No caso de insônia como efeito colateral, o que é mais indicado fazer? Leva quanto tempo para passar

3 respostas
No caso de insônia como efeito colateral, o que é mais indicado fazer? Leva quanto tempo para passar esse efeito indesejável?
Muitas vezes a insônia faz parte da própria doença e não como efeito colateral do medicamento. De qualquer forma quem dorme mal deveria fazer uma "higiene"do sono: fazer exercícios físicos regulares; não dormir a tarde; não se alimentar em excesso e nem comer de menos à noite; dormir em lugar com temperatura agradável,pouca luminosidade e sem barulho também é essencial.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Vivian Gai
Psiquiatra
Santa Maria
A paroxetina (pondera) é um antidepressivo com ação especial em sintomas ansiosos. Normalmente, é sedativo e é tomado à noite, pois costuma auxiliar no tratamento da insônia. Acontece que isso é muito individual, e não é raro ela causar insônia ao invés de sedação.

Quando isso ocorre, normalmente trocamos o horário da medicação, oriento o paciente a tomar o medicamento pela manhã. Isso já deve aliviar a insônia. Mesmo que ela continue, é um efeito colateral que faz parte do período de adaptação ao medicamento e costumar passar ao longo de 7-14 dias. Se a insônia não existia antes do início do medicamento e não passar dentro desse período, deve ser discutido com seu psiquiatra para avaliar se deve-se insistir nessa medicação ou se deve ser trocada.
Em princípio, de acordo com o que diz o colega Dr. Ernane de Freitas. Apenas acrescentando um pormenor, relacionada diretamente à pergunta: sim, a insônia é um efeito colateral que poderá ocorrer nos primeiros dias com o tratamento, no assim chamado período de adaptação. Quando passar de cerca de sete dias, seu psiquiatra deverá ser consultado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1394 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.