O que se caracteriza um episódio psicótico agudo? É recomendável o uso de risperidona para tratar

4 respostas
O que se caracteriza um episódio psicótico agudo? É recomendável o uso de risperidona para tratar das crises?
Um episódio psicótico agudo é caracterizado por uma quebra no juízo de realidade, com a possível ocorrência de delírios e alucinações, numa duração inferior a um mês. Risperidona é uma das medicações utilizadas para o controle dos sintomas, porém é indispensável uma avaliação psiquiátrica para se tomar a conduta mais apropriada para o caso.

Cordialmente,
Dr. Daniel A. Cavalcante

Um episódio psicótico agudo pode se apresentar de várias maneiras. A característica comum a qualquer forma de apresentação é ruptura do paciente com a realidade. Essa ruptura é decorrente de alterações no juízo crítico, por alguma patologia psiquiátrica ou por doenças orgânicas extra-cerebrais.. É comum ocorrerem sintomas como desorganização do pensamento, alterações na percepção( alucinações e/ou ilusões), no comportamento( agressividade, erraticidade), alterações no humor, no afeto, na coerência e na interação do paciente consigo mesmo e com o ambiente. É uma emergência psiquiátrica, demanda abordagem imediata com medicamentos( entre eles está a risperidona) e internação hospitalar, quando há riscos de auto ou heteroagressividade.
Olá,
O transtorno psicótico agudo é uma experiência vivida pelo sujeito acometido por uma "crise", devido à causas variadas, levando à sintomas agudos como desorganização mental, comportamentos de risco, tanto para a pessoa em crise como para as pessoas à sua volta, agitação psicomotora, delírios, alucinações, entre outros, de acordo com cada pessoa. A intervenção medicamentosa é utilizada em quase todos os casos, inclusive por se tratar de uma emergência. Um diferencial no acolhimento à essas situações, é o vínculo que o paciente pode ter estabelecido com um profissional antes que ocorra este surto (no caso de reincidência da crise). Uma escuta profissional qualificada e prolongada pode proporcionar ao paciente uma maneira menos sofrida de passar pela experiência da crise psiquiátrica. Procure uma equipe multiprofissional!
Abraços
A ocorrência de um episódio psicótico agudo é caracterizada pela predominância da cisão do psiquismo do paciente, ou seja, fantasia e realidade acabam por serem fusionadas e, por conseguinte, o indivíduo não consegue discernir os limites dessas duas instâncias.
Torna-se imprescindível a avaliação psiquiátrica, pois o tratamento medicamentoso visa justamente atuar diretamente nos sintomas predominantes, sendo estes a confusão mental/desorganização do pensamento; mudanças abruptas no que se refere ao comportamento e apreensão do mundo que o cerca; inclusive há surgimento de alucinações e delírios, dentre outros sintomas possíveis.
Em função do surto psicótico, o paciente precisa ser atendido prontamente, inclusive há serviços de emergência especializados, de cunho psiquiátrico.
Como Psicanalista e Psicóloga reconheço a extrema importância da medicação visando o bem-estar físico e emocional do paciente, mas, a longo prazo, torna-se imprescindível que o paciente se engaje em análise.