O TOC pode consistir apenas em obsessões?

2 respostas
O TOC pode consistir apenas em obsessões?
Olá. É importante, para o diagnóstico de TOC, verificar se não está havendo a compulsão encoberta, isto é, não existe um comportamento verificável ou visualizado, mas de alguma forma a pessoa se utiliza de mecanismos encobertos para aliviar os sintomas obsessivos. Por exemplo: mentalizar o alívio dos sintomas com a compulsão de contar números, repetição mental de uma frase ou de uma imagem,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! As pesquisas mostram que no TOC não existe obsessão pura. Por mais que a pessoa apresente o predomínio de obsessões, é comum o indivíduo utilizar algumas estratégias, mesmo que mentais, para lidar com as obsessões. Como por exemplo as evitações, podem evitar lugares, pessoas ou situações que possam desencadear as obsessões. Utilizam compulsões mentais, como por exemplo as contagens repetidas vezes. Neutralizações, que são atos mentais ou comportamentais utilizados para neutralizar a obsessão, como fazer uma oração, repetir nomes de santos dentre outros. A hipervigilância, que corresponde a manter-se atento e vigilante a qualquer estímulo que possa desencadear alguma obsessão. É comum a utilização de pelo menos uma dessas estratégias quando o indivíduo apresenta TOC em que há predomínio de obsessões, por isso, no TOC não há apenas obsessões.
As obsessões não são exclusivas do TOC, no Transtorno de Ansiedade Generalizada, por exemplo, também há a presença de obsessões. Por esse motivo é recomendada a avaliação e diagnóstico correto feito por profissional competente como Psicólogo (Terapeuta Cognitivo Comportamental, que é a abordagem indicada para o tratamento do TOC) e/ou Psiquiatra.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.