O que a diferença entre síndrome de asperger, fobia social e transtorno obsessivo compulsivo? Para
5
respostas
O que a diferença entre síndrome de asperger, fobia social e transtorno obsessivo compulsivo? Para um adulto com esses diagnóstico terapia cognitiva comportamental ajuda?
Concordo com os profissionais acima, acho interessante a procura de um profissional para estabelecimento de um diagnostico mais preciso. Qual seria o diagnóstico de base? pois sem duvida, há comorbidade entre esses diagnóstico. Qual desses transtornos tem trazido mais prejuízos significativos em sua vida? obsessões ou compulsões (transtorno obsessivo compulsivo)?, fobia social? ou a síndrome de Asperger? de que maneira esses transtornos/síndromes, vem interferindo em suas atividades profissionais, acadêmicas e sociais? Nesse sentido, respondendo sua pergunta, a Terapia cognitiva pode sim auxiliar e ser bastante efetiva. Abraços.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Procure um profissional para uma avaliação e possíveis encaminhamentos, é muito difícil fazer um diagnóstico sem avaliar o paciente.
Olá! A síndrome de Asperger, segundo o DSM-V é classificado como um transtorno neurobiológico, enquadrado na categoria de transtorno do neurodesenvolvimento; onde pessoas com esta síndrome, vêem, ouvem e sentem o mundo de uma forma diferente das outras pessoas, portanto, afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e interagem com os outros. A fobia social é um transtorno mental, caracterizado por um medo acentuado e persistente de uma ou mais situações sociais ou de desempenho, onde a pessoa apresenta uma ansiedade intensa por medo de sentir-se humilhada ou exposta em alguma situação social. Isso leva ao indivíduo a evitar estas situações ou as suporta com intenso sofrimento. Já o transtorno obsessivo compulsivo é caracterizado por pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes seguidos de comportamentos repetitivos que têm como objetivo atenuar os pensamentos obsessivos. O tipo de terapia ideal, é aquela que a pessoa mais se identifica.
Procure por uma indicação do profissional e qualquer abordagem da psicologia irá ajudá-lo desde que esteja disposto a minimizar o sofrimento.
Atenciosamente
Atenciosamente
Bom, essa não é uma pergunta muito simples de ser respondida, tendo em vista que todas essas 3 questões possuem comorbidades entre si em determinados aspectos. Na síndrome de aspenger, há possibilidades de o sujeito possuir grandes dificuldades, de grau variável, relacionadas à interação e comunicação, além de restrições de aprendizagem. Na fobia social, o sujeito passa por grande angústia frente à situações que demandem um engajamento qualquer (por exemplo, sair com amigos/as, apresentar um trabalho, etc), uma vez que a pessoa fica impedida de circular no tecido social de forma leve, exigindo grande esforço com retorno mínimo para atividades básicas. Já no caso do TOC, o sujeito passa por uma sequência de atos compulsivos que também trazem grande prejuízo, uma vez que para aliviar a angústia, tais precisam ser realizados. Independentemente do diagnóstico, apoio psicológico é de grande valia. Recomendo um/a psicanalista para que juntos possam dar um destino melhor para o que se queixa.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Desejaria saber por que a Síndrome de asperger é considerada como autismo leve?
- Gostaria de saber qual a diferença entre asperger e autismo?
- Tenho uma filha e outro membro da família que possuem a síndrome de savant. . Qual é a melhor abordagem para tratá-los?
- É verdade as pessoas com a Síndrome de Savant Adquirida fica com deficiência intelectual?
- Tenho interesse em saber se é verdade que a Síndrome de Savant tem cura?
- Uma pessoa com diagnostico de sindrome de asperger pode olhar nos olhos e usar ironas?
- É normal não ter hipersensibilidade com sons pessoalmente agradáveis? Fui diagnosticado com TEA Nível I recentemente. Tenho notado que, ao escutar certos sons, não apresento tanta resistência, especialmente com músicas de meu agrado. Isso é comum? Agradeço desde já.
- É possível eu ter um atendimento picicologico no SUS mesmo eu tendo 12 anos? Tem alguma chance de ter encontros e pare papos sem a presença de um responsável? Prazer me chamo Lara tenho 12 anos e moro em MG Betim
- Como é a memória de longo prazo de alguém com síndrome de Asperger?
- Uma criança com síndrome de Asperger pode ser bem comunicativa até com estranhos?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 218 perguntas sobre Síndrome de asperger
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.