O que se define como dislexia?
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O que se define como dislexia?
A Dislexia é basicamente um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula.
Sintomas:
.Dificuldade com a linguagem e escrita.
.Dificuldades com a ortografia.
.Dificuldade na aprendizagem da leitura.
Entre outros sintomas.
Sintomas:
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.Dificuldades com a ortografia.
.Dificuldade na aprendizagem da leitura.
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A dislexia é uma dificuldade na área de leitura e escrita - ligadas ao aprendizado e à compreensão do código lingüístico (correspondência fonema x grafema, ou seja som x letra). Pode estar acompanhada de dificuldades na localização espacial e temporal, com alterações nas noções de direita e esquerda. Dificuldades nas operações matemáticas e na memória de trabalho, entre outras.
É uma patologia tratada em equipe multidisciplinar, mas de início o profissional mais indicado é o Fonoaudiólogo; mas também aliado à terapia fonoaudiológica o paciente pode contar com a parceria da psicologia, pedagogia e terapia ocupacional.
É uma patologia tratada em equipe multidisciplinar, mas de início o profissional mais indicado é o Fonoaudiólogo; mas também aliado à terapia fonoaudiológica o paciente pode contar com a parceria da psicologia, pedagogia e terapia ocupacional.
A Dislexia e a dificuldade principalmente na leitura trocas de fonemas interpretação de textos, atençao e concentração em sala de aula, orientaçao espaço-temporal, as causas são variadas emocional , neurológica e imaturidade. O tratamento deve ser feito por Fonoaudiologo e Psicologo.
Procure fazer a má avaliação Neuropsicologica para avaliar as funções cognitivas relacionadas a aprendizagem e possivelmente uma reabilitação juntamente com uma equipe multidisciplinar.
Atenciosamente
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É um distúrbio que independe de causas intelectuais, emocionais e culturais.Apresenta dificuldade acentuada no processo de l
Dentro da Psicopedagogia, os três tipos básicos de dislexia são;
- Dislexia Congênita ou Inata: É a dislexia que nasce com o indivíduo, como, por exemplo, uma comprovada alteração hemisférica cerebral, onde os hemisférios encontram-se invertidos ou em igualdade ou até por.uma alteração de alguns cromossomos. Em consequência destas alterações ,o indivíduo disléxico tem pouca ou nenhuma habilidade para a aquisição de leitura e de escrita.
- Dislexia Adquirida: É a dislexia que vem por meio de um acidente qualquer. Como exemplo, temos " Anoxia Perinatal", "Anoxia por afogamento" (obs: Anoxia é a diminuição ou falta de oxigenação no cérebro.
Dislexia Ocasional: É causada por fatores externos e que aparece ocasionalmente. Exemplos: esgotamento do Sistema Nervoso/estresse, excesso de atividades.
Dentro da Psicopedagogia, os três tipos básicos de dislexia são;
- Dislexia Congênita ou Inata: É a dislexia que nasce com o indivíduo, como, por exemplo, uma comprovada alteração hemisférica cerebral, onde os hemisférios encontram-se invertidos ou em igualdade ou até por.uma alteração de alguns cromossomos. Em consequência destas alterações ,o indivíduo disléxico tem pouca ou nenhuma habilidade para a aquisição de leitura e de escrita.
- Dislexia Adquirida: É a dislexia que vem por meio de um acidente qualquer. Como exemplo, temos " Anoxia Perinatal", "Anoxia por afogamento" (obs: Anoxia é a diminuição ou falta de oxigenação no cérebro.
Dislexia Ocasional: É causada por fatores externos e que aparece ocasionalmente. Exemplos: esgotamento do Sistema Nervoso/estresse, excesso de atividades.
De acordo com as respostas, apenas acrescento que quando a criança tem dificuldade na área da consciência fonológica, mesmo que ainda não tenha entrado na alfabetização, ela mostra uma probabilidade maior de ter dificuldades na leitura e escrita, incluindo a dislexia.
A dislexia se define como uma dificuldade específica dentro do processo de aprendizagem em três fatores, basicamente são eles: a Leitura, a expressão escrita e em alguns casos matemática (esse mais classificado como discalculia). Ou seja, a criança apresenta dificuldade na leitura escrita, ritmo desta e sua compreensão. Há critérios para sua avaliação e é importante a verificação dos contextos onde a criança está inserida, escolar, familiar e social.
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