O que sao disfunçoes sexuais psicogênicas?

7 respostas
O que sao disfunçoes sexuais psicogênicas?
O termo gênico, ou genésico, associado ao sentido de gênese (origem), é comumente vinculado na atualidade a genética (código), e assim surge o equívoco de palavras com significações bem distintas da hereditariedade serem deturpadas.
Disfunção sexual Psico-gênica diz respeito a toda e qualquer alteração sexual de origem, causa ou derivação psicológica. Isso exclui qualquer causa puramente externa, como as relacionadas ao uso de substâncias.

As disfunções sexuais psicogênicas , como o nome está dizendo, são ocasionadas pelo psiquismo,e não têm sua origem orgânica, por doenças, etc..
Diferente das orgânicas, elas têm sua origem repentina .
Conflitos, ansiedades, situações traumáticas , auto-estima baixa estão presentes.
Também, às vezes ao haver uma falha , o medo , até pavor, de que venha acontecer de novo, acaba trazendo uma ansiedade tão grande, que leva certamente a outras falhas,é a ansiedade do desempenho.Também psicogênica.
As pessoas, geralmente não têm consciência do que determinadas situações podem mexer .
Podemos dizer que estas disfunções psicogênicas são psicossomáticas. O corpo está representando algo que ainda não se pode falar e ter consciência.
Como foi explicado em cima, psicogênico significa que não se encontra uma "causa" no corpo que desse para medir. Isto não significa que não sejo o corpo que apresenta esta disfunção, mas não se pode mostrar como a experiência psicológica se transmite nesta expressão no corpo.

Os fenômenos da vida sexual são indicadores importantes das experiências que a pessoa fez na vida, principalmente na infância, pois a consciência tem pouquissimo acesso ao funcionamento sexual.

Se você perguntou porquê está com este problema, recomendo levá-lo a sério, pois significa que a sua vida está sofrendo em qualidade também em outras áreas mesmo se em estas você consegue dar jeitos e já achou a sua forma de viver. Mas pode melhorar.

Para arrumar a sua mente e viver melhor, recomendo a psicoterapia profunda e a psicanálise como possibilidades.
Olá. A maioria das disfunções sexuais tem sua origem no emocional, ou seja, a maioria não tem uma causa fisiológica.
Na cultura que vivemos há a busca da pilula milagrosa, impulsionada também pelas propagandas, mas se o emocional não for cuidado o resultado é quase sempre frustante.
Procure um psicólogo para cuidar da ansiedade e eliminar possíveis dúvidas e ou conflitos em relação à sexualidade.
São disfunções sexuais ligadas a fatores emocionais, psíquicos e sem relação com causas orgânicas ou urológicas. Um terapeuta é fundamental nestes casos. Algumas vezes, psicoterapia de casal também pode ser necessária.
O termo "psicogênico", muito comum no inicio da Psicossomática, diz respeito a origem psicológica de um mal funcionamento do corpo, como alguma disfunção ou doença. No caso das disfunções sexuais psicogênicas seriam dificuldades sexuais de origem psicológicas.
Olá , seria importante você fazer uma avaliação com um psicólogo, com o intuito se aproximar das questões que geram duvidas. Porém na maioria dos casos estão relacionadas as questões psicológica.
Boa sorte.