O que fazer quando você descobre que tem amigas falando mal de você? queria ter uma conversa com elas

25 respostas
O que fazer quando você descobre que tem amigas falando mal de você?
queria ter uma conversa com elas , mas sem machuca-las me ajudem
A melhor forma de resolver essa situação é com a conversa. Conversando com calma, paciência e respeito você cria um espaço para que elas possam explicar para você o que está acontecendo e para que você fale como está se sentindo nessa situação e juntas pensarem numa solução.

Boa sorte!

Olá! Acredito que este tipo de situação exige uma escuta individual de cada caso, não há uma cartilha ou "conselho" que caiba melhor. O mais interessante seria você avaliar com um psicólogo qual é o conteúdo destas falas, qual a motivação que encontra para se relacionar com estas pessoas e, principalmente, como e em que ponto o que elas falam sobre a sua pessoa te afeta negativamente.
Estou a disposição.
Quando se está nesse tipo de situação é na maioria das vezes delicado mesmo. Expor o que sente é importante para que você se sinta bem, porém é importante também deixar aberto um canal para que você possa ouvir o que elas tem a falar a você. Uma técnica que pode te ajudar a conduzir essa conversa é a chamada Comunicação Não-Violenta. Ela foi desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg. Ela tem 4 etapas: Observação dos Fatos / Sentimentos / Necessidades / Pedido - Você pode iniciar falando sobre os fatos que tem observado, apenas descrevendo-os, sem julgamento - Depois disso, fale dos seus sentimentos sobre os fatos, podendo tentar descrever alguns sentimentos que tenha percebido no outro também - Após expor os sentimentos, diga os desejos e necessidades que esses sentimentos trazem a você (ex: pararem de falar mal) - E no final faça um pedido, sem uma conotação de ordem, mas que gostaria que algo acontecesse por parte dela para resolver a situação. Espero que ajude. Boa sorte!
Olá, a conversa é a forma mais fácil de resolver tal problema, mas existem formas de conversar sem piorar a situação. O melhor teórico para esses problemas foi Carl Rogers, seguindo os ensinamentos dele, a chame para uma conversa, mas exponha como se sente sem ofendê-la e deixe ela se explicar também.
Acho que o melhor jeito é chamá-las para conversar, com calma para que consigam esclarecer a situação e tentar entender o que aconteceu. Eu entendo que você não queira machucá-las, mas também é necessário que exponha como se sente em relação ao ocorrido, uma vez que elas não agiram de forma correta com você.
As pessoas agem por motivos diferentes. Sugiro conversar separadamente com cada uma. Falar sobre seus sentimentos e como se sente de forma assertiva é o ideal. Também é interessante buscar apoio psicológico uma vez que você pode reelaborar demandas como estas bem como adquirir estratégias de enfrentamento. Pois reconhecer e interpretar que as pessoas são as únicas responsáveis pelo que pensam e falam. Espero ter colaborado. Abraço!
se são pessoas importantes para você, que vale a pena manter a amizade, não tem como fugir da conversa, do enfrentamento. sempre mantendo o foco do objetivo que queira alcançar, qual é? esclarecer? se justificar? perguntar? As vezes, acontece estas coisas em nossas vidas também para repensarmos as nossas amizades, ou nossos comportamentos, rever nossos valores.. reflita com carinho.
É necessário que você converse com suas amigas. Falar com elas com sinceridade e transparência, pois desta forma você elas poderão compreender como isso te afetou e você também compreenderá os motivos que as levaram a fazer isso.
Seja assertiva e tudo correrá bem. Se tiver dificuldades em ser assertiva faça terapia, se possível a Terapia cognitivo-comportamental pode te ajudar. Abraços.
A melhor forma é chamar para ter uma conversa individual com cada uma é ser sincera , expressar o que esta sentindo de uma forma que não machuque mas que seja verdadeira, na terapia cognitivo comportamental utilizamos a expressão ser acertivo- quando falamos o que não está agradando sem ofender .
espero que tenha contribuído e para melhorar te indico fazer psicoterapia essas e outras questões vamos está trabalhando.
Olá! Uma conversa franca é sempre indicada. Penso ser prudente que você fale com elas, no coletivo, isto evita distorções na comunicação, permitindo que todos tenham sua vez de falar. Por outro lado, é importante que você faça uma auto-avaliação. Isto lhe ajudará a aprender com a experiência, e avaliar, se suas escolhas são assertivas ou não. Se tiver dificuldades, procure um profissional psicólogo.
Boa sorte!
Olá
Você precisa ter uma conversa e ser assertiva, que é ser direta e clara, sem causar constrangimentos. Descreva a situação a elas e fala como você se sentiu com isso.
Espero ter contribuído, um abraço !
Converse. Tente entender o que está acontecendo com suas amigas e diga como se sente ao saber que elas estão falando mal de você. É através da comunicação que resolvemos grande parte dos nossos problemas.
Você pode conversar de forma assertiva e empática. Procure expressar o que sente, mas sem ser agressiva. É importante entender o motivo do comportamento delas, porque essas críticas negativas (já que estão falando mal de você a terceiros). Também fazer uma autoavaliação, se questionando se há fundamentos nas colocações delas e usar tudo isso para o seu próprio crescimento. "O que posso usar para melhorar?" Se nada que falam fazem sentido, mesmo após elas argumentando os motivos, desconsidere. Não deixe tudo afetar a sua autoestima. Se você tem dificuldade para lidar com tudo isso, procure um psicólogo. Boa sorte!
Pelo seu relato você parece temer a rejeição,sugiro que busque acompanhamento psicológico para que você aprenda melhores maneiras de se relacionar e de ser mais assertiva.
Penso que seja importante, num primeiro momento, reavaliar o lugar dado a essas relações. As considera suas amigas, de fato, ou colegas, conhecidas de trabalho ou redes sociais? Nossos relacionamentos se diferem em razão do nível de profundidade e cumplicidade que estabelecemos, certo? E poder olhar para isso com clareza e discernimento, nos ajuda a compreender se desejamos, verdadeiramente, ir à fundo para esclarecer a situação ou não. Se sua resposta for positiva, acredito que uma conversa franca, com cada uma individualmente, seja um caminho. Você fala de sua preocupação em não machucá-las. Existe um livro maravilhoso que pode te ajudar não somente nessa situação, mas em qualquer outra que te desafie a se comunicar com clareza, sensibilidade e assertividade. Chama-se Comunicação Não Violenta, de Marshall Rosenberg. A leitura é fácil e o conteúdo bastante prático. :)
O ideal é que você possa lidar com essas dúvidas e questionamentos em um processo Psicoterápico. Nele você poderá entender porque esse tipo de atitude lhe afeta e buscar maneiras funcionais de expressar suas insatisfações nesta e em outras ocasiões.
Olá. Uma conversa vai bem nesse caso, mas com esse medo de machucá-las é você que acaba se machucando. Tenha uma conversa com calma e demonstre seus sentimentos, se por algum motivo elas não entenderem é melhor se afastar. Se elas forem amigas de verdade se importarão com você. Atenciosamente.
Olá!! Conversar é uma boa solução, o importante é o quanto você está confortável em fazer isso. Temos controle do que falamos, mas não do que os outros escutam. Um primeiro passo, seria expor seus sentimentos as suas amigas e entender o que elas realmente falaram sobre você. Pode ser que tenha ocorrido algum ruido na comunicação e talvez o que chegou até você não seja realmente o que foi dito por elas. Vale a pena uma boa conversa.
Não há um manual de como conversar, porém há possibilidades de escutar e compreender as situações contextualizadas com a sua pergunta e posteriormente informar o quanto tais assuntos lhe chamaram a atenção e assim dialogarem, separando o que é seu e o que é do outro. Nem sempre colocar sua opinião ofenderá elas. É preciso compreender melhor essas relações.
Que bom que nos escreveu! O que as suas amigas pensam sobre você não pode afetá-la a não ser que permita.
Como ficou sabendo sobre os comentários? Se por acaso foi uma fofoca, corte o portador de sua vida porque alguém que traz a fofoca não quer vê-la feliz. Quando ouvimos alguém falando de outra pessoa, devemos mudar o assunto ou pedir ao fofoqueiro para escrever em um papel o que está dizendo e assinar embaixo. Se assinar merece o seu crédito, caso não esqueça.
Viver em sociedade exige que não se leve tudo muito a sério tudo que se ouve. Busque autoconhecimento e aumentar o amor próprio e aumentará sua invulnerabilidade. Boa sorte!
Eu teria uma conversa honesta falando sobre como você se sentiu com essa atitude. Tudo pode ser conversado e dito desde que seja de uma forma construtiva e não acusatória. Acredito que essas pessoas devem ser importantes para você. Uma dica que sempre dou é comece falando sobre as qualidades e dos sentimentos que vc tem pela pessoa, depois fale da situação e como você se sentiu e somente por ultimo questione. Ex; fulana eu admiro voce por ser .... e prezo nossa amizade por isso isso e isso, fiquei sabendo da situação tal e isso me deixou magoada ... e finalize com o seu desejo seja limpar a situação e entender porque a pessoa nao pode falar diretamente com você; não traga outras situações para a conversa e nem acusações pessoas. Ao invés de dizer você é isso diga, quando você faz isso me sinto de tal forma. Espero ter ajudado.
Conversas difíceis são sempre desafiadoras. Um jeito de começar pode ser utilizar a linguagem do "eu", ou seja, iniciar a partir da sua perspectiva. Por exemplo: Quando tal e tal coisa acontece, EU pensei/senti tal e tal. Espero ter ajudado!
Boa noite. O diálogo sempre é a melhor resposta. Converse de forma clara e assertiva. Seja sincera e esteja de coração aberto, elas vão perceber. A falta de diálogo faz com que criemos fantasias a respeito de situações e pessoas que, muitas vezes, são mais da nossa mente, do que da realidade. Se você tem dificuldade para lidar com tudo isso, procure um psicólogo. Boa sorte!
Olá. Penso que refletir e listar como você acha que pode machucá-las nesse conversa é um bom início. Por que você acha que isso aconteceria? quais coisas você falaria ou faria que as machucariam? Por que você não quer machucá-las?
Converse com outras amigas também, peça ajuda de pessoas em quem você confia. Boa sorte!