o que acontece com uma pessoa com transtorno bipolar que não faz tratamento ?

5 respostas
o que acontece com uma pessoa com transtorno bipolar que não faz tratamento ?
Bom dia, Concordo com o colega sobre todas as questões cerebrais mencionadas, mas gostaria de acrescentar as dificuldades de convivência que o paciente, diagnosticado como bipolar, enfrentará em seu meio, já que nem todos compreendem seu estado e as relações se tornam muito difíceis. É fundamental que faça o tratamento psiquiátrico e bastante recomendado que busque atendimento psicológico para que suas questões sejam faladas e compreendidas por ele mesmo visando uma melhor qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o paciente bipolar terá crises em algum momento. A cada crise de mania ou depressão, áreas importantes do cérebro são danificadas. Esses danos podem ser irreversíveis. Isso ocorre porque o transtorno afetivo bipolar é uma doença tóxica - que libera toxinas - que destrói os neurônios. Outrossim, o tratamento é imprescindível, pois a cada crise, a doença fica ainda pior.
Tendo em vista que já existe o diagnóstico, pode-se supor que a pessoa tenha ido à um profissional e recebido o diagnóstico de bipolaridade. Caso isso, de fato, tenha ocorrido, o paciente que não adere ao tratamento está numa posição de impasse agravando o quadro e cronificando os sintomas.
O Paciente bipolar necessita de um tratamento contínuo, caso isso não ocorra ele ficará suscetível as fases da doença que podem ser de euforia, depressivas ou mistas, além disso quanto mais fases a pessoa tem mais chance de começar a ter uma perda cognitiva, ou seja vai afetando a memória, a capacidade de resolver problemas e planejamento fica muito prejudicado, até casos extremos em que a pessoa perde a capacidade de se cuidar sozinha.
Portanto é fundamental que o tratamento seja realizado, de dorma efetiva buscando a completa estabilização do quadro quando possível e evitando o Máximo possível novas crises, não só pelo risco das crises em si, mas também pelo risco de perda cognitiva.
Vai ser constantemente internado em crise maníaca, muito provavelmente. O prognóstico vai ser ruim e cada crise mais demorada, grave e de mais difícil manejo.

Especialistas

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.