Neurofeedback pode ser eficaz para quem tem fobia social grave?

21 respostas
Neurofeedback pode ser eficaz para quem tem fobia social grave?
Neurofeedback é um método totalmente voltado para a área fisiologica, biológica e neurologica.
Como se o ser humano fosse uma máquina, e então seria necessário mexer apenas na embreagem e nas "peças".
O ser humano é mais do que tudo, consciência. Portanto, o método mais eficaz é tornando-se consciente dos pensamentos e sentimentos que geram a fobia social. E transformar os pensamentos destrutivos e disfuncionais que levam a essa fobia. Essa transformação se dá por meio da capacidade em observar os pensamentos e discernir aqueles que são destrutivos, descarta-los e encontrar pensamentos construtivos, funcionais e que são em prol do desenvolvimento,
Um forte abraço,
Léa

Olá! As técnicas de biofeedback são apresentadas como técnicas complementares e que não se sobrepõe ou substituem os tratamentos convencionais.

Caso você tenha curiosidade de passar por um processo como esse no seu tratamento e verificar se ele pode te ajudar no seu próprio caminho de superação desse transtorno, apenas se lembre de dar continuidade nas linhas centrais do tratamento da fobia social que é o atendimento psicológico e psiquiátrico (em casos mais graves).

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.
Olá! Independentemente da abordagem vc deve levar em consideração o profissional. A fobia social pode ser tratada com diferentes técnicas. Aprender a entender e lidar com nossas emoções trazem uma consciência sobre nossa atuação no mundo! Abraço
Recomendo a Psicoterapia para autoconhecimento, através da qual você desvenda seus aspectos psico emocional.
Através disso você pode adquirir um equlíbrio para vida pessoal, familiar e profissional.
Abraços.
Fobia social demonstra que a pessoa não tem uma personalidade apta em lidar com essa situação. Líder de forma consciente com esse problema pode não apresentar resultados efetivos a longo prazo, pois a personalidade continuara basicamente a mesma com ou sem o problema. Uma terapia analítica breve vai ajudar a entender o problema é o que ele significa para esse individuo. Se conhecendo mais a fundo poderá ser resolvido esse é outros problemas presentes e futuros.
Acredito que técnicas como essa, pode sim ser consideradas. Porém, de forma complementar e paliativa em um processo psicoterapêutico voltado ao autoconhecimento, com um olhar para o ser humano de forma totalitária e não apenas mental e mecanicista.

Pode ser eficaz? Sim!
Sozinho? Jamais!

O Neurofeedback pode de alguma maneira auxiliar, sim, no processo, e por isso PODE (existe a possibilidade) de ser eficaz. Assim como com outras fobias específicas.

Porém, é por se tratar de algo subjetivo que se faz imprescindível um processo psicoterapêutico para que se entenda a origem dessa Fobia Social e o por quê dela ter se agravado.

Assim como os psicofármacos (medicamentos) não tem eficácia sozinhos em nenhum tratamento de patologia mental, sozinhos, o neurofeedback e o biofeedback também não são eficazes se não forem pareados com um processo de psicoterapia.

Busque um médico Psiquiatra e um Psicólogo para fazer o acompanhamento e o processo. Certamente isso gerará saúde ao longo do processo!

Espero ter conseguido ajudar de alguma forma!

Grande abraço
Ola! Como já foi bem exposto sobre Neurofeedback, digo, que nada funciona tão bem quanto o desvelar subjetivo. Eu acredito em muito no poder da fala e do escutar-se! Portanto uma boa análise lhe trará muitos resultados! Consulte um Psicanalista/ Psicólogo!
Bom dia se ainda não decidiu se frequentar ou não o neuro feedback e está em duvida sugiro uma outra opção de psicoterapia para tratar a fobia social, pode ser o EMDR ou Brainspotting veja o profissional mais próximo de você com certeza irá ter um bom processo de cura.
Fobia sócia te recomendo fazer psicoterapia cognitivo comportamental.
Terapia voltada no aqui agora, utiliza técnicas para te ajudar adquirir um autoconhecimento, através da qual você desvenda seus aspectos psico emocional.
Pessoas nascem com introspecção e se sentem bem assim. Muitas Preferem ficar em casa lendo um livro que ir a uma balada e isso para ela é o ideal. Já a fobia é algo que se adquire com as experiências de vida. Respostas orgânicas nem sempre resolve.
O neurofeedback pode ajudar com a autorregulação da ansiedade, mas a fobia social é algo mais profundo que precisa ser investigado e abordado em sua origem. É possível que existam experiências traumáticas alimentando a fobia. Traumas do passado, quando reprocessados, perdem força, abrindo possibilidade para que novas habilidades sociais sejam desenvolvidas. Procure um profissional e se cuide!
Fobia social já é grave. A terapia cognitivo-comportamental tem soluções rápidas e práticas, acompanhada de rigor científico e respostas breves
Neurofeedback (NFB), ou neuromodulação autorregulatória é o tratamento que utiliza a estimulação por Eletroencefalograma ( EEG) com a finalidade de produzir biofeedback neurológico. Nesse procedimento, são colocados sensores, na superfície, em diversos pontos do crânio do paciente, para medir a atividade cerebral. São utilizados monitores de vídeo ou de som acoplados aos sensores que, exibem medições da carga eletrica aplicada nos diferentes pontos do cérebro.
No caso de fobias constituídas, os resultados da estimulação elétrica do cérebro, aplicada em pequenas correntes do cérebro, são exibidos em tempo real permitindo monitorar a atividade cerebral e suas alterações consequentes à estimulação. A finalidade do tratamento de Neurofeedback quando o paciente apresenta fobia, é controlar é romper os padrões de hiperestimulação cerebral que provocam a fixação de ideias e gera o comportamento fóbico. A idéia invasora desaparece e pode haver remissão do comportamento estereotipado ou obsessivo. A atividade do sistema nervoso central tende a ser regularizada. Um sistema nervoso muito ativado, vai reduzir a ativação, um sistema nervoso muito inibido vai ser mais ativado levando o funcionamento cerebral ao equilíbrio. Um considerável número de aplicações ou sessões pode ser necessário para produzir resultados terapêuticos, pois as cargas elétricas utilizadas são muito fracas. O Neurofeedback pode ser usado para tratamento na maioria dos casos de transtornos psicopatológicos inclusive na Fobia e no Transtorno Bipolar, especialmente, nos quadros de ativação ou mania. Ao longo do processo, o paciente começa a mostrar melhoras nas funções cognitivas como a atenção, percepção, concentração, e apresenta redução até à remissão de sintomas tais como alterações de sono, alterações alimentares, estresse, ansiedade, agitação, angústia, além de apresentar melhora na performance física e redução de comportamentos fóbicos, estereotipados e sistemáticos, com dissipassação de idéias intrusivas. Fumantes também podem se beneficiar do Neurofeedback para reduzir a vontade sugar. O tratamento também pode ser eficiente para reduzir a fissura no caso de usuários de drogas e a compulsão por sexo ou jogos. Dra. Vanise Zimmer
Acredito que o Neurofeedeback é mais uma alternativa dentre tantas. A terapia mais indicada no caso e com comprovação cientifica é a Terapia Cognitivo Comportamental. Claro, aliada a terapia farmacológica, nesse caso é muito importante fazer o tratamento psicológico e psiquiátrico. Atualmente existe evidencias cientificas de que o tratamento isoladamente só com medicamentos ou terapia, é mais demorado os resultados, já aliados os resultados são mais rápido e satisfatório.
Transtornos de ansiedade, como fobia social, tem uma ótima resposta com Terapia EMDR.
Independente da técnica, o mais importante é seu comprometimento com o processo escolhido pelo profissional que irá atendê-lo. Muitos Psicólogos, dispõem de técnicas variadas para conduzir o atendimento. Qual ele irá utilizar, dependerá do desenrolar da ou das sessões.
Olá, sugiro uma avaliação com o neurologista para verificar se o caso clinico se aplica a este tratamento, embora não demonstre contraindicações, sugiro sempre que cada caso seja avaliado pelo médico acompanhante.
Olá, pode mas não de forma isolada. Sugiro que você procure um psicólogo ou psicanalista para te ajudar a identificar as coisas que te levam a se afastar de interações sociais que prejudicam seus relacionamentos afetivos, familiares, profissionais, acadêmicos etc. Geralmente o medo da crítica, da humilhação, da exposição, e da agressão pública podem levar a fobia social. Um processo de psicoterapia busca identificar esses medos, os acontecimentos passados que influenciaram sua vida, enfim as causas para o que acontece contigo hoje. Lembre-se você pode fazer suas sessões online, que é tão eficiente quanto a modalidade presencial. O importante é você recuperar sua autonomia, saúde mental e qualidade de vida. Abraços
Recomendo que você procure um psicólogo que lhe inspire confiança e se possível com a abordagem TCC Terapia Cognitivo Comportamental. qualquer dúvida é só perguntar. abraços
Olá, para iniciar o tratamento com neurofeedback, sugiro que você busque a avaliação de um Neurologista. Para tratamento de fobia a Teoria Cognitiva Comportamental é muito eficaz, e você pode iniciar o tratamento com qualquer profissional especializado na área. Abraços Paula Rocha