o meu pai tem 80 anos e fala sozinho dia e noite conversa com as pessoas que já morreram pergunta e

8 respostas
o meu pai tem 80 anos e fala sozinho dia e noite conversa com as pessoas que já morreram pergunta e ele mesmo responde. que doença e essa?
Olá, o seu pai desenvolveu uma síndrome psicótica e o mais importante agora é detectar a causa desta síndrome. Como ele não deve ter histórico de transtorno psicótico no passado, e levando em conta a sua idade, sempre pensamos que a causa possa estar no cérebro, isto é, alguma lesão cerebral pode estar causando isso (daí a necessidade de exames como a ressonância magnética), mas pode ser também alguma doença física, algum distúrbio metabólico, alguma infecção (por isso, exames de sangue e de urina são importantes para se encontrar a origem do problema). Não perca tempo, leve-o ao médico; se o seu comportamento estiver muito perturbado, leve-o à emergência médica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É preciso uma avaliação completa do seu pai. Pode ser o início de uma demência ou outra coisa, mas somente será possível fazer um diagnóstico após consulta para avaliação

Boa noite!

O primeiro passo a ser dado é que o seu pai seja submetido a uma avaliação clínica, seja essa realizada por um psiquiatra e/ou neurologista, pois o mesmo poderá vir a fazer uso de alguma medicação.
O falar sozinho (solilóquio) é um comportamento que pode aumentar de frequência em algumas situações, como ansiedade ou sob estresse, mas existem outros dados que referiu, portanto acho mais prudente passar por uma avaliação criteriosa. Caso necessite de um acompanhamento psicoterápico ou até mesmo um estudo neuropsicológico, me coloco a disposição.
Espero ter ajudado.
Grande abraço!!!

Boa tarde, infelizmente só com esses dados não é possível um diagnóstico. Nestes casos além de uma consulta completa e exame físico pode ser necessário fazer exame de imagem (ressonância magnética, por exemplo). Procure um bom neurologista ou psiquiatra com experiência em idosos.

Importante detectar a causa da problemática envolta ao comportamento do seu pai. Pode ser o início de uma demência , a qual denominamos de “ delirium,
que pode ocorrer de origem multifatoriais. Portanto torna-se relevante buscar ajuda de um neurologista ou psiquiatra.

Boa noite. Somente estas informações não são suficientes para ter um diagnóstico, seria necessário uma avaliação medica de um neurologista, juntamente com exames, para saber mais sobre o caso. Procure se preferir um neuropsicólogo.

Gratidão pela pergunta.
As informações são poucas para levantar hipóteses, é preciso uma avaliação com neurologista para levantamento de diagnóstico.

Procure pelo serviço de psiquiatria o quanto antes. Um abraço,

Especialistas

Jair da Silva Cerqueira

Jair da Silva Cerqueira

Psicólogo

Osasco

Weslley Nazareth

Weslley Nazareth

Psicólogo

Uberlândia

Thalita Garcia

Thalita Garcia

Psicólogo

Curitiba

Madson Lima de Oliveira

Madson Lima de Oliveira

Psicólogo

Fortaleza

Elvira Azevedo

Elvira Azevedo

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Delírio

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.