O meu filho de 7 anos foi diagnosticado com hiperatividade do tipo combinado por um neuropediatra. As

9 respostas
O meu filho de 7 anos foi diagnosticado com hiperatividade do tipo combinado por um neuropediatra. As queixas e os pedidos para fazer os testes comecaram no 1º ano de escolaridade. Queria ter a certeza que o diagnostico esta correto. Como posso ter essa certeza?
Penso que o mais adequado seria seu filho passar em sessão com Neuropsicologo para realizar a Avaliação Neuropsicologica, pois através desta avaliação, poderá checar o real comportamento dele associado à possíveis prejuízos cognitivos. Com a avaliação em mãos o psiquiatra poderá confirmar o diagnóstico, se for o caso. Att, Sandra Romão (Psicologa e Neuropsicologa)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ideal seria procurar um psicólogo para que seja feita uma avaliação neuropsicológica. Nela serão observados os comportamentos do seu filho, além de investigar possíveis dificuldades no desenvolvimento e aprendizagem. O diagnóstico só será confirmado com a observação clínica ao longo da avaliação.
Quem fez a queixa, a escola? É muito comum os professores não darem conta de uma sala cheia se crianças ativas e alegarem que isso é um transtorno. É comum também cada criança ter seu tempo de aprendizado e o que funciona pra um não necessariamente funciona pra outro.
Segundo os manuais de psiquiatria, todo mundo é transtornado, só isso já é motivo de desconfiança não é mesmo?
Antes de sair drogando seu filho, se aproxime da escola. Veja como são propostas as aulas, como os professores estão em sala, se estão sobrecarregados ou não. Isso faz muito mais diferença no aprendizado do que simplesmente culpar a criança pelo fato de não estar aprendendo.
O pediatra é muito importante e principalmente com formação em neuropediatria possui alguns parâmetros para este diagnóstico.
Porém este diagnóstico apenas grande parte das vezes não elimina todas as nossas dúvidas, pois o diagnóstico só em si dá a impressão de andar no escuro.
Este é um dos grandes motivos da neuropsicológica.
A avaliação neuropsicológica trás para você uma explicação de como ele está, como podemos estimular para melhor desempenho em todos os parâmetros.
Assim existe segurança no tratamento e ele terá até melhor aproveitamento.
Um profissional que faça uma investigação cuidadosa e com um certo tempo, para avaliar o caso em sua singularidade, talvez não se prenda tanto no diagnóstico, mas sim no que está acontecendo com seu filho para que apresente este sintoma. Acredito que dessa forma, terá mais confiança no profissional e em como ajudar seu filho.
Olá, as avaliações neuropsicológicas são indicadas para quando existe dúvida sobre ter ou não um transtorno psicológico. Os profissionais da área da saúde podem realizar diagnósticos iniciais baseados nos sintomas clínicos. Mas nem toda hiperatividade ou desatenção quer dizer unicamente que possa se tratar de um transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Sugiro realizar uma investigação mais aprofundada para esclarecer exatamente quais as dificuldades reais. Grande abraço.
Olá, o diagnóstico do TDAH é feito a partir de uma análise clínica minuciosa da história do paciente. Trata-se de um processo amplo, do qual recomenda-se o uso de vários recursos instrumentais, como entrevistas, escalas e testes psicológicos. O objetivo dessa avaliação vai além da elucidação da presença ou ausência do TDAH, como também o esclarecimento de dados importantes: investigação das condições acadêmicas e psicológicas, familiares e sociais, sendo esses imprescindíveis para a elaboração de um plano de intervenção adequado para o tratamento. Dessa forma, recomendo um psicólogo, ou neuropsicólogo para a realização da avaliação psicológica.
Olá, é indicado que vc leve pra fazer uma avaliação neuropsicológica. Assim o diagnóstico é mais certeiro
Olá! Infelizmente o diagnóstico de TDAH está sendo muito aplicado pelos profissionais atualmente. É um fator muito preocupante, pois ao fazer esse diagnóstico olha-se apenas para os sintomas e não procuram investigar a causa destes. Acredito que interpretar os sintomas é mais importante que categoriza-los. No processo de análise com a criança é possível identificar a causa e as significações psíquicas por trás dos comportamentos que caracterizam o TDAH. Procure auxilio de um psicólogo.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 423 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.