O que fazer diante de crenças disfuncionais no luto?

4 respostas
O que fazer diante de crenças disfuncionais no luto?
 Silvia Cristina De Souza Cruz
Psicólogo
Rio de Janeiro
Acolhendo a experiência da pessoa como ela é. O mais importante nesse momento é oferecer um espaço seguro, de aceitação incondicional, onde a pessoa possa nomear e explorar essas crenças. Ao sentir-se ouvida e respeitada, ela mesma vai encontrando formas mais autênticas e funcionais de lidar com a perda, no seu tempo e no seu ritmo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Diante de crenças disfuncionais no luto, é importante entrar em contato com elas e avaliá-las com cuidado, buscando compreender se correspondem à realidade ou se estão sustentadas por interpretações distorcidas. Esse processo permite ressignificar tais crenças, favorecendo uma elaboração mais saudável da perda e a possibilidade de seguir adiante de forma menos dolorosa.
Tomar consciência de quais são essas crenças, ou seja dar nomes à elas (pois variam de pessoa para pessoa); conhecer as fases do luto; trabalhar o autoconhecimento e a história do enlutado com a pessoa falecida e assim, junto com o psicoterapeuta, elaborar o processo de luto.
É fundamental que o luto seja validado, essa dor é legitima, por isso, essa emoção deve ser acolhida para a partir daí iniciar qualquer tipo de intervenção. Depois da validação identificar crenças disfuncionais como: " sem essa pessoa, minha vida perde o sentido", entender a função emocional dessa crença, realizar a reestruturação cognitiva, ressignificando o luto. A crença disfuncional perde lugar quando um significado mais saudável aparece.

Especialistas

Marta Viviane Wodonos

Marta Viviane Wodonos

Psicólogo

Curitiba

Patrícia Penrabel

Patrícia Penrabel

Psicólogo

Campo Grande

João Crivoi

João Crivoi

Psicanalista

Vinhedo

Maria Alice Lazzarotto de Freitas

Maria Alice Lazzarotto de Freitas

Psicólogo

São Carlos

Diane Barranco

Diane Barranco

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 80 perguntas sobre Processos de luto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.