O bipolar em fase de depressão que só está tomando seroquel, tem alguma virada maníaca ou continua

6 respostas
O bipolar em fase de depressão que só está tomando seroquel, tem alguma virada maníaca ou continua na depressão? Sendo q este é um estabilizador.
Os estabilizadores de humor, teoricamente, previnem essas fases da bipolaridade, como também a possibilidade de virada eufórica. No entanto, somente o remédio não garante qualidade de vida ao portador do transtorno. É preciso investir em terapia. A terapia também ajuda a prevenir recaídas e viradas no humor. A terapia atua em casos de pensamentos negativos, obsessivos, em emoções tóxicas, que as vezes o remédio não consegue eliminar. O EMDR, uma nova terapia, pode ser utilizada por um profissional devidamente treinado, na bipolaridade e tem garantido a diminuição de muitos pensamentos, emoções e comportamentos negativos em portadores desses transtornos. Boa sorte e abraço...

Os estabilizadores de humor previnem essas mudanças e ajudam no tratamento, porém é fundamental o acompanhamento psicológico para aprender a lidar com o Transtorno, amenizar o sofrimento e prevenir recaídas.
Acredito que seja importante conversar com o psiquiatra também para que o mesmo possa avaliar o caso.
Abraço
De acordo com o colega, Prof. Davi de Lucena: "a psicoterapia jamais poderá ser colocada à frente do tratamento medicamentoso" em casos graves como o descrito.
O seroquel, que corresponde ao medicamento genérico chamado quetiapina é um neuroléptico aprovado para tratamento de transtorno afetivo bipolar (psicose maníaco depressiva) em todas suas fases: depressão, mania e episódio misto. Isto é conseguido através da titulação da dose, na qual incrementos causam modificações na ação da molécula no corpo e no cérebro.
Logo respondendo sua pergunta: pacientes em uso somente de seroquel podem atingir o humor eutimico (normal) sem grandes riscos de viradas maníacas ou recorrência da depressão.
No entanto o acompanhamento médico seriado é muito importante pois modificações no esquema pode ser feito ao longo do tratamento.
Com relação a psicoterapia, ela pode ser indicada sim com benefícios, mas não deve DE MANEIRA NENHUMA ser colocada a frente do tratamento medicamentoso nos pacientes que tem realmente transtorno bipolar. Fazer isto, é como voltar a década de 1950-60.

cordialmente
prof david
Vale ressaltar que a psicoterapia não deve ser colocada à frente do tratamento medicamentoso, mas as evidências apontam que o tratamento combinado (medicamento é psicoterapia) é o mais eficaz (mais eficaz inclusive que somente medicação).

Respondendo sua pergunta: o Seroquel ou quetiapina é um antipsicótico que assim como os estabilizadores de humor, promovem menos risco de virada maníaca que os medicamentos antidepressivos. Porém eles não matem o paciente em depressão ou mania, seu objetivo é regular o humor do paciente para a eutimia, (não ficando com o humor depressivo nem maníaco)
Na década de 60, 70 os doentes mentais não possuíam tratamento psicoterápico. Até que Basaglia em Trieste e Laing em Kingsley Hall lutassem pela antipsiquiatria e contra o modelo manicomial. Os doentes eram relegados a depósitos de corpos nos manicômios. A chegada dos estabilizadores do humor foram essenciais, mas apenas a psicofarmacoterapia é insuficiente para manter os portadores de TAB com humor estabilizado. A recomendação atual é a associação de psicofármacos com terapia.