O transtorno de Personalidade Paranóide é um tipo de esquizofrenia? Fazendo o tratamento corretamente

8 respostas
O transtorno de Personalidade Paranóide é um tipo de esquizofrenia? Fazendo o tratamento corretamente a pessoa leva uma vida normal??
A depender da área consultada você obterá diferentes diagnósticos. Para a psicanálise, a esquizofrenia costuma ser um tipo de psicose diferente da psicose paranóica. (também pode ser chamada esquizofrenia paranóide). No geral o paciente com esse quadro tem algumas dificuldades em lidar com questões importantes da vida e por vezes há um surto. Durante o surto é preciso intervenção medicamentosa, mas passado o surto é possível que em conjunto com a medicação o acompanhamento psicanalítico estabilize o quadro, e assim, possibilite uma vida equilibrada.

att,
Fernanda

Não . São transtornos distintos.
O Transtorno de Personalidade Paranóde é marcado por alterações crônica na personalidade com desconfiança excessiva , poucas relações interpessoais .
A pessoa leva uma vida relativamente normal embora possa ter dificuldades nos relacionamentos e em outras esferas da vida social.
A Esquizofrenia Paranóde é um transtorno mental que surge com um primeiro surto psicótico ( Delírios e alucinações ) , alterações cognitivas , isolamento social marcante dentre outros sintomas . Pode ser necessário a internação nos períodos de surto psicótico . O uso de Anti-Psicóticos é obrigatório alem de intervenções Psicoterapeuticas.
Atenciosamente .
É uma entidade patológica que envolve suspeitas, desconfianças generalizadas que dificultam o início e a manutenção de qualquer tipo de relacionamento, mas que não impede a autonomia e funcionamento ocupacional. Pode apresentar-se na esquizofrenia e em outras doenças c/características psicóticas. A falta de crença do paciente torna difícil a adesão ao tratamento, o qual consiste em psicoterapia e medicação.
O transtorno de personalidade paranoide é caracterizado por um padrão invasivo de desconfiança e suspeitas generalizadas em relação ao outro, que podem ser causados por excesso de ansiedade, experiência de agressividade frequente na infância e adolescência.
A esquizofrenia é caracterizada pela perda de contato com a realidade, onde a pessoa se fecha no seu mundo interior e tem delírios e alucinações.
Até os sete primeiros anos de formado via a questão da mesma forma dos colegas acima, porém depois de quinze anos de estudos nessa área, consegui, um tratamento eclético e de exceção, apresentado em Congresso Nacional, o qual venho administrando há oito anos, com resultado positivo. Para os casos de esquizofrenia, quando os pacientes não são agressivos. Tratamento sem remédio psicotrópico a base de quatro técnicas específicas, para trabalhar: os delírios, alucinações, juízo de valore e colocar limites.
Finalmente, gravei vídeos de pacientes, observando a questão ética, para apresentar ao Conselho de Psicologia.
Não. O transtorno de personalidade paranoide não é uma esquizofrenia. Nos transtornos já existe um ego formado e estável; a pessoa com transtorno não tem surtos psicóticos, como nas esquizofrenias.
No transtorno paranoide a pessoa tem crises de desconfiança. Durante essas crises o sujeito perde a noção de realidade e imagina traições. Se vale de alguns dados de realidade, porem os arranja de acordo com sua desconfiança para provar que realmente está sendo traído. Durante a crise se tornam agressivos querendo se defender de quem acham ter sido traídos podendo agredir fisicamente o prejudicar de alguma forma a vida de quem eles desconfiam.
No âmbito psicanalítico a esquizofrenia e a paranoia são dois tipos de psicoses distintas. A segunda se diferencia da primeira pelo sujeito apresentar o recurso do delírio a fim de significar aquilo que para ele se pôs como enigmático no desencadeamento (surto). Na esquizofrenia, o sujeito apresenta uma dificuldade num período anterior de sua estruturação. A análise juntamente com a terapia medicamentosa adequada possibilita que o sujeito viva de forma equilibrada.
A minha resposta dependeria do que você imagina como tratamento. A esquizofrenia não é um conceito muito específico, qualquer coisa pode entrar nela. Não adianta dizer que você é esquizofrênico ou não.

No entanto, a paranóa, você sente. É isto que é importante. Você parece que se sente perseguid@. (Assumo que você está falando de si mesm@. Se está falando de outra pessoa ou só teoricamente, tanto faz.)

A sensação de estar perseguid@ vem da infância. O "tratemento" correto seria a psicoterapia ou a psicanálise na qual você leva ajuda para se lembrar das experiências que você costuma evitar de se lembrar, e entendê-las do ponto de vista d@ adult@. A criança se sentiu ameaçada, e por falta de recursos mentais, ficou parada na reação defensiva exagerada. Esta continua funcionando em você.

O que estou descrevendo não é bem um "tratamento," pois nestas psicoterapias @ cliente não é paciente, não é passiv@, "tratada" pelo contrário, tudo depende do grau del@ se ativar.