No pré-diabetes, quando se opta pelo tratamento medicamentoso, este é para sempre ou pode-se retirar

5 respostas
No pré-diabetes, quando se opta pelo tratamento medicamentoso, este é para sempre ou pode-se retirar a medicação caso o paciente conseguir mudar o estilo de vida e alimentação?
Dra. Iara da Silva Alves Bento
Endocrinologista
São Paulo
O pilar do tratamento do diabetes e pré Diabetes é uma dieta balanceada associada à prática de atividades físicas regularmente. Muitas vezes o pré diabetes e Diabetes podem ser controlados apenas com mudança no estilo de vida, sendo em alguns casos possível retirar os medicamentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O pré diabetes inicialmente pode ser modificável, e em alguns casos, não necessitam de medicamentos de forma contínua, pois só representa risco no futuro, se o paciente permanecer sedentário e acima do peso. Os medicamentos apenas ajudam na recuperação da sensibilidade à insulina, mas de nada servem se não houverem mudanças no comportamento de forma efetiva, ou seja, no mínimo 30 minutos diários de exercícios e adequação na alimentação e no peso (de acordo com as necessidades do paciente). Atenciosamente.
 Bárbara Costa Santos
Nutricionista
Belo Horizonte
Olá! A mudança na alimentação e rotina de vida são indicadas para pacientes medicados ou não. Pois o paciente reduz os sintomas e mantem a glicose e hemoglobina glicada em níveis adequados. Além disso, ele passa a ter melhor qualidade de vida e reduz os sintomas provocados pela elevação da glicemia. Abraços.
Dra. Michelle Carreira Miranda Monteiro
Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Em alguns casos isso é possível sim se o paciente adotar atividade física rotineira de, pelo menos, moderada intensidade, perder peso e adotar hábitos alimentares saudáveis. Vale ressaltar que essa deve ser uma avaliação médica individualizada e que não é recomendável que o paciente suspenda as medicações sem orientação.
 Jhersyka Teixeira
Nutricionista
São Paulo
Se o paciente conseguir controlar a glicemia através da alimentação é possível sim retirar a medicação até mesmo em casos onde o diabetes já está comprovadamente estabelecido. O diabetes tipo 2 (mais comum na população) é causado principalmente pelos maus hábitos alimentares o que se soma, muita das vezes a predisposição genética e sedentarismo. Quando se opta tratar do pré diabetes com alimentação, atividade física e mudanças no estilo de vida há muitas chances de evitar que a doença evolua para o diabetes em si.

Especialistas

Fernanda de Farias Ferreira

Fernanda de Farias Ferreira

Nutricionista

Poá

Diego Gafuri Silva

Diego Gafuri Silva

Médico de família

Maringá

Camila Carvalho

Camila Carvalho

Nutricionista

Salgueiro

Gabriela Ribeiro Comote

Gabriela Ribeiro Comote

Nutricionista

Osasco

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira

Nutricionista

Brasília

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 283 perguntas sobre Diabetes Tipo 2
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.