Como é a memória de longo prazo de alguém com síndrome de Asperger?

18 respostas
Como é a memória de longo prazo de alguém com síndrome de Asperger?
Uma determinada situação de aprendizagem envolve certa quantidade de variáveis perceptiva, estímulo-resposta e motora. Estas aprendizagens consistem em mudanças o sistema sensorial e/ou motor, ou seja por meio dos sentidos, haverá a internailzação do mundo e assim há respostas imediatas e de longo prazo para estas vivências. No indíviduo com a Síndrome de Aspeger, ainda que se constate que toda a estrutura neural esteja preservada a forma que o mundo é percebido influi em como a memória de longo prazo se estabelece. Com isto a resposta da memória de longo prazo pode apresentar um mecanismo diferente quando em ação.

Olá! A memória dessa pessoa é usualmente muito aguçada, o que faz com que ela lembrem de datas e fatos com precisão mesmo que eles não tenham importância. Também é comum que desenvolvam interesses específicos e se aprofundem no tema. A memória de longo prazo é muito boa, armazenam os muitos nomes e tipos de um mesmo conjunto de coisas os quais tem interesse. O grande diferencial da síndrome é no aspecto social. É muito importante essa pessoa tenha acompanhamento terapêutico para desenvolver bem seu lado social e sua interação com o ambiente.
Não existe uma forma padrão da memoria de longo prazo com alguém com asperger. Além do mais, com tratamento multi disciplinar, pode ser ensinado formas para estimular tal memória. Eles tem total condição de ter boa memória. A repetição e treinamento ainda é o melhor formato.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
Pesquisei e encontrei esta informação como uma CARACTERÍSTICA da Síndrome:

Memória de longo prazo para fatos surpreendente (lembram algo ocorrido há anos com especificidade de detalhes, um brinquedo ou objeto antigo, algo que num passado remoto lhes tenha sido prometido, etc.); memória de categorização muito boa (armazenam na memória os muitos nomes e tipos de um mesmo conjunto de coisas, como todos os logotipos de marcas, todas as marcas de pilhas, todas as bandeiras, todos os modelos de carros, todos os tipos de besouros, todos os nomes dos dinossauros, etc., desde que tenham interesse pelo assunto; geralmente aprendem rápido e muito cedo o alfabeto, as cores, as formas geométricas e uma quantidade bem maior que a esperada para a idade de nomes de objetos, personagens e outras coisas do ambiente, sendo comum observar um vocabulário bastante desenvolvido, quando não sofisticado, em crianças com Asperger).
Bom dia amigo! Tudo bem? Respondendo sua pergunta, então, não existe nada que diferencie a memória de longo prazo para alguém que tenha Síndrome de Arperger, o que pode ocorrer em alguns casos é a presença da memória eidética, também conhecida popularmente como memória fotográfica. É importante frisar que a memória eidética pode estar presente em qualquer pessoa, sendo Asperger ou não. A capacidade de armazenamento em teoria é a mesma, o que muda de fato em termos neuronais é o processamento cognitivo de alguém que é Asperger, isto é, a forma de processo mental da pessoa, o "jeito como ela pensa e compreende o mundo" basicamente. Quem possui Síndrome de Asperger também está sujeito à quadros demenciais de memória como demência vascular e mal de alzheimer.
A memória, seja ela qual for, não esta ligada diretamente, a um Transtorno específico. A memória esta relacionada com preservação cognitiva de cada individuo.
Olá. A síndrome de Asperger descreve uma amplitude de uma condição neurológica, de saúde mental, sugere uma variedade de formas de manifestação, depende de fatores genéticos, ambientais, desenvolvimento. Muitos indivíduos com Asperger tem memória fotográfica, isso significa que são capazes de lembrar de imagens, textos e outros estímulos sensoriais com detalhe e precisão, enquanto outros, têm dificuldade de aprendizado. Sempre à disposição.
Olá!
Existem algumas pesquisas científicas que avaliam a memória de pessoas com autismo/síndrome de Asperg.
Nos indivíduos com a síndrome de Asperger, observam-se dificuldades para expressar intenções, resolver problemas por meio de planejamento e compreender estados em situações hipotéticas (Araujo, 2000).
Atualmente tenho uma paciente com essa síndrome. Trata-se de uma pessoa genial, super inteligente. A sua forma de ver o mundo é diferente do que a sociedade define como "padrão" e por isso em alguns momentos ela tem dificuldade de planejar devido a dificuldade de compreender situações do cotidiano.
A memória geralmente mais evidenciada no TEA de alta funcionalidade (Asperger) é a memória declarativa, episódica e retrógrada. Diz respeito segundo a neurociência a experiências vivenciais. Temos aí que explicar um outro fenômeno do TEA chamado hiperfoco, geralmente as memórias evocadas com mais facilidade pelos autistas, será ligada a um evento de muita importância para eles. Músicas, programas de TV, números etc. Seria como para nós, a memória declarativa sobre uma viagem maravilhosa ou uma comida inesquecível. Como eles focam absurdamente em eventos que para nós passam despercebidos, fica a impressão de algo absurdo. Mas essa memória de longa duração é um evento bastante observável pela neurociência.
Olá. Não tem como te afirmar como se da a memoria de longo prazo em alguém que possui síndrome de asperger. Essa síndrome faz parte do transtorno do espectro autista (TEA). Lembrando que faz parte de um espectro, logo nem todos indivíduos tem os mesmo sintomas e nem expressam da mesma forma. Outro ponto é que a memoria de longo prazo depende de diversos fatores, como atenção e emoção.
Tendo em mente esses dois pontos, cada pessoa dentro do TEA pode ou não ter problemas relacionados a memoria, havendo algum problema, cabe identificar porque ele ocorre no caso especifico e traçar um plano único para essa pessoa.
Espero ter ajudado!
Não existe relaçao entrem memória de longo prazo e TEA; existem pessoas com TEA que tem excelente capacidade de memória tanto semântica quanto episódica; alguns tem uma excelente memória visual e memória eidética (fotográfica). Mas não há um padrão. Tem TEA com memória episódica mediana também.
Olá, tudo bem? A memória na síndrome de asperger não é algo que esteja associado com o aspecto da memória e sim mais no sentido da socialização, então seria difícil dar uma resposta nesta temática de memória ficando isso a cargo de alguém especialista nesta área. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
A memória de longo prazo de alguém com síndrome de Asperger pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas com síndrome de Asperger têm uma memória de longo prazo excepcional, enquanto outras podem ter dificuldades em lembrar de informações ou eventos passados. Algumas pesquisas sugerem que as pessoas com síndrome de Asperger têm dificuldades em lembrar de informações que não são relevantes para elas, mas podem lembrar de informações que são importantes para elas. Além disso, as pessoas com síndrome de Asperger podem ter dificuldades em lembrar de informações que são apresentadas de forma abstrata ou que não têm um significado claro para elas
A síndrome de Asperger é um transtorno do espectro do autismo (TEA) que afeta a forma como uma pessoa percebe, compreende e interage com o mundo ao seu redor. A memória a longo prazo de uma pessoa com síndrome de Asperger pode variar dependendo do indivíduo e de outros fatores, como suas experiências de vida, ambiente de aprendizado e quaisquer comorbidades ou condições médicas adicionais que possam estar presentes.
É algo muito pessoal.
A síndrome de Asperger é um transtorno do espectro autista (hoje oficialmente o nome é TEA nível I de suporte) que afeta principalmente a interação social, a comunicação e o comportamento. Embora a memória de longo prazo possa variar de pessoa para pessoa, algumas características comuns podem ser observadas em indivíduos com síndrome de Asperger.

Em geral, as pessoas com síndrome de Asperger têm uma capacidade de memória de longo prazo semelhante àquelas sem o transtorno. No entanto, pode haver algumas diferenças na forma como a memória é processada e expressada. Aqui estão algumas características que podem estar presentes:

Detalhismo: Muitas pessoas com síndrome de Asperger têm uma tendência a se concentrar em detalhes minuciosos e lembrar-se deles de forma precisa. Essa habilidade pode ser útil em certas tarefas, como recordar fatos específicos ou informações técnicas.

Memória factual: As pessoas com síndrome de Asperger tendem a se destacar na memorização de fatos e informações concretas. Elas podem ter uma memória excepcional para áreas de interesse específicas, como história, matemática, ciência ou qualquer outro tópico que desperte seu interesse.

Dificuldades em memória social: Embora as habilidades de memória relacionadas a fatos sejam geralmente boas, a memória social pode ser mais desafiadora para pessoas com síndrome de Asperger. Elas podem ter dificuldade em lembrar rostos, nomes ou eventos sociais específicos. Isso pode afetar a interação social e a compreensão de pistas sociais.

Memória de procedimentos: Alguns estudos sugerem que indivíduos com síndrome de Asperger podem ter dificuldades com a memória de procedimentos, que envolve lembrar sequências de ações ou habilidades motoras. Isso pode influenciar o aprendizado de novas tarefas ou habilidades práticas.

É importante lembrar que essas características não são universais e podem variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas com síndrome de Asperger podem ter memória de longo prazo excepcional em várias áreas, enquanto outras podem apresentar dificuldades específicas. O suporte adequado, como estratégias de aprendizado adaptadas, pode ajudar a maximizar o potencial de memória de uma pessoa com síndrome de Asperger.
Olá, como você está? Indivíduos com Síndrome de Asperger frequentemente exibem uma memória de longo prazo excepcionalmente detalhada, particularmente em relação a informações que se alinham com seus interesses específicos. Eles são capazes de reter uma quantidade impressionante de fatos e podem recordar detalhes minuciosos de eventos que ocorreram há muitos anos. Além disso, eles podem acumular uma vasta quantidade de informações sobre um conjunto específico de itens, como logotipos de marcas, tipos de insetos, modelos de carros, ou qualquer outro tópico de interesse. No entanto, é importante notar que a memória de longo prazo pode variar significativamente entre indivíduos e pode ser influenciada por uma variedade de fatores, incluindo experiências de vida, ambiente de aprendizado e a presença de quaisquer condições médicas adicionais. Fico à disposição par esclarecer qualquer dúvida. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
A memória de longo prazo de uma pessoa com síndrome de Asperger pode ser afetada de forma diferente em comparação com pessoas sem a condição. Alguns estudos sugerem que indivíduos com síndrome de Asperger podem ter uma memória de longo prazo melhor para informações específicas ou detalhes minuciosos, devido à sua propensão para focar em temas específicos e ter um grande interesse por detalhes.

No entanto, em alguns casos, pessoas com síndrome de Asperger podem ter dificuldade em recordar eventos passados ou informações mais amplas, especialmente se não estiverem diretamente relacionadas aos seus interesses específicos. Além disso, problemas de habilidades sociais e comunicação podem impactar a capacidade de recordar interações sociais ou informações importantes para interações futuras.

Em resumo, a memória de longo prazo de alguém com síndrome de Asperger pode variar de acordo com as suas capacidades individuais e interesses específicos, assim como acontece em pessoas sem a condição. É importante respeitar as diferenças individuais e encontrar estratégias de apoio adequadas para maximizar o potencial de memória dessas pessoas.
Olá! Vale ressaltar que cada pessoa tem um funcionamento, inclusive depende também do fator idade porque a capacidade de formar e armazenar memórias de longo prazo melhora com a prática e a experiência já que, não mencionou se sua observação se refere a adulto ou crianças. Independente disso, a memória pode ser desenvolvida quando exposta a estímulos, aprendizagem ativa e repetição. Estou à disposição,