Ola, estou com duvidas nos exames que fiz de cortisol. Cortisol urinario 24horas 319.8 mcg. valor de

2 respostas
Ola, estou com duvidas nos exames que fiz de cortisol. Cortisol urinario 24horas 319.8 mcg. valor de referencia 20.9 - 292.3. Cortisol no sangue as 9.30, 86.3 ng/ml valor de referencia 43.0 - 224 e por fim dosagem de ACTH 11.10 pg/ml, valor de referencia 0.00 - 46. Os exames foram pedidos pelo meu endrocrinologista, por aumento de peso corporeo, irregularidade mestrual e hisurtismo. Devo preocupar com esses valores? Obrigada
O exame do cortisol urinários está muito pouco elevado. Consiferamos relevante quando aumento acima de 3x o valor de referência, confirmado por 2 exames.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Olá! Com base nos resultados dos exames que você compartilhou, é possível observar que o nível de cortisol urinário de 24 horas está ligeiramente acima do valor de referência do laboratório. O cortisol no sangue e a dosagem de ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) estão dentro dos intervalos normais, com base nos valores de referência que você forneceu.

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais em resposta ao estresse e tem várias funções importantes no corpo, incluindo o controle do açúcar no sangue, regulação do metabolismo, redução da inflamação e auxílio na memória. Níveis elevados de cortisol urinário podem indicar uma produção excessiva de cortisol, mas é importante considerar esses resultados no contexto de uma avaliação clínica completa.

Os sintomas que você mencionou, como aumento de peso, irregularidade menstrual e hirsutismo (crescimento excessivo de pelos em mulheres em padrões tipicamente masculinos), podem estar associados a condições endócrinas, incluindo a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e a síndrome de Cushing. A síndrome de Cushing, por exemplo, é caracterizada por uma produção excessiva de cortisol e pode levar a sintomas como os que você descreveu.

No entanto, é crucial interpretar esses resultados à luz de uma avaliação clínica detalhada, que inclui uma revisão completa dos seus sintomas, histórico médico e, possivelmente, exames adicionais. O fato de o cortisol urinário estar ligeiramente elevado requer uma investigação mais aprofundada pelo seu endocrinologista, que pode incluir testes de supressão com dexametasona ou estudos de imagem para avaliar as glândulas adrenais, dependendo da avaliação clínica.

É importante não tirar conclusões precipitadas baseadas apenas em um conjunto de resultados de exames. Seu endocrinologista é a melhor pessoa para interpretar esses resultados no contexto do quadro clínico completo e orientá-la sobre os próximos passos, que podem incluir exames adicionais ou ajustes no tratamento.

Lembre-se, o acompanhamento médico é essencial para um diagnóstico preciso e para estabelecer o tratamento mais adequado para sua situação. Manter uma comunicação aberta com seu médico e seguir as recomendações de acompanhamento são passos importantes para resolver suas preocupações de saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.