Olá, desde criança sou considerada uma pessoa impulsiva, fazia as coisas sem pensar, parecia não esc

14 respostas
Olá, desde criança sou considerada uma pessoa impulsiva, fazia as coisas sem pensar, parecia não escutar o que a minha mãe me falava, até aí ok, às vezes só era rebelde. Mas na minha adolescência eu continuava com esse mesmo problema, agindo por impulso em muitas situações, falta de atenção com meus colegas da escola, como certa vez que eu me distrai por alguns minutos e me esqueci que meu colega já tinha chegado e pegado o trabalho comigo, tinha sido muito rápido todos chegaram e pegaram o seu, mas foi algo constrangedor pra mim - um colega meu até brincou me perguntando se eu tinha amnésia. Resumindo outras ocasiões... agora recentemente fui dispensada do meu estágio por "falta de atenção", ela até me perguntou se eu tenho algum problema ou se estou passando por problemas pessoais em casa. Me sinto bem desanimada com tudo, porque me esforcei, do meu ponto de vista entreguei o que tinha que ser feito, tirando alguns erros bobos, mas estou no segundo semestre da faculdade de Contábeis, precisava do suporte dela pra aprender e executar as tarefas com êxito.

Vou marcar uma consulta com um psicólogo, só queria saber a opinião de um profissional especialista na área primeiro... O ideal é um psicólogo? Ou um neurologista?

Obrigada pela atenção!
É importante você realizar uma avaliação com um neuropsicólogo, esse profissional tem os testes específicos que avaliam questões de hiperatividade ou déficit de atenção. Ele também fará os devidos encaminhamentos a outros profissionais que você poderá consultar, como o Psicólogo por exemplo.
Mas o neurologista também é indicado você consultar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Impulsividade e dificuldade de concentração são sintomas que podem estar relacionados a diversos diagnósticos em saúde. Você pode buscar um Psiquiatra, falar com mais detalhes seus sintomas e discutir com ele a necessidade de uma avaliação Neuropsicológica. Recomendo buscar Psicoterapia para buscar acolhimento, falar com calma sobre suas dificuldades e trabalhar estratégias com o objetivo de minimizar os impactos desses sintomas na sua vida profissional, nas relações íntimas, no cotidiano em geral. Para que você consiga ter ganho de qualidade de vida, o ideal é você buscar um acompanhamento multiprofissional em saúde.
Olá!
Como você está hoje?

Antes de tudo, obrigado por compartilhar sua angústia conosco.
Imagino o quanto tenha sido acometida por esses transtornos e o quão cansada deva estar de ter que conviver com algo que te traz prejuízos tão significativos.

Além de ajuda psicológica (psicoterapia), pode ser válido buscar um profissional que também aplique testes neuropsicológicos para mensurar suas necessidades e as lacunas, para, então, seguir com acompanhamento com neurologista, caso o laudo produzido aponte ser necessário.

Espero ter ajudado, mesmo que com breves considerações.
Desejo que tudo se resolva, por aí, e que possa encontrar maneiras de lidar com esses sintomas.
Um abraço! Fique bem!

Olá! Que bom que consiga olhar com tanta clareza para isso que se repete em sua história, e também, que possa perceber as diferentes nuances disso ao longo da sua vida. Esse autoconhecimento é bastante positivo. Você traz duas questões principais, a impulsividade e a falta de atenção, que embora pareçam ser correlatas, não estabelecem entre si uma relação de causalidade, ou seja, uma não resulta na outra necessariamente. Ao compartilhar, em conjunto, sobre seu esforço e consequente decepção/ frustração quando não obtém o resultado esperado, fica mais evidenciado certo grau de sofrimento e, possivelmente, por conta disso, talvez seja bacana iniciar um processo psicoterápico. Nele, o profissional pode te ajudar a olhar com ainda mais acuidade para essas e outras questões, te auxiliando no encaminhamento para outros profissionais da saúde, caso necessário. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Você não precisa passar por isso sozinho!
Olá! Pelo que descreve, seu padrão de impulsividade, desatenção e lapsos de memória pode estar alinhado com sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), um transtorno neurodesenvolvimental que persiste desde a infância até a vida adulta em muitos indivíduos. O TDAH não se restringe a comportamentos hiperativos, mas envolve desafios significativos na regulação da atenção e autocontrole. Embora a terapia com um psicólogo seja fundamental para desenvolver estratégias e fornecer apoio emocional, consultar um neurologista, neuropsicólogo ou psiquiatra pode proporcionar uma avaliação mais aprofundada, diagnóstico e discussão sobre possíveis abordagens terapêuticas. Seu esforço e autoconhecimento já são um passo valioso na jornada para entender e gerenciar suas experiências.
Ola, boa tarde. Primeiramente, sinto por estar de afetando de maneira importante em sua vida a falta de atenção e hiperatividade, e entendo que isto tenha causado angústia. Parabens por perceber e reconhecer a necessidade de um acompanhamento.
A hiperatividade e deficit de atenção precisam ser investigados para se pensar em diagnóstico. O ideal é procurar um acompanhamento com psicólogo, que irá realizar a avaliação e te ajudar com estratégias, e percebendo a necessidade poderá encaminhar para um psiquiatra para avaliação da necessidade medicamentosa, assim em conjunto te ajudarem a ter mais qualidade de vida em todas as áreas de sua vida. Desejo que tudo fique bem. e Me coloco a disposição para que possa conhecer meu trabalho, @psiluanamarys
Um abraço afetuoso
Seria interessante vc passar por uma avaliação psicológica e se houver necessidade o psicólogo te encaminha ao melhor profissional.
Em geral, recomenda-se excluir qualquer tipo de interferência física ou fisiológica, antes de se tentar diagnosticar qualquer questão psicológica. Seus sintomas se assemelham muito a transtornos que podem estar na intersecção desses dois fatores, ou seja, podem ser tanto físicos quanto psíquicos, como TDAH (que me parece ser o caso, mas seria temerário fazer qualquer conclusão a respeito, sem maiores dados e sem conhecê-lo(a) efetivamente. Em todo caso, o mais correto seria um trabalho multidisciplinar, envolvendo psiquiatra, psicólogo, neurologista, entre outros. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Oi, como você está? Sinto muito que esteja passando por essa situação, se sentir disfuncional ou inadequada é algo bem desestabilizador. Seria interessante entender melhor da sua rotina, da forma como você organiza a vida, como passa o seu tempo livre, para buscar possíveis situações ou hábitos que estejam intensificando ou até produzindo a desatenção e perda de memória. Você sabia que fatores como dormir poucas horas, ter hábitos alimentares "ruins" (onde você não ingere todos os nutrientes que precisa), passar muito tempo em frente à tela, vivenciar situações de conflitos familiares... são fatores que podem corroborar em uma desatenção, falta de foco e de memória? Um profissional da psicologia vai saber conduzir essa avaliação e identificar a necessidade de te encaminhar para outros profissionais e avaliações (como psiquiátrica, neuropsicológica...). Espero ter ajudado, em todo caso, me coloco à disposição, caso queira conhecer um pouco do meu trabalho @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Em psicoterapia começamos a aprender a refletir mais sobre nossos comportamentos, sentimentos e pensamentos. Essa reflexão é o antídoto pra impulsividade, porque se começa a ponderar os prejuízos que isso causa além de se analisar de perto cada etapa de pensamento, sentimento e ação.
E transformar a desatenção em atenção também precisa passar pro autoconhecimento pra compreender seu modo singular de não manter sua atenção estável.
E sim, neurologistas e psiquiatras também podem ajudar nesse processo.
Olá! É importante que você esteja buscando ajuda para lidar com seus desafios de impulsividade e falta de atenção. Inicialmente, marcar uma consulta com um psicólogo é uma ótima escolha, pois somos especialistas em compreender o comportamento humano, emoções e podem ajudar a trabalhar aspectos emocionais que podem estar contribuindo para essas dificuldades.
Podemos avaliar suas experiências e fornecer orientação apropriada, podendo até encaminhá-la a um neurologista se for necessário uma avaliação médica para descartar possíveis causas neurológicas. Ambos os profissionais podem ser parte do processo, mas começar com um psicólogo é uma abordagem comum e eficaz. Lembre-se de compartilhar seus sentimentos e experiências com o profissional para que eles possam ajudá-la da melhor maneira possível.
Conte comigo para auxiliar neste processo.
Christine
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Primeiramente, é excelente que você esteja considerando buscar ajuda profissional para entender melhor suas dificuldades e encontrar maneiras eficazes de lidar com elas. Ambos os profissionais podem ser valiosos para avaliar e oferecer orientação, mas a escolha do especialista a ser consultado dependerá das circunstâncias e das possíveis causas subjacentes dos seus sintomas.

No seu caso, com base na descrição de dificuldades de atenção, impulsividade e preocupações com o desempenho acadêmico e profissional, iniciar com uma consulta a um psicólogo pode ser um bom primeiro passo. Psicólogos especializados em avaliação cognitiva e comportamental podem realizar testes e avaliações para ajudar a entender melhor suas dificuldades e recomendar estratégias para melhorar a atenção, o foco e o desempenho.

Se, após a avaliação inicial com o psicólogo, houver indicação ou suspeita de questões neurobiológicas subjacentes, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outras condições neurológicas, o psicólogo pode encaminhá-la a um neurologista ou psiquiatra especializado em questões neurológicas para uma avaliação mais aprofundada e possível intervenção medicamentosa, caso necessário.

É fundamental ter em mente que tanto o psicólogo quanto o neurologista podem contribuir para seu bem-estar e desenvolvimento pessoal. Começar com uma consulta a um psicólogo para uma avaliação mais abrangente e orientação pode ser um bom ponto de partida.

Lembre-se de que a busca por ajuda profissional é um passo importante e corajoso para entender melhor suas dificuldades e encontrar maneiras eficazes de lidar com elas. Estou certo de que, com o apoio adequado, você poderá superar esses desafios e alcançar seu potencial.
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Existem diversos fatores que podem descrever exatamente seu relato, somente com acompanhamento é possível investigar os sintomas.

O profissional adequado pode ser o neuropsicólogo ou o psicólogo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.