Olá! Comecei a tomar Stilnox para tratar insônia e alos utilizar por 8 meses ininterruptos fiquei dependente.

4 respostas
Olá! Comecei a tomar Stilnox para tratar insônia e alos utilizar por 8 meses ininterruptos fiquei dependente. Procurei uma psiquiatra que me indicou 25 mg de Donaren ao deitar. Terei nova consulta em 40 dias. O meu objetivo é me libertar de remedios. Esta correto o procedimento da médica?
A insônia pode ter origens como, por exemplo, depressão, ansiedade e mesmo algumas medicações. Nestes casos, deve-se tratar a causa.

Os motivos principais pelos quais não se deve usar o Stlnox*(zolpidem) por mais que algumas semanas são o aumento dos riscos de quedas (principalmente em idosos, durante a noite) e prejuízos à memória. De modo geral, estratégias comportamentais como a restrição do tempo de sono e estratégias cognitivas devem ser preferidas e as medicações, de modo geral, devem ser usadas na menor dose e pelo menor tempo possíveis. Drogas como a trazodona e a mirtazapina parecem não apresentar maiores riscos, mas também é possível a retirada progressiva do zolpidem, com doses cada vez menores, sem substituição por outras medicações. ENTRETANTO, SOMENTE SEU MÉDICO PODE DECIDIR QUAL A MELHOR CONDUTA, com base no conhecimento que tem de você e de seu quado clínico.

Conforme falou o colega, o mais importante é o diagnóstico da insônia. Você pode ficar sem os remédios se a causa for reativa a um problema emocional e se não houver uma doença psiquiátrica outra, de fundo.
A principal questão é identificar se a insônia é primaria, ou seja, a alteração do sono é a doença em si, ou se a insônia é secundária a alguma outra patologia. Isso é essencial para definir o tratamento futuro e prognostico. O zolpidem e a trazodona são duas medicações muito prescritas para tratamento do sintoma insônia. A trazodona tem menor potencial para induzir dependência e perder efeito, no entanto é pouco provável que o uso dela lhe permita dormir sem remédios se outras modificações não forem feitas. Converse com seu medico melhor a respeito da origem da sua insônia.
Muitas vezes o processo de retirada do remédio não é a melhor solução, converse com seu Psiquiatra sobre "dessensibilização sistemática", este processo quando feito em parceria entre Psiquiatra e Psicoterapeuta há grandes chances de sucesso. Pois como disse os outros colegas, se a causa for emocional, o treino cognitivo-comportamental poderá lhe ajudar a tratar o problema em sí e assim lhe permitir a redução do uso de medicação ou até mesmo a retirada por completo.
Não faça a retirada do remédio por conta própria, apenas com orientação do seu Psiquiatra.