O TOC pode estar ligado a um caso de estresse pós traumatico?

14 respostas
O TOC pode estar ligado a um caso de estresse pós traumatico?
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um dos transtornos de ansiedade, assim como síndrome de pânico, TOC ou TAG. Geralmente quem sofre de algum transtorno de ansiedade, tem maior possibilidade de desenvolver outro transtorno de ansiedade.

O transtorno de estresse pós-traumático (TSPT) é um tipo de transtorno de ansiedade que pode se desenvolver em pessoas que vivenciaram um evento traumático. Quem sofre de algum transtorno de ansiedade, tem maior possibilidade de desenvolver outro transtorno de ansiedade como o TOC. Sugiro que marque uma consulta com um psicólogo para uma avaliação.
Bom dia, sim pode estar ligado a um estres pós-traumático, isso não significa que sempre vai estar lidado, na psicoterapia vamos buscar o gatilho, onde e como iniciou.
Com certeza a psicoterapia vai te ajudar muito.
Olá bom dia, existe sim a possibilidade de ter alguma correlação, o importante é investigar melhor o que pode estar levando ao TOC que você se referência, pois se associado com uma situação traumática pode ser indicativos de outras questões, é importante considerar a ideia de buscar por um profissional qualificado para te auxiliar, espero que fique bem!
Olá! Existe a possibilidade sim de estar ligado, mas não necessariamente em todo o caso haverá essa ligação. Seria importante analisar e compreender o que está associado com os sinais de TOC e também sofre essa situação traumática. Espero ter ajudado
Boa noite
Ambos são transtornos de ansiedade. Pode haver relação, porém só avaliando para ter certeza. Procure um psicólogo para lhe ajudar
Olá! Sim, o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) pode estar relacionado a evento pós-traumático, mas não é o único quesito. Primeiro é importante uma avaliação para diagnóstico, uma vez que o TOC é uma doença mental grave e às vezes generalizado. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Cuide-se!
Oi Boa tarde! Pode estar ligado sim.... Mas é preciso entender o que causou. Procure um profissional da Psicologia para te ajudar. Fique bem.
Sim, se o trauma não for tratado corretamente pode se tornar em uma obsessão.
Olá, bom dia. Sim, pode estar relacionado a um evento traumático. É importante você buscar um profissional para lhe ajudar a entender o que está acontecendo. Procure um psicólogo, ele irá te ajudar! Cuide de você. Abraços
Olá! Pode estar ligado sim, mas para ter certeza é importante você buscar ajuda de um profissional para uma avaliação correta. Procure um profissional da Psicologia para te ajudar.
Olá, tudo bem?

O Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um tipo de ansiedade que surge a parir da ocorrência de eventos traumáticos, e sempre que o indivíduo entra em contato com algum gatilho que lembre o trauma, pode apresentar sintomas de ansiedade.
O TOC, por sua vez, também apresenta grandes níveis de ansiedade, quando surge em forma de pensamentos obsessivos, e que perturbam o indivíduo, induzindo-o a se comportar de determinadas maneiras para o alívio da ansiedade.
Dessa forma, são transtornos independentes, ou seja, surgem sem a necessidade da presença de outro transtorno, porém, podem sim, existir casos em que um trauma pode se tornar pensamentos obsessivos e perturbadores, que exigem que o indivíduo tenha comportamentos obsessivos, a fim de se livrar de tais pensamentos ou da ansiedade gerada por eles.
São independentes, porém, há a possibilidades de surgirem como comorbidades.
Espero ter esclarecido,

Estou à disposição.

Abraço.
Olá , sim pode estar relacionado, porém existem outras possibilidades, os de origem biológica, predisposição genética, alterações funcionais e neuroquímicas cerebrais. O importante é tratar o quanto antes, para amenizar os sintomas e conseguir ter qualidade de vida. Procure Terapia e se necessário outros encaminhamentos.
olá como vai?
Sim, existe uma relação entre Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Estresse Pós-Traumático (EPT). Embora sejam dois distúrbios diferentes, algumas pessoas que experimentam um evento traumático podem desenvolver sintomas tanto de EPT quanto de TOC, e em alguns casos os sintomas podem se sobrepor.

Relação entre EPT e TOC:
EPT é um transtorno de ansiedade que pode se desenvolver após a exposição a um evento traumático. Os sintomas típicos incluem flashbacks, pesadelos, evitação de gatilhos relacionados ao trauma e reações físicas intensas ao lembrar do evento.
O TOC, por outro lado, é caracterizado por pensamentos intrusivos e recorrentes (obsessões) que causam ansiedade, juntamente com comportamentos repetitivos (compulsões) realizados em resposta a esses pensamentos para aliviar a ansiedade.
Em alguns casos, uma pessoa que experimenta um trauma pode desenvolver sintomas tanto de EPT quanto de TOC. Por exemplo, alguém que testemunhou um evento traumático pode desenvolver obsessões relacionadas ao evento e, em seguida, realizar compulsões para tentar aliviar a ansiedade associada a esses pensamentos intrusivos.
Sintomas sobrepostos:
Ambos os distúrbios envolvem ansiedade intensa e podem compartilhar sintomas semelhantes, como preocupações persistentes, irritabilidade e dificuldade em concentrar-se.
No entanto, é importante observar que EPT é tipicamente desencadeado por um evento traumático específico, enquanto o TOC pode se desenvolver sem um evento precipitante claro e muitas vezes envolve obsessões e compulsões não relacionadas a um trauma específico.
Tratamento:
O tratamento para EPT e TOC geralmente envolve psicoterapia, que pode ajudar a pessoa a enfrentar seus medos e a lidar com os sintomas.
Em alguns casos, medicamentos também podem ser prescritos para ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade associados a esses distúrbios.
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando sintomas de EPT, TOC ou uma combinação dos dois, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado para avaliação e tratamento adequados. Espero ter ajudado!! Te desejo um feliz dia!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!