O que é metaplasia intestinal completa, sem atipias?

2 respostas
O que é metaplasia intestinal completa, sem atipias?
É impossível que eu responda com tão poucos dados. Um raciocínio clínico adequado se faz com a Anamnese (Historico Clinico) associada ao exame físico e exames complementares.
Mas, falarei sobre a Metaplasia. Sei que milhares de pessoas tem sua dúvida.
É comum para o leigo achar que metaplasia(ver abaixo) é igual a neoplasia(tumor). Mas são coisas diferentes.

A gastrite (normalmente) atrófica faz com que o revestimento gástrico se torne muito fino (atrófico) e perca parcial ou totalmente suas células produtoras de ácido e enzimas. Esse quadro clínico pode ocorrer quando anticorpos atacam o revestimento gástrico (chamado gastrite atrófica metaplásica autoimune). A gastrite atrófica também pode ocorrer em pessoas com infecção crônica causada pela bactéria H. pylori.

Os sintomas da gastrite são:

- dor na região acima ou em torno do umbigo (sintoma mais comum)

- mas poderá haver dor em outros locais do abdômen

- poderá haver sensação de estômago pesado(plenitude) e ás vezes saciedade precoce. É comum os pacientes falarem: “Doutor, eu comi só um pouquinho, mas parece que comi um boi inteiro” .

- ás vezes há náuseas(enjoo) e até vômitos

- alguns pacientes com gastrite atrófica tem anemia(por deficiência de vitamina B12) relatam coração disparado, dor de cabeça frequente, cansaço fácil e fraqueza, sensação de frio constante. Mas deve-se lembrar que esses sintomas não são específicos.

- Muitos pacientes não tem sintomas.

A maior parte dos pacientes com gastrite atrófica, que pode ou não ter metaplasia, tem o diagnóstico quando fazem Endoscopia por algum desses sintomas.
Porém
Pode haver metaplasia nos outros tipos de gastrite.

A metaplasia é a presença de células parecidas com as do intestino delgado(tipo I), uma mistura de células do intestino delgado e grosso(tipo II) ou do intestino grosso (tipo III). Atualmente é preferível usar os tipos que falei, do que os termos “completa ou incompleta”.
Os pacientes com metaplasia tem mais possibilidade de desenvolver câncer de estômago. Mas é preciso lembrar algumas coisas:

- o câncer de estômago é multifatorial
- a bactéria H. pylori é um desses fatores

Portanto, se um paciente tem metaplasia e a presença de H. pylori, temos que tratar o H. pylori e manter esse paciente livre desta bactéria.

Normalmente os pacientes ficam muito assustados ao saber disso. Confundem o termo metaplasia com câncer. Mas uma pessoa com metaplasia não necessariamente terá câncer

Para isso as Associações de Gastroenterologia dos Estados Unidos e Europa lançam periodicamente orientações para os médicos lidarem com o problema. As orientações se chamam Guidelines

Uma das orientações é a frequência das Endoscopias. As Guidelines variam sobre isso, mas todas dizem que a opinião e desejo do paciente devem ser respeitados.
As Guidelines concordam que é importante tratar o H. pylori nos casos de metaplasia

Agora digo o que faço, para MEUS pacientes.
Entenda assim: essa é MINHA conduta.
Outros médicos podem ter conduta e visões diferentes, e essas devem ser respeitadas. Recomendo, inclusive, que siga a conduta do seu médico(a), que pode diferir da minha.
Para meus pacientes:

a. Procuro seguir as Guidelines mais atuais. Mas entendo que não adianta nada eu ter a conduta mais moderna, se não explicar para meu paciente sobre sua doença, e lhe dar toda a atenção necessária. Muitas vezes o paciente chega para mim com muito medo e minha primeira missão é tranquiliza-lo
b. Então: sempre explico tudo em detalhes
c. Explico a meus pacientes que o que tem pode ser pré-canceroso, mas isso não significa que eles vao ter câncer de estomago. Pode ser não quer dizer "vai ser". Há inumeros fatores.
d. A partir de uma explicação detalhada e atenciosa, passo a acompanha-los. Procuro fazer as Endoscopias com frequência adequada. Mantenho meus pacientes livres do H. pylori. E respeito seus desejos sobre as Endoscopias.

Em outras palavras: para meus pacientes explico muito e os tranquilizo. E acompanho tudo em bastante detalhe.

E chego a duas ou três conclusões:

- como sempre tudo é personalizado. O que acontece a cada paciente é individual

- entendo que o paciente precisa conhecer bem o que está acontecendo, mas em especial ter confiança em seu Médico

- procuro misturar o que há de mais atual, do ponto de vista técnico, com humanitarismo. Um bom Médico deve conhecer tudo sobre os Guidelines. Mas antes de tudo deve conhecer bem seu paciente.

O que perguntou: como se trata de doença de longo prazo, não podemos saber de antemão o que vai acontecer. Mas sou otimista e recomendo que SIGA os tratamentos dados pelo Médico de sua confiança.

EM RESUMO

Entendo que o Médico que o acompanhar deve ser experiente , independente da especialidade que fizer. Deve ter conhecimento tecnico, experiência no assunto, aliado a lhe passar confiança.

UMA PALAVRINHA AOS MUITOS QUE TENTAM NOS CONTATAR

1) devido a uma agenda pessoal sempre intensa, com Atividades Humanitárias no Sertão e (modestas) atividades Filantrópicas no Interior de S. Paulo e PR com inúmeras viagens, não tenho, NO MOMENTO, condições de ver novos pacientes, nem mesmo por Consultas Online ( método seguro e eficiente). Peço aos que me procuram a paciência de aguardar.
Espero ter a agenda normal em breve.

MAS

--- se o assunto for urgente ou causar qualquer risco a sua saúde, recomendo procurar outro médico(a). Prefiro que tenham sua Saúde preservada do que eu ter a satisfação de ter uma Clínica lotada.

Entendo que é exatamente por colocar a Saúde de meus pacientes antes de outras consideraçoes é que estou próximo de chegar aos 35 anos de clínica.

2) aos que me pedem um site ou redes sociais:
não tenho, no momento, site ou redes sociais
Mas indico que vejam detalhes sobre formação, experiência e opinião dos pacientes no Google (Dr. Paulo Sergio Lopes)

3) NOVIDADE: já é possível ler minha Coluna sobre Doenças Digestivas no Face do Jornal Sudoeste do Estado. Quem sabe sua dúvida esteja lá. E o senhor poderá ter informações confiáveis e atuais sobre as principais Doenças Digestivas, os exames, os tratamentos e as dietas.
Isso sem precisar ver o Doutor Google, que é famoso mas pode ter informações pouco confiáveis.
As informações que dou em minha Coluna são do mesmo nível do que escrevo aqui.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.