Não sei se isto que acontece é normal mas em relação à ansiedade, parece que o meu cérebro me quer e

14 respostas
Não sei se isto que acontece é normal mas em relação à ansiedade, parece que o meu cérebro me quer enganar e fazer pensar que as emoções de ansiedade que estou a sentir não são emoções de ansiedade mas sim emoções de agrado.
A ansiedade não é algo negativo, o problema é quando você fica disfuncional é tomado por este transtorno. Ter anseio pela vida, pelos projetos, pela felicidade, pela paz... são virtudes que você pode adquirir ou desenvolver. Este entusiasmo é agradável e gera uma alegria. Observe sempre se está desenvolvendo sintomas de ansiedade ou se está tendo experiências de gozo ou satisfação pessoal...

Olá! Psicólogo @adrianogalocha aqui.
Em resposta a sua questão, quero lhe dizer que você precisa buscar ajuda psicológica. A ansiedade tem dois pontos, o primeiro é a ansiedade natural, aquela que é boa e faz bem (aquele friozinho na barriga quando tem uma viagem, um encontro, uma prova importante etc.), e a patológica que prejudica o dia a dia, a cabeça não para de pensar, tem uma agitação interna intensa, entre outros sintomas.
É preciso investigar e cuidar.

Estou a sua disposição.
O pensamento tem curso, conteúdo e rítmo. Você está com dificuldade em gerir o conteúdo do seu pensamento. A psicoterapia pode te ajudar a lidar e enfrentar todos os sintomas da ansiedade. Caso queira, me procure pois tenho condições de te ajudar. @psicologa.elizabethsribeiro
Olá... tudo na vida pode ser saudável ou prejudicial, uma medicação pode se tornar um veneno, não é mesmo? Vai depender da dosagem. Diante de incertezas, de desafios, é natural certo grau de ansiedade. Se este grau estiver muito intenso ao ponto de prejudicar seu dia a dia, é hora de procurar ajuda. Não se trata de artimanhas da mente, são mecanismos próprios que todos temos. Observe-se com carinho e se precisar, estou a disposição.
Olá a ansiedade algumas vezes nos surpreende com sentimentos e sensações que nos confundem e nos fazem duvidar de nós mesmos.
Buscar o suporte de um psicólogo que possa ajudar na identificação do seu estado emocional pode acalmar o que sente dando segurança.
Sou especialista neste tema e, estou a disposição caso tenha interesse.
Ansiedade Normal gera sensações e emoções que não prejudicam o dia a dia do indivíduo. Em geral pode realmente agradar.
Ansiedade patológica traz sofrimento e prejudica o dia a dia. Traz sensação de inquietude, pensamentos acelerados, medos extremados (geralmente do futuro, mas pode passar por pensamentos sobre o que vc fez ou deixou de fazer - e se acontecer isso, e se eu tivesse feito assim, etc), sensações físicas como coração MUITO acelerado, sudorese... Enfim, consegue identificar aqui algum dos seus sintomas?
Se perceber que trata-se algo que lhe prejudica, busque ajuda.
Adriana
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 200
Identificar a ansiedade pode ser uma tarefa difícil, principalmente se você tem uma rotina corrida e agitada! É importante procurar uma psicoterapia para conseguir realmente entender se essas experiências e sensações são uma ansiedade que te adoece ou se existe mais alguma coisa no seu dia a dia que está te causando desajuste e desconforto. Procure um psicólogo se puder, abraços.
Boa tarde!! A ansiedade é uma emoção natural do ser humano. Ela é importante até para nosso instinto de sobrevivência. Mas quando ela escapa dessa normalidade, pode vir a ser patológica e é aí que mora o problema.
Para saber mais sobre isso o ideal é que você busque um profissional para ter um acompanhamento psicológico, mas até lá tente ver e acolher sua ansiedade para que assim você possa descobrir o que te faz sentir tão ansioso

Olá,
A ansiedade pode colaborar para intensificar certas ruminações e determinados tipos de pensamentos, mas não é a causadora por si deles.
Todos podem ter pensamentos perturbadores, não apenas pessoas com ansiedade.

Olá,
A ansiedade pode colaborar para intensificar certas ruminações e determinados tipos de pensamentos, mas não é a causadora por si deles.
Todos podem ter pensamentos perturbadores, não apenas pessoas com ansiedade.

Olá,
A ansiedade pode colaborar para intensificar certas ruminações e determinados tipos de pensamentos, mas não é a causadora por si deles.
Todos podem ter pensamentos perturbadores, não apenas pessoas com ansiedade.

Olá,
A ansiedade pode colaborar para intensificar certas ruminações e determinados tipos de pensamentos, mas não é a causadora por si deles.
Todos podem ter pensamentos perturbadores, não apenas pessoas com ansiedade.
e reduzir tua ansiedade, também reduz a necessidade de estar pensando em formas de te proteger, porque teu cérebro vai entender que tu está protegido. Aconselho a procurar ajuda de profissionais, rapidamente, uma boa terapia auxilia no entendimento desses sentimentos, para entender o por quê desses comportamentos e ansiedade, assim como para descobrir formas para amenizá-las. Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.

@leticiafernandespsi

Olá, @PsicologaSilmariaBandeira aqui. A ansiedade é um processo natural do nosso corpo. A característica central das pessoas que sofrem de ansiedade é apresentarem uma orientação muito forte para acontecimentos futuros. As preocupações giram em torno dos mesmos temas de preocupações de pessoas sem o transtorno, quais sejam,
finanças, trabalho, saúde, segurança, entre
outros. Entretanto, elas tendem a relatar maior preocupação com pequenos problemas do cotidiano e com eventos com probabilidade muito pequena de ocorrerem,
como um avião cair ou ser sequestrado. A diferença é mais quantitativa (intensidade e frequência das preocupações) do que qualitativa. Um abraço!
Olá. Sensações ou emoções podem ser influenciadas por vários fatores, incluindo seu estado emocional geral, experiências passadas e funcionamento cognitivo. É importante ressaltar que uma avaliação adequada por um profissional de saúde mental é fundamental para entender completamente a situação e determinar se há algum diagnóstico ou padrão específico. Se você está preocupado com essa experiência, é altamente recomendável buscar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem conduzir uma avaliação detalhada, considerando sua história, sintomas e contexto, para oferecer orientação personalizada sobre como lidar com esses sentimentos e emoções conflitantes. Sempre à disposição.
O que você descreve, onde suas emoções de ansiedade podem ser confundidas com emoções de agrado, é uma experiência que algumas pessoas enfrentam. O cérebro humano pode interpretar sensações de maneiras inesperadas, resultando em misturas de emoções.

Essa situação pode ser desconcertante, mas é importante reconhecer que as respostas emocionais podem ser complexas e variadas. Se você está enfrentando dificuldades para identificar suas emoções, pode ser útil buscar orientação de um profissional de saúde mental. Eles podem ajudar a mapear suas sensações, proporcionando uma melhor compreensão de suas emoções e oferecendo estratégias para lidar com a ansiedade de maneira mais eficaz. Saiba que você não está sozinho nessa experiência e que há apoio disponível para auxiliá-lo a navegar por esses sentimentos complexos.
O que você está descrevendo pode ser um fenômeno de dissociação, onde suas emoções podem parecer confusas ou alteradas. Isso pode acontecer em situações de ansiedade intensa. É importante compartilhar esses sentimentos com um profissional de saúde mental, pois podem ser um sintoma importante para entender e tratar. Eles podem ajudar a esclarecer suas emoções, proporcionando apoio adequado e estratégias para lidar com a ansiedade.
Olá como vai?

É bastante comum que a ansiedade se manifeste de formas diferentes em cada pessoa e, por vezes, pode ser confundida com outras emoções. Isso ocorre porque algumas das sensações físicas da ansiedade, como o aumento da frequência cardíaca, da respiração ou da sudorese, podem ser semelhantes às sensações associadas a emoções positivas.

Se está a sentir-se confusa em relação às suas emoções, é importante prestar atenção aos pensamentos e às sensações físicas que acompanham essas emoções. Se possível, tente identificar os gatilhos ou as situações que desencadeiam essas emoções, e considere procurar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para explorar e compreender melhor o que está a sentir. Te desejo um feliz dia?