O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) realmente causa distorções de memória ou a pessoa est
4
respostas
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) realmente causa distorções de memória ou a pessoa está mentindo propositalmente?
No Transtorno de Personalidade Borderline, distorções de memória não são mentiras propositalmente inventadas, mas refletem a forma como o psiquismo organiza lembranças carregadas de emoção. Experiências traumáticas ou intensamente negativas podem permanecer fragmentadas, confusas ou fortemente associadas à carga afetiva, fazendo com que detalhes neutros sejam esquecidos ou lembranças sejam alteradas pela intensidade do sofrimento. Durante crises emocionais, a percepção do passado pode ser vivida como se estivesse acontecendo no presente, reforçando interpretações distorcidas sem intenção consciente de enganar. A psicoterapia ajuda a pessoa a diferenciar passado e presente, organizar memórias e reconhecer padrões de percepção, promovendo maior clareza e responsabilidade sobre experiências e comportamentos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
No TPB, as distorções de memória costumam estar relacionadas ao estado emocional intenso do momento, fazendo com que a pessoa perceba e recorde os fatos de forma diferente, não como mentira proposital, mas como uma vivência subjetiva muito marcada pela emoção.
Pode ser as duas coisas. O TPB causa um funcionamento na pessoa que ela após sofrer as decepções nos relacionamentos, ela tem um efeito de "zerar tudo", ai ela começa tudo de novo e esquece de muita coisa, principalmente conteúdos dos relacionamentos. O Vazio que a pessoa sente após uma decepção, é bem desgastante, e esses processos internos demandam muita energia, surgindo uma ressaca emocional que consequentemente afeta a memória. Sobre a questão da mentira, é super complexo, e de difícil interpretação, pois quem tem o TPB, tem muitas dificuldades nas relações, faz interpretações distorcidas de uma briga ou alguma combinação. Por terem medo de perder as relações, acabam por fazer tudo possível para não perder ou sair perdendo, podendo usar de diversos recursos para isso, como estratégia de se preservar, pois os abandonos causam muito sofrimento. O TPB é bastante complexo, por isso é difícil comparar sintomas ou dinâmica de funcionamento com pessoas que não tenham nenhuma doença mental. Quem tem TPB sofre bastante e necessita de psicoterapia por longo prazo, até conseguir entender melhor sua dinâmica e minimizar os impactos das disfunções nas relações. Espero ter ajudado! Abraço
Olá. Este transtorno indica que a pessoa está no limite entre a psicose e a neurose ou alguma organização psíquica. Se a pessoa está criando coisas que não condizem com a realidade ( distorcendo a memória ) pode ser que ela esteja entrando num quadro de psicose , mais grave do que o que ela se encontrava antes. Precisa observar a frequência e a intensidade com que acontece e não julgar a pessoa como mentirosa , até pq a mentira também é um sintoma que indica sofrimento mental.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O que caracteriza o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) cognitivamente?
- Quais funções executivas costumam estar prejudicadas no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Quais são os domínios do comportamento adaptativo?
- Qual a ligação entre o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e a ansiedade de antecipação?
- Como posso ajudar alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) que está sofrendo com a hipersensibilidade social?
- Como a sensibilidade física afeta o emocional no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Como a ansiedade de antecipação é tratada em pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?
- Como a autoagressão se relaciona com a dor física e emocional no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Pessoas com Disforia Sensível à Rejeição (RSD) são manipuladoras?
- Um psiquiatra pode diagnosticar Disforia Sensível à Rejeição (RSD) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 2518 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.