Não saber se expressar em diversas situações, ex: em conversas que acaba virando discussões( por o o

13 respostas
Não saber se expressar em diversas situações, ex: em conversas que acaba virando discussões( por o outro lado não entender a forma que tento me comunicar), eu não consigo me posicionar diante a isso e acabo por gritar, me debater e chorar.. só assim me sinto aliviad.. Não sei porque acontece isso, o que seria?
O que vc disse me pareceu que está com dificuldades de lidar com frustrações e acontecendo a raiva prejudicial, em vez da raiva saudável. Pense em procurar um psicólogo para te ajudar a treinar habilidades para tolerar as frustrações da vida e identificar quando está com raiva prejudicial e o que fazer para transforma-la em raiva saudável. Espero que tenha ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100

Olá! Você relata dificuldade de comunicação e de lidar com frustrações; assim não consegue se expressar adequadamente em diferentes situações, não contendo as emoções. Indicaria que fizesse uma avaliação psicológica para compreender a causa deste comportamento e aprender a lidar com situações que não pode controlar; porque no nosso dia-a-dia geralmente elas ocorrem e a inteligência emocional é que fará com que você consiga enfrentá-las de forma mais saudável. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Abraço
Difícil dizer uma causa para isso sem saber melhor qual seu contexto e um breve histórico de vida. Mas dentre algumas hipóteses, você pode ter sido criado em um ambiente muito autoritário e repressor, ou até mesmo um ambiente que não estimulava sua autonomia de forma saudável; um ou ambos seus pais podem agir da mesma maneira, então você "aprendeu" que é assim que se comunica; ou você pode ter dificuldade em controlar suas emoções. Existem outras causas igualmente possíveis, sugiro conversar com um Psicólogo para te auxiliar.
Olá. Espero que esteja bem.
Não é possível fazer uma avalição e um diagnóstico apenas nesse seu breve relato.
Mas, é evidente que existe uma dificuldade de comunicação, então, em uma avaliação psicológica vamos investigar em quais situações isso acontece, quais crenças estão relacionadas, quais pensamentos e sentimentos são desencadeados nessas situações e o por quê desses comportamentos disfuncionais.
A partir disso fazemos uma conceitualização do caso e elaboramos um plano de tratamento, nesse caso, acredito, que principalmente focado em treinamento e desenvolvimento de habilidades.
Fico à disposição.
A dificuldade em se posicionar acaba por te frustrar nessas situações. A terapia pode te ajudar a lidar com suas emoções dando-lhe ferramentas para que você consiga gerir melhor essas emoções.
O que você apresenta através da sua descrição fala um pouco sobre questões relacionadas às frustrações e como você responde emocionalmente para dar uma sustentação a sua defesa. Seria importante procurar por um suporte profissional, sendo a psicoterapia um importante recurso. Espero ter contribuído de alguma forma.
Olá, tudo bem?! Aos que você relata parece que está com dificuldade de lidar com as suas emoções. Em principal a suas frustrações e a sua necessidade de ser ouvido. Sugiro que procure um profissional da psicologia para lhe auxiliar nessa caminhada. Fique bem e até mais!
Olá! Talvez gritar, debater e chorar foi uma estratégia que você aprendeu a usar para lidar com situações difíceis, quando não tinha outra maneira mais adequada para se expressar. O que acontece é o que tempo passou e essa estratégia acabou sendo inadequada, o que te ajudava antes, hoje não te ajuda mais, e imagino que esteja atrapalhando nas suas relações interpessoais. Eu recomendo que você procure uma psicoterapia e trabalhe estratégias mais saudáveis e adaptativas para se expressar. As abordagens indicadas para te ajudar a lidar com essas dificuldade é a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e a Terapia Comportamental Dialética (DBT).
Olá! Faça terapia para ter autoconhecimento e saber lidar com essas questões.
Saber se expressar vai muito além de palavras, envolve o como nos sentimos em determinados ambientes, como achamos que nossa opinião será recebida pelo outro, falta de habilidade de ser assertiva e também possivelmente uma dificuldade em ouvir o outro e conseguir fazer essa troca com ele. Essa dificuldade em se expressar vai represando sentimentos, opiniões e vontades que quando saem é em forma de agressividade e gritos, uma resposta natural, mas que causa sofrimento e desgaste. Te recomendo procurar um psicólogo para te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e ajudar você a lidar com isso.
Seria interessante a psicoterapia, com um profissional trazer algumas questões referentes ao que anda acontecendo e sentindo com relação a isso. Entender quais os contextos, a frequência, e as formas que lida com isso, seria importante avaliar. Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais outras estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiências. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Olá, espero que esteja tudo bem! É difícil chegar a uma definição do que possa ser apenas com esse breve relato, o ideal é buscar por um acompanhamento psicológico que possa te auxiliar a desenvolver autoconhecimento e te levar a elaboração de ferramentas que possam te ajudar a se posicionar e a se expressar, bem como um profissional qualificado poderá avaliar se existe a possibilidade de algum transtorno envolvido nessa dificuldade relatada. Espero ter ajudado, me coloco a disposição.
Olá! Entendo como pode ser frustrante lidar com dificuldades de comunicação e expressão emocional em conversas que se transformam em discussões. As reações intensas de gritar, se debater e chorar podem ser uma forma de liberar a tensão emocional acumulada, buscando alívio imediato. É possível que isso aconteça devido a crenças limitantes sobre sua capacidade de se comunicar efetivamente ou de ser compreendida. Explorar essas crenças e aprender novas estratégias para se expressar de forma assertiva pode ajudá-la a enfrentar essas situações de forma mais tranquila e assertiva. Buscar apoio psicológico pode ser valioso para compreender as razões por trás dessas reações emocionais e desenvolver habilidades para uma comunicação mais saudável e construtiva. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!