O que é a hiperlexia e como ela se relaciona com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?

3 respostas
O que é a hiperlexia e como ela se relaciona com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
A hiperlexia é quando uma criança aprende a ler muito cedo, às vezes antes mesmo de entrar na escola. Ela reconhece letras, números e palavras com facilidade, mas pode ter dificuldade para entender o que está lendo.

Em algumas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), isso acontece com frequência. Elas se encantam por letras e sons, têm uma memória incrível para palavras e podem ler frases inteiras, mas nem sempre compreendem o sentido delas ou conseguem conversar sobre o que leram.

A hiperlexia, nesses casos, mostra um talento especial, mas também um desafio: é preciso ajudar a criança a transformar essa habilidade em compreensão e comunicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 André Saggin
Psicólogo
Porto Alegre
A Hiperlexia é a capacidade avançada de leitura precoce, caracterizada pela habilidade de decodificar palavras sem a compreensão do que está sendo lido. Ela pode ser associada ao TEA, mas é importante notar que nem todas as crianças com TEA a têm e a hiperlexia pode ocorrer em outros transtornos também.
A hiperlexia é a habilidade precoce e avançada de ler palavras, muitas vezes antes da idade esperada e sem instrução formal, mas que geralmente não vem acompanhada de compreensão adequada do que é lido. Em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a hiperlexia pode estar presente como um interesse intenso por letras e palavras, refletindo a tendência a focos restritos e habilidades específicas em áreas concretas. Apesar da leitura avançada, essas crianças podem apresentar dificuldades em linguagem funcional, comunicação social e compreensão de textos, mostrando que a habilidade de decodificação não garante compreensão ou uso social da informação. A hiperlexia, portanto, é uma característica que pode coexistir com o TEA, mas não define o transtorno.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daliany Priscilla Soriano

Daliany Priscilla Soriano

Psicólogo

Sertãozinho

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Psicólogo

Fortaleza

Maria De Oliveira

Maria De Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

São Paulo

Jeviane Dubois

Jeviane Dubois

Psicopedagogo

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1076 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.