Disfunções sexuais psicogênicas - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em disfunções sexuais psicogênicas

Encontre um especialista em Disfunções sexuais psicogênicas na sua cidade:
Marcello Furst de Freitas Accetta

Marcello Furst de Freitas Accetta

Psicólogo

Rio de Janeiro

Andreia Furst Tabbert

Andreia Furst Tabbert

Psicólogo

São Bento Do Sul

Antonio Paulo Malmann

Antonio Paulo Malmann

Ginecologista

Campos Novos

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas sobre Disfunções sexuais psicogênicas

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Disfunções sexuais psicogênicas

 Matheus Rotta
Matheus Rotta
Médico acupunturista, Psicólogo
Mogi das Cruzes
Acupuntura e fitoterapia, procure um especialista na sua região.
7 respostas

Olá
A castração quimica, no tratamento do câncer de próstata, pode ser feita de modo continuo ou em intermitente (não permanente) levando-se em consideração o contexto que foi indicada.…
5 respostas

Dra. Aparecida de Paula Santos
Dra. Aparecida de Paula Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Belo Horizonte
Estou de acordo com todas as respostas. Trabalhe as causas internas com um psicólogo.
Boa Sorte!
7 respostas

Especialistas falam sobre Disfunções sexuais psicogênicas

A disfunção sexual é a incapacidade do homem ou da mulher de desempenhar a atividade sexual no seu todo, e dependendo da resposta diante da cena erótica mostra em que momentos elas acontecem. Em maioria as disfunções ocorrem em três níveis: A fase do desejo, da excitação e fase do orgasmo. A ansiedade aparece como fator básico para todas as disfunções sexuais, mas encontram-se também outras causas emocionais como baixa estima , insegurança, traumas ou stress. O fracasso no desempenho sexual pode gerar grande sofrimento e desorganização emocional.

“A saúde sexual é um estado de completo bem-estar físico, emocional, mental associado à sexualidade e não só à ausência de doença ou enfermidade” (OMS, Organização Mundial de Saúde). A pessoa pode apresentar alterações ou perturbações no seu ciclo de resposta sexual surgindo as dificuldades ou disfunções sexuais que impedem a vivência de uma vida sexual satisfatória e gratificante. As causas que podem estar na origem ou contribuir para estas dificuldades, podem ser orgânicas, psicológicas ou mistas. Problemas de saúde físicos e psicológicos, uso de medicamentos, tabagismo, problemas afetivos ou de natureza relacional, falta de experiência, etc.

Todas as disfunções sexuais, femininas ou masculinas, tem um componente psicológico que precisa ser investigado e resignificado pelo paciente, por isso o processo terapêutico é fundamental para a melhora do quadro. Através de questionários e testes é possível acessar conteúdos emocionais que estão limitando e até mesmo impedindo o paciente de ter uma vida sexual satisfatória e prazerosa.

Giane Nucci

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo


As principais Disfunções Sexuai são: Disfunção Erétil, Ejaculação Rápida ou Precoce, Anorgasmia, Inapetência sexual, Vaginismo, Dispareunia, compulsão sexual, além de diversos tipos de inadequações sexuais com as quais me deparo, diariamente em meu consultório. Utilizando a bordagem comportamental, ao longo dos anos, conseguimos alcançar inúmeros resultados positivos no tratamento dessas Disfunções Sexuais.

Junior Gaia

Psicólogo, Sexólogo

Fortaleza


Disfunção Sexual é a incapacidade do indivíduo para participar de um ato sexual com satisfação e pode ocorrer por problemas orgânicos e/ou emocionais, trazendo sofrimento para a pessoa. Para ser uma disfunção essa dificuldade deve ser recorrente e os sintomas persistirem por 6 meses, além de vivenciada como algo indesejável e incontrolável. É importante lembrar que as disfunções sexuais podem atingir homens e mulheres e se não tratadas, muitas vezes, provocam problemas no relacionamento afetivo e na autoestima da pessoa.

Michelle Sampaio

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo


A Resposta Sexual Humana é composta por 4 etapas: Desejo, Excitação, Orgasmo e a Resolução. Casa fase tem suas características e os aspectos psicológicos influenciam diretamente nestas fases. Quando algumas destas fases está disfuncional, isto é, não cumpre sua tarefa, temos identificado um problema sexual se assim a pessoa identificar como tal (for um problema para ela). Aspectos psicológicos: ausência de educação ou permissão sexual, infância ou adolescência marcadas por privação emocional, física, verbal ou afetiva, trauma ou coerção sexual, ansiedade, depressão, transtornos de apego, transtornos de personalidade ou outras psicopatologias, conflitos, insultos, perdas etc.

Barbara Juliana Ahlert

Psicólogo, Sexólogo

Porto Alegre


A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera as disfunções sexuais como a incapacidade de participar da relação sexual com satisfação. As disfunções se manifestam por algum desconforto ou dificuldade com relação à expressão do desejo, excitação ou orgasmo. A perda de excitação sexual é uma queixa comum a ambos os sexos, porém as mulheres tendem a queixar-se mais sobre a falta de prazer ou interesse e os homens sobre a falta de ereção ou descontrole da ejaculação. As disfunções sexuais podem ser influenciadas por diversos fatores, como a relação com o(a) parceiro(a), baixa autoestima, depressão, uso de antidepressivos, hormônios, neurotransmissores, entre outros.

Rosemery Otaka Yukimitsu

Psicólogo, Sexólogo

São Bernardo do Campo


São dificuldades relacionadas à vida sexual e amorosa de origem emocional. A maioria das pessoas nem percebem a importância das emoções na vida íntima, entretanto conflitos conjugais, problemas no trabalho e insegurança interferem bastante na vida amorosa e sexual. Ansiedade e depressão podem afetar o interesse e apetite sexual, interferindo na vida do casal. Busque ajuda profissional.

Clarice Lopes Gentilli

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo


Descartando problemas neurológicos, a disfunção sexual psicogênica diz respeito a ter causa psicológica. Ela pode se manifestar de várias maneiras, como ejaculação precoce ou retardada, dor ao ejacular e a própria impotência. As disfunções de origem psicológica é a mais prevalente em homens jovens e corresponde a aproximadamente 10% dos casos em pacientes com mais de 50 anos de idade. Os principais fatores desencadeadores são depressão, estresse, fadiga e problemas de insatisfação com a parceira, instabilidade profissional, medo de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis e frequentes conflitos entre os parceiros. Procure sempre um profissional especializado.

Elenir Paro

Psicanalista, Psicólogo

Fortaleza


A maioria das disfunções sexuais são de ordem psicogênicas, e seu fator principal é a ansiedade. Vivemos em tempos em que há um ideal para tudo. "Como eu devo me comportar no trabalho, em uma reunião, num jantar e, também, no sexo". Existe um ideal ao qual o sujeito se prende e acaba sendo escravo de uma pergunta fundamental: "O que querem de mim?". O que um homem ou uma mulher esperam de mim na cama? É a partir de uma "performance" que tudo se perde, o desejo de nada tem a ver com o "como deve ser", o desejo "apenas é". A pornografia é uma grande vilã nesse processo performático. Pare de olhar pra fora e venha olhar para dentro, uma análise pode ser um processo maravilhoso, basta começar.

Amauri Pereira

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Agendar uma visita

O sexo ainda é um tabu em nossa sociedade. Existem muitas dúvidas a respeito da atividade sexual em si e, especialmente, uma curiosidade para se saber o que é considerado normal. Coisas como a criação que se teve, a religião exercida, a idade, o gênero e a orientação sexual influenciam diretamente na maneira como as pessoas vivenciam sua sexualidade. E muitas vezes quando há conflitos internos relacionados ao tema surgem as disfunções sexuais (como a ejaculação precoce e disfunção erétil nos homens, e o vaginismo e a perda de desejo sexual nas mulheres), que necessitam de um profissional devidamente capacitado para a melhora do quadro. Alguém que possa acolher e saiba conduzir tal demanda.

Quais profissionais tratam Disfunções sexuais psicogênicas?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.