Olá. Algumas vezes,quando estou com muito sono e tento me manter acordado,tenho alucinações visuais.

24 respostas
Olá. Algumas vezes,quando estou com muito sono e tento me manter acordado,tenho alucinações visuais. Já vi aranhas e até uma criança. Sendo uma alucinação hipnagógica,seria normal ver seres vivos?
Olá, seria importante você procurar fazer uma psicoterapia com o intuito de se aprofundar nas questões relacionadas nesse discurso, uma avalição psicológica já vai te ajudar a ter uma ideia do que precisa ser trabalhado nesse caso.
Boa sorte.

Olá, procure um psicólogo para uma avaliação mais cuidadosa desses eventos. O inconsciente pode nos apresentar símbolos visuais, quando num estado de rebaixamento de consciência. E esses símbolos podem vir na forma de seres vivos, sim. Recomendo a psicologia analítica.
Bom dia, seria importante nesse caso consultar um neurologista ou um psiquiatra para ver as causas das alucinações; o esforço para se manter acordado é uma necessidade ou algo para ver filmes, ou ficar nas redes sociais?
E´importante respeitar as necessidade do próprio corpo para se manter equilibrado. As alucinações precisam ser estudadas melhor para identificar as causas. Procure um profissional.
É importante que você tenha uma rotina de sono bem estabelecida e estável. Isso significa que é fundamental que sua rotina de sono seja respeitada. Em momentos que você sente muito sono é importante que você respeite a necessidade que seu cérebro tem de dormir. O sono funciona como um reparador do nosso cérebro.
Talvez ajude a registrar o seu padrão de sono (hora que dorme, acorda, quando têm as alucinações) por uma semana e agende um médico (neurologista) para verificar o que está acontecendo com você.

De qualquer forma, ter essa alteração perceptual não é confortável e deve lhe gerar bastante preocupação.
Olá ! Td bem !? Primeira coisa é entender por que tenta se manter acordado se está com sono ?
Alucinações são alucinações e o contudo delas cria muito do repertório da pessoa.
Sugiro buscar ajuda psicológica e /ou psiquiátrica.
Talvez você precise estabelecer melhor se está tendo alucinações (que não são comuns) ou se está em estado de sono não profundo, e pensa que está acordado. Algumas medicações podem causar alucinações visuais. E se realmente forem alucinações não induzidas, o conteúdo é o que menos importa. Procure um neurologista.
Olá, precisa procurar um profissional, não é considerado normal ter alucinações, somente um especialista poderá fazer a avaliação que você precisa. Abraços
Olá!
Se faz uso de medicamento para dormir e força ficar acordado é normal acontecer, caso contrário procure um profissional para entender o que está acontecendo.
Olá! É importante detalhar para o médico se você está tomando algum indutor serotoninérgico para se manter acordado, ou se está vivenciando a saída da dependência química, de alguma forma, pois se estiver, este medicamento (ou esta química) poderá estar lhe causando efeitos da chamada Síndrome Remissiva( que é um conjunto de sintomas, entre os quais, a alucinação, formigamento abaixo da pele, como que aranhas circulando pelo corpo, ...) se manifestam; e aí podem vir pensamentos que terão de ser reconduzidos à positividade de vida e otimismo com ajuda do psicólogo, principalmente, neste período de parada do uso dessas supostas substâncias. Se ame! Se cuide! Boa sorte!! Psicóloga Jaqueline Mayworm. Petrópolis.
A privação do sono pode causar diversos fatores significativos no organismo e alterações mentais. Procure ajuda de um profissional habilitado para conduzir essa situação.

Boa sorte!
Olá! Não é comum mesmo ver coisas, mesmo que você leve algum tempo pra sentir sono. É mais adequado você procurar um psiquiatra ou um neurologista primeiro, pra eliminar a possibilidade de alguma patologia. Há que se investigar se você está fazendo uso de medicações ou outros, que possam produzir esse efeito. Depois, caso se faça necessário o acompanhamento psicológico, o médico vai te encaminhar. Há que saber desde quando e talvez alguns exames. Te desejo saúde plena!
É importante que você tente avaliar quando tudo isso começou. Se já aconteceu outras vezes, se ocorreu algo em sua vida que possa ter interferido no que está sentindo. Busque um profissional para realizar uma avaliação minuciosa e os devidos encaminhamentos.
Uma alucinação é uma percepção que não foi desencadeada por um elemento real e isso é atribuído ao ambiente externo a si mesmo. Portanto, quais sentimentos e atribuições você teve ao vê-las? A aranha deu medo? E a criança te gerou bem ou mal estar? O que estas figuras representam para você?
Como psicóloga, sugiro você procurar um profissional próximo a você para desmistificar estas questões e identificar se são pontuais ou esporádicas.
Também oriento entender o motivo da insônia e/ou falta de sono, tendo em vista que pode estar relacionado a um distúrbio do sono e necessidade de consultar um especialista no assunto para verificar se há necessidade de medicação ou apenas mudar padrões de comportamentos já estabelecidos conforme os hábitos adquiridos.
Olá! O medo está relacionado às situações que você tenta se afastar, nega ou sente aversão (na maioria das vezes, isso é inconsciente). Daí existe todo um contexto relacionado às fobias, ansiedades e dissociações. Todo esse cenário indica, sem sombra de dúvidas, a possibilidade da aplicação da Terapia EMDR. Saiba mais na página. Um abraço, Sarah Costa.
Alucinações não são normais.
Como todos os colegas acima falaram, você precisa buscar ajuda profissional.
Sugiro primeiro buscar auxílio com um médico neurologista ou psiquiatra.
Descartadas as questões FISIOLÓGICAS (corpo), aí sim, buscar acompanhamento psicológico.
Espero ter ajudado.
Já pode ser influência do mundo onírico (do sonho) em seus sentidos, então são possíveis tais "alucinações" (que merecem um maior cuidado caso ocorram em momentos plenamente despertos, não me parece que seja o seu caso, pelo que conta).
Se encontra muitas dificuldades para dormir, ou caso tais visões sejam muito terroríficas (”fóbicas", usando o jargão, mas melhor não rotular) ou despertem sua vontade/necessidade de auto-conhecimento, indico-lhe uma boa terapia psicanalitica com um bom profissional.
Tudo de bom!
Boa tarde! Em primeiro lugar seria importante refletir porque precisas te manter acordado. Estarás descansando o necessário? Quando não temos um sono reparador muitas coisas podem acontecer, o corpo e a mente podem entrar em sofrimento.
Você pode procurar um profissional, psicológo ou psiquiatra para avaliar estas supostas "alucinações" e entender os motivos, e depois trabalhar ensima disso.
Espero poder ter contribuído
Olá, boa tarde! Conforme colegas já mencionaram, alucinações não é algo que ocorra no cotidiano das pessoas. Aliado a isso, há que definir o que está chamando de alucinação se, de fato,é. É frequente a confusão entre alucinação e ilusão. Contudo, chama a atenção para o fato de você insistir em se manter acordado quando está com sono. É um fator importante. Qual a necessidade de vigília? O corpo pede descanso. O sono é uma das maneiras de descansar mente e corpo. Por que resiste? Outra informação importante é o uso de substâncias psicoativas, que podem interferir no surgimento de possíveis alucinações. De qualquer forma, sugiro que busque auxílio profissional e aqui vale a busca por profissionais da área de psicologia ou psiquiatra. Em alguns casos, há indicação para ambos os profissionais. Zeína
A resposta parece vir na própria pergunta - "hipnagógicas"; às vezes, - hipnopômpicas, ao despertar. Toma algum indutor de sono? O conteúdo é matéria para psicanalista.
Para identificar se há alguma patologia associada, bem como a necessidade de encaminhamentos para tratamento, indica-se a avaliação neuropsicológica. Em relação ao conteúdo das visões e aprofundamento nas questões emocionais, psicológicas e comportamentais, a psicoterapia (terapia) se faz pertinente. Respeitosamente, à disposição.
Não, não é normal. O mais recomendável, se você ainda não procurou, é agendar uma consulta com um neurologista ou psiquiatra. Após a constatação que não há nada mais a ser investigado, procure um psicólogo para dar prosseguimento ao tratamento.
Olá! As Alucinações hipnagógicas são sensações imaginadas ao qual parecem reais. Elas podem ocorrer quando uma pessoa adormece, sendo também conhecidas como alucinações do sono.
Seria importante você fazer uma avaliação com um psiquiatra para identificar qual o motivo dessas alucinações. Espero ter ajudado.
Sim, não há uma restrição quanto ao conteúdo da alucinação pelo fato de ela ser hipnagógica. Como apontado por diversos colegas, é importante fazer uma consulta com piscólogo para entender melhor o que está acontecendo. Abraço
Olá, muito prazer!

Primeiramente é muito importante passar por uma avaliação clínica com exames laboratoriais e de imagem para descartar qualquer condição neurológica ou fisiológica que possam provocar um rebaixamento da consciência e consequentemente uma alucinação visual, recomendo que busque um neurologista ou psiquiatra para essa investigação. Se descartado qualquer condição clínica é indicado que busque por um acompanhamento psicológico/psiquiatrico para tratamento desses sintomas de alucinação, além disso, é importante manter um ritmo circadiano adequado com uma alimentação balanceada, sono regulado e atividade fisica.

Espero ter ajudado,
Um forte abraço!