OLá boa tarde !!! Meu filho de 5 anos fica nervoso com muita facilidade, nao aceita comandos e nao

18 respostas
OLá boa tarde !!!
Meu filho de 5 anos fica nervoso com muita facilidade, nao aceita comandos e nao gosta de ouvir o nao , muito desobediente, so quer fazer o que ele quer . Nao quer ir para a escola ....
Me ajude como devo proceder
Algumas crianças apresentam um comportamento desafiador frente a situações em que são frustradas. Nessa fase o cérebro da criança ainda está em formação e a percepção de seus sentimentos também.

Existe um transtorno de comportamento chamado TOD - Transtorno Opositivo Desafiador. Esse tipo de transtorno pode ter grande influência no ambiente. Ambientes que apresentam uma desestruturação familiar, agressividade, dificuldade com resoluções de conflitos e falta de limites podem influenciar no desenvolvimento desse transtorno.

Se o comportamento de desobediência está presente e causando impactos na vida da criança e da família uma avaliação com psicólogo infantil é importante. O profissional psicologia vai identificar quais são as dinâmicas da família e formas que a criança lida diante das frustrações. Vai auxiliar a criança a identificar os seus sentimentos e propor intervenções ambientais que vão refletir no comportamento da criança e da família.

Olá! Sugiro que você entre em processo de psicoterapia como forma de autocuidado. Quando cuidamos dos nossos filhos, precisamos tambem de um tempo reservado para nosso próprio autocuidado. Pense com carinho sobre isso.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Nesta fase é bastante comum a criança testar limites, ver até onde pode ir, é importante conversar com a criança, explicar porque não pode, mas se ele continua desobedecendo colocar uma só palavra frente ao seu desejo e de maneira firme pode fazê-lo sentir que não há como mudar aquela situação, identifique o limite e passe a obedecer. Hoje em dia os filhos mandam nos pais e não ao contrário... Mas muitas vezes pode ser um comportamento de chamar a atenção sobre si por exemplo se ganhou um irmãozinho. Então se o problema persistir é bom consultar um psicólogo!
Bom dia , a criança reage a situações que aparentemente não são ameaçadoras.Um ambiente seguro e tranquilo contribui para um maior equilíbrio mental.Cuide-se e cuide de sua família! Procure um profissional da área.Um abraço
Olá, é muito válido quando observamos que não estamos conseguindo lidar com uma situação. Neste sentido, buscar ajuda passa a ser aceitável. Que bom que está atenta aos sinais que seu filho está apresentando, busque ajuda de um psicólogo, no qual poderá lhe auxiliar. Fico à disposição!
Olá! A criança nesta idade costuma testar os limites dos pais, de quem cuida. Acho necessário você avaliar como trata a questão. Conversa e explica os limites? Deixa o seu filho ultrapassá-los? Lembre-se de que a criança precisa ser comandada e não o contrário e e para isso ela precisa sentir segurança. Quanto à escola seria bom conversar com os profissionais e mesmo com o seu filho para verificar se algo está acontecendo naquele ambiente. Caso não consiga sozinha, busque ajuda profissional. Sou psicóloga infantil, especialista em saúde mental e fico à disposição. Abraço
Olá! Sugiro que você observe como está o convívio familiar do seu filho, como está o comportamento dele na escola e o que pode estar acontecendo nestes ambientes que possa contribuir para este comportamento. Seria importante levá-lo à um psicólogo infantil para uma melhor avaliação. Neste cenário, seria bom você também fazer psicoterapia para ajudar a lidar com isso. Os cuidadores precisam se cuidar também para ter mais saúde psíquica e poder proporcionar um ambiente mais leve na criação dos filhos. Um abraço!
Vamos lá, primeiramente é importante ir além e ampliar o olhar sobre a infância. Tomar cuidado para que essa não esteja sendo sua expectativa. Alinhar as expectativas à realidade. Seu filho tem comportamentos que comunicam e que precisam ser observados. Amplie seu olhar para você, muitas vezes os filhos nos convidam para olhar a si mesma, como um espelho. Como você anda ultimamente? Como está seu emocional? As crianças são esponjinhas que absorvem e sentem tudo que acontece dentro de casa. Os comportamentos de uma criança são "sintomas" do que acontece na família. As crianças lutam pela própria integridade. Como anda a escola, o que vem acontecendo, como estão os amiguinhos e professores, por que não tem vontade de ir? Converse com ele de forma clara e se mostre interessada em ajudá-lo, sem brigar. Avalie como está também seu autocuidado materno, você precisa estar bem e atender suas necessidades para poder atender as do seu pequeno. Isso tudo é um caminho para o autoconhecimento, maternidade consciente e leve também. Algumas sessões de psicoterapia pode ser muito bom para você, seu relacionamento com ele e para seu filho. Fico à disposição. Fique bem, abraço.
Olá, o limite é muito importante na nossa vida, nos auxilia a suportar as frustrações e desafios futuros. Talvez seja importante você buscar uma ajuda profissional para o se filho. Assim você terá mais um suporte e ele estará sendo assistido em seu desenvolvimento, a interação entre profissional, pais e escola muitas vezes é fundamental para auxiliar uma criança.

Um abraço
Olá, boa noite! O comportamento normal de uma criança de 5 anos passa por isso mesmo, ninguém gosta de ouvir um "não", crianças não têm que ser obedientes, crianças obedientes são crianças que crescem sendo podadas, ameaçadas, passivas, que sofrem violências e que crescem abaixando a cabeça para os outros. Para termos adultos com personalidade própria, que pensam por si, que são confiantes, que não aceitam serem tratados de forma negativa, precisamos construir isso desde a infância. Precisamos sempre conversar, acolher e respeitar a criança. Ela vai ficar brava, assim como nós ficamos, quando não podemos fazer algo que queremos, certo?! A diferença é que nós temos ou deveríamos ter maturidade emocional para lidar com isso, coisa que uma criança ainda não tem. Temos que ter paciência e continuar conversando com ela, a criança aprende muito mais pelo exemplo do que pelo que explicamos e explicamos, mil vezes, para ela. Se for algo que está te afligindo muito, procure um psicólogo infantil para ele e/ou uma psicoterapia de família, para cuidar de toda a família, já que a criança é o reflexo da família e do meio em que vive. Você também pode fazer uma psicoterapia individual e/ou orientação a pais, para cuidar dos seus sentimentos e ter mais orientação de como lidar com seu filho, com uma psicóloga parental. Na minha página do Instagram, eu falo mais sobre isso, se quiser seguir: @psimilenapuga. Eu estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 165
Olá! Crianças testam os limites, desafiam os pais principalmente nessa idade. Busque ajuda de um Psicólogo infantil.
Olá, conforme você explicou, seu filho possui 5 anos, certo? Nessa fase, as crianças ainda têm certa dificuldade em se expressar e também em compreender como suas ações afetam as outras pessoas.
É realmente uma fase complicada, mas algumas ferramentas podem te ajudar a se comunicar melhor com seu filho e, por consequência, diminuir as famosas "birras".
Ensinar a criança a identificar o que está sentindo e trabalhar com formas alternativas de se expressar são algumas delas.
Se quiser entrar em contato comigo, eu te passo o nome de alguns livros legais sobre o tema. Frequentemente ofereço aos pais que atendo e costuma ter um resultado bem satisfatório.
Com poucas informações é difícil de analisar o caso, mas sendo bem franca e sincera com você, grande parte das vezes os ajustes precisam ser feitos pelos tutores e não, de fato, pelas crianças. As crianças mudam seus comportamentos a partir da mudança de comportamento dos pais. Não é fácil ser pai e mãe.
Força!
Olá, aprender a lidar com as emoções, vivenciar limites e regras sociais, como também vivenciar situações onde somos contrariados, é extremamente importante desde a infância. O processo psicoterapêutico, pode auxiliar muito nessa situação, não só a criança, como também a família será orientada a como agir de forma positiva com a criança, visando contribuir para saúde mental da mesma. Vale enfatizar, saúde mental e educação emocional de crianças importa! Saúde a todos!

O primeiro passo é procurar um psicólogo infantil para avaliar o seu filho e identificar as causas do comportamento dele. O psicólogo pode ajudar a entender o que está motivando o comportamento do seu filho e ajudar a encontrar maneiras de lidar com isso. O psicólogo também pode ajudar a desenvolver estratégias para ajudar o seu filho a lidar com o nervosismo e a aceitar comandos e ouvir o não. Além disso, o psicólogo pode ajudar a encontrar maneiras de motivar o seu filho a ir para a escola.
Olá! Lidar com a desobediência e o comportamento desafiador de uma criança pode ser desafiador para os pais. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

1. Mantenha a calma: é importante manter a calma quando a criança está agindo de forma desafiadora ou desobediente. Evite gritar, punir ou usar palavras que possam machucar a criança. Em vez disso, tente usar uma voz firme e serena para explicar o que a criança está fazendo de errado e por que é importante que ela mude o comportamento.

2. Estabeleça limites e regras claras: é importante que a criança saiba quais são as regras e limites em casa e na escola. Discuta as regras com a criança e explique por que elas são importantes. Certifique-se de que as regras sejam claras e fáceis de entender.

3. Elogie o bom comportamento: quando a criança se comportar bem, elogie-a. Isso ajudará a reforçar o comportamento positivo e incentivá-la a continuar agindo dessa maneira. O elogio pode ser uma simples palavra de agradecimento ou uma recompensa por bom comportamento.

4. Crie rotinas e estruturas: as crianças muitas vezes se sentem mais seguras quando têm rotinas e estruturas claras. Certifique-se de que a criança tenha uma rotina diária consistente, que inclua tempo para brincar, estudar, dormir e comer.

5. Busque ajuda profissional: se a criança continuar a ter comportamentos desafiadores e desobedientes, pode ser útil procurar ajuda profissional de um psicólogo infantil ou outro profissional de saúde mental. Eles podem ajudar a identificar possíveis problemas subjacentes e fornecer orientação sobre como lidar com o comportamento da criança.

Espero que essas sugestões ajudem! Lembre-se de que cada criança é única e pode precisar de uma abordagem diferente, então não hesite em buscar ajuda profissional se necessário.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 450
Sugiro que os pais procurem um psicólogo para uma Orientação de pais. Neste procedimento, vamos conhecer a dinâmica da casa, os modelos dos pais, o que é esperado na fase de desenvolvimento da criança e o que possa estar ou não reforçando a manutenção deste comportamento na criança.
Os limites precisam ser internalizados com gentileza e firmeza.
Olá, boa tarde! Crianças nessa idade tem dificuldade em receber o não, pois estão sendo frustradas em relação a sua vontade. É preciso conversar com seu filho de forma tranquila, entendendo os seus sentimentos e emoções, permitir que ele fale sobre eles, para isso é preciso construir um ambiente tranquilo e de confiança para ele. Crianças absorvem e repetem os comportamentos a sua volta, é importante observar como está o ambiente em que ele está inserido, família e escola principalmente. A ajuda nesse momento pode ser necessária não apenas para a criança, mas também para seus cuidadores, é importante procurar por um psicoterapeuta infantil e um orientador parental, para melhorar o meio em que essa criança está inserida. Fico a disposição.
Espero ter ajudado.
Antes de pensar em um possível diagnóstico, podemos acolher essa crianças, assim como os familiares, suas dificuldades, anseios, receios, ansiedades e medos. Como psicóloga infantil, indico que busque um profissional da área. Para orientar a família, um psicólogo que realize orientação parental, pois pode auxiliar com as demandas familiares, sociais (escola por exemplo) e emocionais.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150