o exame de cortisol tarde pode ser alterado pelo uso contínuo do dienogeste 2mg?

2 respostas
o exame de cortisol tarde pode ser alterado pelo uso contínuo do dienogeste 2mg?
Não há padronização para o exame de cortisol a tarde. Se está se pensando na deficiência se dosa o cortisol no sangue pela manhã. Se está se pensando no excesso, se dosa cortisol salivar as 23 horas ou cortisol após supressão com 1 mg de dexametasona (exame colhido as 8 h da manhã) ou cortisol na urina de 24 horas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

O dienogeste é um progestagênio sintético usado principalmente no tratamento da endometriose e em alguns contraceptivos orais. Sua ação é focada na inibição do crescimento do tecido endometrial e na redução da dor associada à endometriose, além de ter efeitos contraceptivos. Como qualquer medicamento hormonal, o dienogeste pode potencialmente interagir com vários sistemas hormonais do corpo, incluindo o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA), que regula a produção de cortisol.

O cortisol, conhecido como o "hormônio do estresse", tem um papel crucial na resposta do corpo ao estresse, na regulação do metabolismo, na função imunológica e na inflamação. Os níveis de cortisol variam ao longo do dia, geralmente atingindo o pico pela manhã e diminuindo ao longo do dia, o que é conhecido como ritmo circadiano.

Embora o impacto direto do dienogeste sobre os níveis de cortisol não seja amplamente documentado na literatura científica, é teoricamente possível que o uso de hormônios sintéticos, como o dienogeste, possa influenciar o eixo HPA e, por extensão, os níveis de cortisol. No entanto, qualquer efeito é provável que seja individual e pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de uma série de fatores, incluindo a dose do medicamento, a duração do uso e a sensibilidade individual aos hormônios.

Se você está utilizando dienogeste e há preocupações sobre como ele pode estar afetando seus níveis de cortisol ou se você está experimentando sintomas que podem estar relacionados a alterações nos níveis de cortisol, como fadiga, alterações de peso, ou mudanças de humor, é importante discutir essas preocupações com seu médico. Eles podem avaliar a necessidade de testes adicionais, como um exame de cortisol, para verificar se há alguma alteração significativa nos seus níveis hormonais e considerar se ajustes no tratamento são necessários.

Além disso, é importante considerar outros fatores que podem influenciar os níveis de cortisol, incluindo estresse, infecção, cirurgia recente e uso de outros medicamentos. Uma abordagem holística, considerando todos os aspectos da saúde e do bem-estar, pode ser útil para entender e gerenciar qualquer alteração nos níveis de cortisol.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.