O que é um transtorno de ansiedade?

6 respostas
O que é um transtorno de ansiedade?
A ansiedade é um medo irracional, inexplicável, com perda de controle sobre o próprio corpo, que cursa com sintomas autonômicos(taquicardia, sudorese, dispnéia, fala de ar, tontura) e estado de hiper-alerta ou hipervigilância. Quando isto interfere na funcionalidade da pessoa, daí chamamos Transtorno de ansiedade.

Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto.

A ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo.

De modo geral o tratamento é multidisciplinar. terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia dinâmica, uso de psicofármacos e intervenções familiares.

Exemplos de transtornos: transtorno de ansiedade de separação; transtorno de ansiedade generalizada TAG; fobias específicas; fobia social; transtorno de estresse pós traumático TEPT.

abçs,
Ansiedade define-se como uma "sensação de medo sem causa evidente" e dá-se o nome de transtorno quando este medo torna-se excessivo e passa a trazer prejuízos importantes para o indivíduo (vida afetiva, social e profissional).
Os transtornos de ansiedade variam em sua intensidade e como se apresentam, por exemplo: fobias, pânicos, manias e outros.
Os transtornos de ansiedade apresentam sintomas físicos (sudorese, taquicardia, falta de ar) e psíquicos (insônia,irritabilidade,inquietação) e a boa notícia é que há tratamento,sendo possível atenuar ou extinguir sintomas com possibilidades medicamentosas e psicoterápicas.
O medicamento vem para melhorar os sintomas e a psicoterapia, entender as causas.
Um ESTADO de ansiedade se caracteriza por um "receio" de algo que está por vir. O "receio" se configura como uma variação do medo. O medo aparece como um estado de alerta ou preocupação, muitas vezes desconfortável. É um estado emocional ou sentimento que, naturalmente, está presente em todos nós assim como outros sentimentos como amor, raiva e culpa, por exemplo.

Ansiedade e medo servem para nos proteger de situações que nos ameaçam. Ansiedade e medo são bons quando são PROTETORES.

Há, no entanto, o momento em que parece que a ameaça é constante. Ansiedade e medo tornam-se muito presentes. Ansiedade e medo não são bons quando são PRIVADORES. Aqui muitas vezes se encontram os transtornos de ansiedade.

É o momento de buscar ajuda de um especialista.
É um transtorno caracterizado por preocupações excessivas e difíceis de controlar, acompanhada de diversos sintomas somáticos como: cefaleia, dificuldade de respirar, palpitação, sudorese, tontura, ondas de frio e calor, micção frequente, náusea, insônia, irritabilidade, etc.
Olá, a ansiedade é necessária para todas as pessoas, porém em uma dose moderada, controlada, que não prejudica a dinâmica da vida do sujeito. Quando falamos em transtorno de ansiedade já é um nivel extremo, que causa muito desconforto e prejuízos sociais, profissionais e pessoais. Dentro dos transtornos de ansiedade existem: Transtorno do pânico, ansiedade generalizada, fobia social, fobias específicas entre outros. Para todos os transtornos de ansiedade existe tratamento e se necessário medicação.