Olá, eu queria saber se acontece de uma mãe não sentir amor incondicional pelo filho? Nao sei pq me

11 respostas
Olá, eu queria saber se acontece de uma mãe não sentir amor incondicional pelo filho? Nao sei pq me sinto assim, mas nunca senti esse amor especial, arrebatador, não me sinto mãe,não sinto uma conexão com meu filho, não to mais sabendo lidar com a culpa. Eu gostaria de saber o que devo fazer.
Várias correntes filosóficas e psicológicas contestam a existência desse amor incondicional das mães ao seus filhos. Dizendo que se trata muito mais de uma convenção social, um padrão ou um modelo, do que algo que surja inescapavelmente em todas as mulheres que são mães. A culpa que você sente pode ser devido a percepção que não alcança a um desses modelos de maternidade que você entenda ser o correto. Nesse caso, recomendo psicoterapia, se possível com um(a) psicanalista.

Querida, esse amor incondicional que pregam nem sempre acontece. Na realidade, a maternidade não é o conto de fadas que todos dizem. Existem várias comunidades no facebook, inclusive, que falam sobre isso. Creio que a ajuda de um profissional para que você consiga lidar melhor com a culpa que sente possa ser de grande valor. Mas posso lhe assegurar que esse amor romanceado foge muitas vezes do que é real.

Abraços
Olá querida mãe!
Eu entendo que esteja se sentido culpada.
Os sentimentos que você relatou, diz muito a respeito dos possíveis conflitos que você deve estar sofrendo não só em relação a maternidade, mas também a nível pessoal. Tente não se culpar tanto!
O importante neste momento, que você não se deixe sozinha, procure ajuda de um psicólogo. A terapia irá lhe ajudar a lidar melhor com você mesma, e com sua maternidade.
Espero ter contribuído.
Um abraço!
Atenciosamente,
Olá, procure um psicanalista, e faça uma análise. Tenha certeza que você obterá às respostas que procura. Além de ser um grande investimento em você mesmo , ainda se livrará desta culpa.Sucesso e um abraço.
O vínculo mãe- filho é construído através da pópria relação entre ambos. Muito importante que você faça uma terapia para trabalhar com sua história de vida, seus vínculos e culpas! Sempre é tempo de ressignificar suas relações. Abraço!
Certamente este conflito pode ser elaborado da melhor forma numa psicoterapia de orientação psicanalítica.
É possível que a forma como se estabeleceu a relação com sua própria mãe esteja interferindo na tua vivência da maternidade atual!
Olá! Entendo seu sentimento de culpa, mas este amor romântico e incondicional que a sociedade prega, não existe! O amor é uma construção, mesmo o amor entre mãe e filho! Talvez você ainda não conheça o seu filho o suficiente para perceber que ele tem características que vão fazer você amá-lo! Seja paciente com você mesma, cada um tem um tempo! Mas a consciência disso, talvez, não te livre do sentimento de culpa, até porque, somos cobradas como mãe, a amar! Então sugiro que você busque terapia, não porque essa falta de amor seja, necessariamente, um problema, mas para que você descubra qual sentimento que você tem em relação ao seu filho. Não sei se você está em estado puerperal, então é bom descartar a possibilidade de uma depressão pós parto. E de qualquer forma, você vai aprender a lidar com a culpa é descobrir coisas muito interessantes sobre você mesma!
Espero que tenha ajudado!
Um abraço
A natureza do filho é antagônica à natureza da mãe e ambas encontram-se em polos opostos de um mesmo eixo.
O ainda não desenvolvimento de atributos faz da criança dependente de uma figura materna que impulsionada pelo instinto estabelecerá conexão irracional responsável pelo aspecto incondicional da relação.
A medida em que os atributos da criança é desenvolvido, o aspecto racional irá gradativamente substituindo o instinto devido a necessidade de cobrar da criança o emprego desses atributos no cumprimento de tarefas básicas ( educação).
A culpa pode ocorrer por conta de uma identificação da mãe com o polo filial.
A investigação das atitudes própias do polo materno uma vez reconhecidas deverão ser alimentadas porque legímas, bem como as atitudes própias do polo filial necessitarão passar por um processo de conversão.
As psicanálises estão entre as melhores ferramentas a serem empregadas neste processo de auto-conhecimento.
Procure primeiro um psiquiatra para ele direcionar o seu quadro emocional.
Estou as ordens.
As ideias relacionadas à maternidade são construídas historicamente. Assim como "instinto materno", "amor incondicional ao filho" não existe! A relação com o filho(a) depende de uma série de questões derivadas da relação que os pais tiveram com seus próprios pais e também da relação, expectativas, desejos e angústias que os cônjuges têm em relação a eles. Se você está sofrendo porque acredita não amar seu filho como deveria, se sente culpa por não corresponder a um ideal de mãe que você pensa ser o certo, seria importante que procurasse um psicanalista. A análise é um processo que possibilita um atravessamento e um novo posicionamento frente a questões subjetivas que se apresentam como "nós", prendendo o sujeito. Ao revê-los de outro lugar novas saídas começam a aparecer quando se consegue desfazer nós e construir laços.
A relação com um filho ou filha é pessoal e construída com o desenvolver do tempo. Muitas vezes o desejo que a mãe imbui o filho pode relacionar-se com conteúdos que não são prazerosos, outras vezes a mãe pode sentir o peso da maternidade como uma obrigação e um fardo.
O importante nesse momento é cuidar de si e da relação. O ideal de uma mãe sempre amorosa e compreensiva é construído pela sociedade e é importante saber que nem sempre é assim e que isso não lhe faz, necessariamente, uma mãe ruim. Para além do mito da mãe perfeita, é necessário estar bem com suas relações, extender ao filho ou filha aquilo que ele ou ela precisa e, sempre que preciso, procurar ajuda.