uma avaliação psicológica. Nessa se avaliaria inteligência, memória operacional, atenção e controle inibitório. Os resultados dos testes, juntamente com a sua história de vida (anamnese) trariam dados consistentes sobre sua dificuldade.
Bom dia. As informações passadas são muito vagas para o profissional conseguir super o diagnóstico de um transtorno. Devido você ter um histórico de Transtorno Afetivo Bipolar na família (mãe) você deve passar por avaliação psicológica e psiquiátrica para conseguir ter um diagnóstico seguro, pois, o metilfenidato não é indicado para pessoas que possam apresentar o Transtorno Afetivo Bipolar. O profissional especialista nesse tipo de avaliação poderá te ajudar a identificar com precisão o que ocasiona essa dificuldade de atenção, ou seja, se existe um transtorno de déficit de atenção ou não. A avaliação para adolescentes e adultos é bastante criteriosa para diminuir ao máximo erros no diagnóstico. A utilização da cafeína sintética deve ser, também, utilizada com critério, por isso, a indicação de você acompanhar com um psiquiatra. Sugiro que você siga essas etapas: avaliação com o médico psiquiatra e psicólogos especialistas na temática para posteriormente pensar em medicação.