O que é o transtorno da personalidade esquiva e qual a diferença entre ele e a fobia social?

21 respostas
O que é o transtorno da personalidade esquiva e qual a diferença entre ele e a fobia social?
Olá. Esse é um tema bem amplo, mas de uma forma bem resumida, podemos dizer que o transtorno de personalidade esquiva tem como característica principal a inadequação e o habito de evitar coisas e pessoas por se autoavaliar de forma negativa. A fobia social pode ser um dos aspectos do transtorno, ou seja, por se sentir inferior, por ter uma baixa autoestima rejeita se relacionar socialmente.
Seria interessante buscar um psicólogo para conversar e aprofundar mais os assunto.
Abraços.

O transtorno de personalidade esquiva é bem parecido com a Fobia social, Porém quando se trata de personalidade é como se fizesse parte da pessoa, então aparece de forma mais generalizada em em diversas Situações, enquanto que a fobia social pode ser mais pontual em certas situações específicas.
A fobia social é considerada uma comorbidade do transtorno de personalidade esquiva, o que significa dizer que a pessoa que apresenta a personalidade esquiva tende a apresentar entre seus comportamentos patológicos característicos o medo de situações de exposição social. Para melhor esclarecer, cumpre informar que a diferença entre a personalidade esquiva e a fobia social é que a primeira se refere a um conjunto global de comportamentos de evitação, sejam eles de cunho social (coletivo) ou não, ou seja, a pessoa que tem a personalidade esquiva irá se sentir inferior e evitar situações de exposição não somente de cunho social mas, por exemplo, irá evitar exercer uma profissão pelo simples medo de falhar na execução das tarefas, indepentende de estar exposta ao julgamento alheio, posto que a própria sensação de inadequação já é um julgamento. Recomenda-se fortemente o tratamento mediante o acompanhamento psicoterapêutico com psicólogo e, dependendo do caso, com psiquiatra. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
A personalidade esquiva é devido a uma grande dificuldade de se expor, medo de ser julgada/o, evitar sempre de estar em primeira linha, ficar atrás das cortinas, não ser vista/o é mais confortável; Quando isso se torna crônico se fala de transtorno da personalidade, nesta situação é saudável frequentar a psicoterapia para conhecer a causa que gerou esse transtorno que pode ter raízes na primeira infância e ao longo dos anos tornou-se um problema emocional grave. procure ajuda não fique adiando! Procure as terapias de processamento de trauma!
A fobia social e o transtorno de personalidade esquiva , caminham juntos .A diferença é sutil.Na fobia social , o indivíduo evita certos contatos sociais , dificuldade para expor opiniões , dirigir uma reunião .Mas transtorno , a pessoa sente medo de falar , expor suas ideias , de ser ridicularizado , teme ate aceitar uma promoção e ouvir comentários dos colegas ... Importante buscar analise .
Os transtornos de personalidade de esquiva ou evitativa (TPE) e o de ansiedade social (TAS), também conhecido como Fobia Social, fazem parte do mesmo espectro da ansiedade social. Ambos têm em comum a presença de respostas ansiosas com intensidade bastante acentuada, diante de situações sociais, chegando a causar interferência significativa na rotina do indivíduo e grande sofrimento, De acordo com o DSM-V (American Psychiatric Association, 2014), o TAS é descrito como medo ou ansiedade acentuados ou intensos de situações sociais nas quais o indivíduo pode ser avaliado pelos outros. Diante dessas situações sociais, o indivíduo com TAS tem medo ou preocupação de ser avaliado e julgado de forma negativa pelos demais. Com frequência, as situações sociais temidas são evitadas ou suportadas com intenso medo ou ansiedade. O TPE pode ser parecido com o TAS dado o seu frequente início na infância e sua persistência durante a fase adulta. Porém, um dado que pode diferenciá-los é o fato que as pessoas com TPE podem apresentar comportamentos de esquiva/evitação mais frequentes do que aquelas com TAS. Para ambos os casos, o tratamento recomendado é psicoterapia associado à medicação. O objetivo do tratamento é ajudar o indivíduo a desenvolver recursos e habilidades que auxiliam no enfrentamento de situações sociais, bem como na redução da sua ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
São bem parecidos, no entanto a pessoa com Transtorno de personalidade esquiva vai evitar a interação social, principalmente com as pessoas que não conhece e não tem intimidade, com medo de avaliação e rejeição. A fobia social é um transtorno que se inicia na infância ou adolescência, tem evolução crônica durante a vida, e geralmente é mais específico para algum acontecimento ou situação, como por exemplo falar em público.
Olá!
Questionamento muito interessante. indico a falar sobre essa questão em análise para elaborar como é possível você apreender.
Concordo com a Dra. Madalena. É interessante procurar um psicanalista e, eu diria, que não importa o nome do Transtorno, isso é apenas uma linguagem. O importante é o que a pessoa sente, o sofrimento que vem daí. À medida que vai falando sobre o que sente, vai também SE ouvindo e sendo ouvida,
o sofrimento vai desaparecendo e a vida flui naturalmente. Acredite!
Boa sorte!
Prezado(a), O transtorno de personalidade esquiva caracteriza-se pelo indivíduo esquivar-se diante de situações ou interações sociais que envolvam risco de rejeição, crítica ou humilhação. O diagnóstico é realizado por critérios clínicos. Não é incomum que essas pessoas tenham sentimentos intensos de inadequação e lidem de maneira mal-adaptativa de modo a evitar quaisquer situações em que podem ser avaliadas negativamente. Por outro lado, pacientes com fobia social e transtorno de personalidade esquiva têm sintomas mais graves e incapacidade do que aqueles apenas com um dos transtornos. O transtorno de personalidade esquiva envolve ansiedade e esquiva mais generalizadas do que a fobia social, que muitas vezes é específica para situações que podem resultar em constrangimento em público (p. ex., falar em público, encenar no palco). Mas a fobia social pode envolver um padrão de esquiva mais amplo e, assim, pode ser difícil de distinguir.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 80
Ambas são semelhantes, mas o mais importante não é o nome que se dá, não se rotule, conforme duas colegas colocaram , é procurar uma psicoterapia para você colocar suas questões junto ao psicologo. Conforme Freud, a cura pela fala!!!!
Boa sorte!!!!
Um transtorno de personalidade refere-se à uma característica da forma de ser da pessoa. De fato relacionado com a personalidade, então esse padrão evitativo da esquiva tem a ver com uma crença de que pode ser rejeitado, criticado ou humilhado. A pessoa enxerga o mundo sob essa ótica. A Fobia Social está dentro dos Transtornos de Ansiedade - e é possível que uma pessoa que tenha o Transtorno de Personalidade também apresente a Fobia Social. É necessária uma avaliação individual para entender esse caso. Importante procurar um profissional com conhecimento de Psicodiagnóstico, preferencialmente com base no DSM-5.
Tanto para fobia social quanto no transtorno da personalidade é necessário a avaliação do sofrimento para o paciente, o tratamento para ambos é muito parecido e abordagem mais eficaz é a TCC
Ansiedade social: Dificuldade para interagir e conversar com outras pessoas. Personalidade esquiva ou evitativa: padrões rígidos de pensamento. Evita contato íntimo a todo custo. A diferença está nos padrões de pensamento. A ansiedade social pode ser evitada, porém há a interação social, mesmo que a pessoa se sinta constrangida. Ambos tem tratamento. A psicoterapia cognitiva trata a ansiedade social de forma breve. Já a personalidade social, o tratamento se torna um pouco mais longo.
Olá! No Transtorno de Personalidade de Esquiva ou na Fobia Social o importante é entender quais padrões estão envolvidos - sejam situacionais ou de rigidez psicológica - histórico de aquisição e qual o grau de sofrimento para o cliente. Uma vez entendido o quadro, a terapia poderá ajudar a clarificar e lidar com as contingências. Cuide-se. :)
Olá! Como todos já disseram, o transtorno de esquiva está ligado a personalidade, ou seja, o modo de vida daquele indivíduo, não causando o medo fóbico e os sintomas físicos presentes na fobia social. Um abraço!
Olá, o ideal é procurar um psicólogo e através de uma consulta personalizada identificar o quadro de fobia ou transtorno de personalidade que possa existir. cuide-se e procure ajuda. Abraço.
Ambas são bem semelhantes, com algumas diferenças por exemplo a pessoa com Fobia Social tem muito medo de se expor, de falar em público etc. Já o indivíduo com transtorno esquiva, como o próprio nome já diz se esquiva, ele evita contatos sociais por ter também muito medo de críticas, etc. Não sei se é apenas uma pergunta por curiosidade ou eventual problema que você ou alguém próximo está passando e se este for o caso, indico procurar um psicólogo que lhe inspire confiança.
Olá, simplesmente personalidade esquiva é a fuga ou esquiva de relacionamentos. Fobia social está caracterizado por estar no meio de pessoas e a personalidade esquiva é a interação relacional com outras pessoas.
O transtorno de personalidade esquiva é caracterizado pelo movimento que o indivíduo faz de se esquivar diante de situações sociais que envolve risco de rejeição, crítica ou humilhação. Já a fobia social está relacionada ao medo de se expor, de falar em público entre outros.
A fobia também pode expressar a presença de ansiedade aumentada gerando perda do controle pela adição do medo de algo que pode ser enomeado. Situações de confronto com o que desencadeia a fobia, causa reação comportamental de evitação. Evita por medo. No caso da fobia social há um medo em ser criticada. Pode ser objeto, situação, ambiente e outros, de acordo com o psicológico da pessoa afetada e sua história que marcou.
No transtorno de personalidade esquiva, não há propriamente um medo de algo e sim um receio a algum tipo de exposição no meio social, levando a pessoa a evitar estes ambientes publicos ou eventos. É uma linha tênue e da para confundir.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!