Olá! Fiz o tratamento para ansiedade generalizada durante 1 ano com o escitalopram, comecei o desmame

2 respostas
Olá!
Fiz o tratamento para ansiedade generalizada durante 1 ano com o escitalopram, comecei o desmame diminuindo as doses a cada semana e a uma semana não estou mais tomando. Sinto vertigens, sensação de tontura. Isso é normal? Quanto tempo leva a passar? Aguardo
Dr. Conrado Pires
Psiquiatra
São João del Rei
bom dia,

No geral, nao sao comuns queixas de vertigem, tonteira , mal estar apos a suspencao do uso escitolopran, ainda mais quando e feita de forma gradual como voce fez.

Nesses casos , uma possibilidade seria avaliar com seu medico assistente se esses sintomas relatados nao sao decorrentes do seu quadro de ansiedade que voltou a se manifestar apos suspender a medicao.

atualmente sabe-se que ate 70 % dos pacientes em tto para ansiedade recaem em ate 5 apos o fim do 1 tratamento

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Compreendo sua preocupação com os sintomas de vertigem e tontura após a descontinuação do escitalopram, mesmo tendo realizado um esquema de redução gradual.
Do ponto de vista clínico, a ocorrência de sintomas como vertigem e tontura é consistente com a síndrome de descontinuação de inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), como o escitalopram. Durante o tratamento crônico, o sistema nervoso central passa por adaptações neuroquímicas em resposta à presença contínua do fármaco. A retirada, mesmo que gradual, pode desencadear um período de readaptação, manifestando-se através de diversos sintomas.
A síndrome de descontinuação pode incluir, além de vertigem e tontura, náuseas, cefaleia, irritabilidade, ansiedade (que pode se apresentar de forma distinta da ansiedade primária), insônia e parestesias. A intensidade e a duração desses sintomas são variáveis, influenciadas por fatores como a duração do tratamento, a dose utilizada, a velocidade da redução posológica e a susceptibilidade individual do paciente.
Em geral, espera-se que os sintomas de descontinuação do escitalopram sejam autolimitados e de intensidade leve a moderada, com resolução progressiva ao longo de uma a quatro semanas após a interrupção completa. A persistência ou intensidade exacerbada dos sintomas pode, em alguns casos, requerer avaliação clínica mais detalhada.
Neste momento, oriento que você mantenha um acompanhamento dos seus sintomas, registrando sua frequência e intensidade. Adotar medidas de suporte, como hidratação adequada e manutenção de hábitos de vida saudáveis, pode auxiliar no processo de readaptação do organismo.
A avaliação clínica é essencial para descartar outras etiologias para a sua sintomatologia e garantir uma abordagem terapêutica adequada durante esta fase de transição.
Espero ter ajudado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2404 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.