O que é assertividade e como ela influencia o relacionamento interpessoal?

3 respostas
O que é assertividade e como ela influencia o relacionamento interpessoal?
 Mariana Goulart
Psicólogo
Porto Alegre
A assertividade é uma habilidade social que costuma ser muito trabalhada em psicoterapia e tem efeitos importantes nos relacionamentos interpessoais. Assertividade significa expressar pensamentos, sentimentos e necessidades de forma clara, direta e respeitosa, sem ser agressivo ou passivo, o que demanda autoconhecimento, empatia e habilidade sociail. A comunicação nos relacionamentos não é uma tarefa tão fácil quanto parece, mas a psicoterapia pode ajudar bastante nesse processo!
Fico à disposição!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A assertividade é a habilidade de expressar seus sentimentos, pensamentos, necessidades e opiniões de forma clara, honesta e respeitosa, sem agressividade nem passividade. Sendo mais assertivo você pode se comunicar de maneira equilibrada, defendendo seus próprios direitos enquanto respeita os direitos e sentimentos dos outros.
Ser mais assertivo, melhora sua comunicação, fortalece seus limites pessoais, promove respeito mútuo entre as pessoas, reduz conflitos, evita estresse e frustração, fortalece relacionamentos.
A assertividade é aprendida e construída com a sua maneira de lidar com as situações, e com as outras pessoas. Para desenvolvê-la em seus relacionamentos você pode trabalhar a sua maneira de comunicar-se, aprender formas melhores de dizer não, ser honesto e direto com respeito e praticar a escuta ativa.
A assertividade cria um espaço de respeito mútuo, facilita a comunicação clara e promove a resolução construtiva de conflitos.
Assertividade é a habilidade de comunicar-se de forma clara, sem rodeios e falando a verdade, mesmo que seja uma verdade difícil ou doída. É comunicar sem culpar o outro, mas também sem se anular ou deixar de lado os limites que quer colocar ou o que realmente quer dizer.

Podemos considerar que ser assertivo é seguir o caminho do meio entre posições de passividade ou de agressividade.

Apesar do caminho em ser assertivo em geral não ser muito o natural da maioria das pessoas e não necessariamente ser fácil, facilita muito as relações. É um caminho que pode tornar as relações mais verdadeiras, sem melindres e com limites claros pra todos os envolvidos, porém sem agressividade e cada um assumindo suas responsabilidades na relação.

Te garanto que é um caminho que vale a pena investir!
Uma dica é estudar sobre comunicação não-violenta.

Tudo de bom pra você!

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.