O que é a evitação no contexto da visão de túnel? .

3 respostas
O que é a evitação no contexto da visão de túnel? .
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem?
A “evitação” no contexto da visão de túnel é como um reflexo de autoproteção do cérebro quando ele acredita que não consegue lidar com algo. Imagine que a mente enxerga uma situação, emoção ou lembrança como uma ameaça — nesse instante, ela entra em modo de defesa, e o campo mental se estreita para focar apenas em fugir daquilo que causa desconforto. É como se dissesse: “Não quero ver isso, é perigoso demais.”

No plano neurobiológico, essa reação está ligada à ativação da amígdala e à inibição de áreas frontais responsáveis pela regulação emocional e pela tomada de perspectiva. O resultado é um tipo de “visão em túnel emocional”, em que a pessoa só enxerga o que precisa evitar. Isso pode acontecer tanto com estímulos externos (lugares, pessoas, tarefas) quanto com os internos (pensamentos, sensações, lembranças).

O curioso é que, quanto mais se evita, mais o cérebro entende que aquilo realmente representa uma ameaça. Assim, o túnel se estreita ainda mais. A mente não aprende que o desconforto é suportável — apenas reforça o medo. É um ciclo silencioso, mas poderoso. Por isso, em terapia, o trabalho costuma ser o de reconstruir segurança interna para que o contato com essas experiências possa ser gradual e sem fuga, permitindo que o cérebro volte a perceber o mundo com mais amplitude.

Talvez valha refletir: o que exatamente eu temo sentir se eu parar de evitar? O que a minha mente acredita que vai acontecer se eu simplesmente ficar presente diante do desconforto? E o que eu descobriria sobre mim se, aos poucos, deixasse de correr e apenas observasse?
Quando conseguimos abrir um pouco mais esse espaço, o túnel se transforma em caminho — e o medo, em oportunidade de autoconhecimento.
Caso precise, estou à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Visão de Túnel nada mais é que um hiperfoco em algum objeto (geralmente uma ameaça). A evitação entra como o plano B da mente: “já que isso parece super perigoso, melhor nem chegar perto”. Visão de túnel é focar só na ameaça, já a evitação é viver como se a ameaça fosse real.
Quando você entra no modo visão de túnel, tudo parece perigoso e urgente. A evitação é seu cérebro tentando resolver o desconforto rápido. Só que, quando você evita, o túnel continua fechado e o medo cresce. Nosso trabalho é te ajudar a olhar para fora do túnel, ampliar o foco e quebrar o ciclo da evitação.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.