O que a diferença entre síndrome de asperger, fobia social e transtorno obsessivo compulsivo? Para

5 respostas
O que a diferença entre síndrome de asperger, fobia social e transtorno obsessivo compulsivo? Para um adulto com esses diagnóstico terapia cognitiva comportamental ajuda?
Concordo com os profissionais acima, acho interessante a procura de um profissional para estabelecimento de um diagnostico mais preciso. Qual seria o diagnóstico de base? pois sem duvida, há comorbidade entre esses diagnóstico. Qual desses transtornos tem trazido mais prejuízos significativos em sua vida? obsessões ou compulsões (transtorno obsessivo compulsivo)?, fobia social? ou a síndrome de Asperger? de que maneira esses transtornos/síndromes, vem interferindo em suas atividades profissionais, acadêmicas e sociais? Nesse sentido, respondendo sua pergunta, a Terapia cognitiva pode sim auxiliar e ser bastante efetiva. Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Procure um profissional para uma avaliação e possíveis encaminhamentos, é muito difícil fazer um diagnóstico sem avaliar o paciente.
Olá! A síndrome de Asperger, segundo o DSM-V é classificado como um transtorno neurobiológico, enquadrado na categoria de transtorno do neurodesenvolvimento; onde pessoas com esta síndrome, vêem, ouvem e sentem o mundo de uma forma diferente das outras pessoas, portanto, afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e interagem com os outros. A fobia social é um transtorno mental, caracterizado por um medo acentuado e persistente de uma ou mais situações sociais ou de desempenho, onde a pessoa apresenta uma ansiedade intensa por medo de sentir-se humilhada ou exposta em alguma situação social. Isso leva ao indivíduo a evitar estas situações ou as suporta com intenso sofrimento. Já o transtorno obsessivo compulsivo é caracterizado por pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes seguidos de comportamentos repetitivos que têm como objetivo atenuar os pensamentos obsessivos. O tipo de terapia ideal, é aquela que a pessoa mais se identifica.
Procure por uma indicação do profissional e qualquer abordagem da psicologia irá ajudá-lo desde que esteja disposto a minimizar o sofrimento.
Atenciosamente
Bom, essa não é uma pergunta muito simples de ser respondida, tendo em vista que todas essas 3 questões possuem comorbidades entre si em determinados aspectos. Na síndrome de aspenger, há possibilidades de o sujeito possuir grandes dificuldades, de grau variável, relacionadas à interação e comunicação, além de restrições de aprendizagem. Na fobia social, o sujeito passa por grande angústia frente à situações que demandem um engajamento qualquer (por exemplo, sair com amigos/as, apresentar um trabalho, etc), uma vez que a pessoa fica impedida de circular no tecido social de forma leve, exigindo grande esforço com retorno mínimo para atividades básicas. Já no caso do TOC, o sujeito passa por uma sequência de atos compulsivos que também trazem grande prejuízo, uma vez que para aliviar a angústia, tais precisam ser realizados. Independentemente do diagnóstico, apoio psicológico é de grande valia. Recomendo um/a psicanalista para que juntos possam dar um destino melhor para o que se queixa.

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Carla Pinheiro

Carla Pinheiro

Psicopedagogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 209 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.