No Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de “verificação”, como a visão de túnel se manifesta?

3 respostas
No Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de “verificação”, como a visão de túnel se manifesta?
A visão de túnel não é uma manifestação visual literal, mas sim uma visão de túnel cognitiva e mental causada pela ansiedade extrema. A pessoa fica tão hiperfocada na obsessão que ignora evidências claras contra o seu medo, distorcendo a percepção da realidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A "visão de Túnel" no TOC, basicamente, faz com que seu cérebro escolha um alvo e ignore o resto (Ex. “E se a porta não está trancada?”). A partir daí, tudo que não for sobre a porta vira ruído. Se alguém fala contigo, a mente pensa: “legal, mas a porta”. Isso faz você focar apenas nas coisas que confirma o medo. É como você só observar as coisas que "provem" que a porta está destrancada. Então vem a verificação: Checar vira compulsão pra aliviar angústia (medo de estar destrancada). Segue o padrão: Você checa → gera alívio instantâneo → o cérebro aprende: “focar nisso e checar funciona”. Spoiler: não funciona, só alimenta o "monstro". Como o foco está em "visão de Túnel", o resultado é voltar e checa de novo… e de novo.
No Transtorno Obsessivo-Compulsivo de verificação, a visão de túnel se manifesta como uma atenção concentrada exclusivamente em possíveis erros ou perigos, como se algo pudesse estar errado a qualquer momento. A pessoa se prende à necessidade de checar repetidamente portas, fogões, luzes ou ações passadas, sentindo intensa ansiedade se não confirmar que tudo está “certo”. Durante esses episódios, outros aspectos da realidade ou da rotina são ignorados, e a mente fica ocupada apenas com o risco percebido, reforçando o ciclo compulsivo e dificultando a percepção de que a verificação excessiva não muda a situação real.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.