O psiquiatra me receitou risperidona para potencializar o antidepressivo ISRS. Minha dúvida é se est

4 respostas
O psiquiatra me receitou risperidona para potencializar o antidepressivo ISRS. Minha dúvida é se estou ansioso, meu nível de dopamina está baixo. Li que risperidona é antipissicótico, o que abaixa os níveis de dopamina no cérebro. Este remédio não iria piorar meu quadro ansioso?
O cérebro não funciona de modo tão simples, tipo "dopamina alta, dopamina baixa, serotonina alta etc.". Todos estas substâncias interagem e, dependendo do local do cérebro, elas interagem de modo diferente. Tem também outras substâncias que funcionam como neurotransmissores, além da dopamina, noradrenalina e serotonina, que são as mais conhecidas do público não especializado. O uso de risperidona para potencializar antidepressivos ISRS é correto, possivelmente porque ela atua também sobre a serotonina. Agora, se no seu caso específico é uma boa opção, você terá de discutir diretamente com seu psiquiatra, que conhece você pessoalmente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa tarde é importante conversar com seu psiquiatra ele pode te esclarecer as duvidas respeito da cura medicamentosa sem conhecer o teu caso é difícil dizer se está adequado ou não para qualquer pessoa. Retorne pra ele e pergunte, esse é o melhor caminho para tirar suas duvidas porque os medicamentos podem estar adequados as tuas necessidades.

 Flavia Gobi Lopes Kipper
Psicólogo
Guarulhos
Concordo com o que os colegas responderam acima.
Como psicóloga, o que posso te orientar a fazer para além da questão da medicação (que deve ser avaliada pelo médico), é procurar um(a) psicólogo(a) e iniciar o tratamento psicoterapêutico para que você possa compreender as causas do adoecimento (tanto da depressão, quanto da ansiedade), fazer as mudanças dos padrões que estão te adoecendo e superá-los para poder se reequilibrar e ter uma vida mais saudável!
Espero ter ajudado :D
 Aline Borges
Psicólogo
Barueri
Olá! Minha sugestão para você é conversar com seu psiquiatra sobre suas dúvidas e sensações a respeito das combinações medicamentosas que foram receitadas. Também lhe oriento a buscar o auxílio do psicólogo para compreender os sentimentos e comportamentos que tem lhe ocorrido, o intuito da Psicoterapia é buscar estratégias sobre como lidar com estas situações e retomar sua qualidade de vida aos poucos e, com a possibilidade de reduzir a ingestão de medicamentos. Um tratamento em conjunto: Psiquiatra e Psicólogo é de suma importância para o sucesso do paciente.
Espero ter contribuído com esclarecimento. Cuide-se! Abraço.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1238 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.