Olá! Fui diagnosticada com retocolite ulcerativa aguda em atividade há 3 dias. Já sei de muitos alim

4 respostas
Olá! Fui diagnosticada com retocolite ulcerativa aguda em atividade há 3 dias. Já sei de muitos alimentos que não posso comer, mas estou perdida no que posso comer, pode comer algum tipo de pão? Usar algum tipo de açúcar e adoçante?
Não há um plano alimentar único que seja bom para todas as pessoas que têm retocolite ulcerativa. Entretanto, de uma maneira geral, adaptar a dieta com alguns alimentos pode ajudar no controle e diminuição dos sintomas, pois eles ajudam a restaurar a saúde e manter as refeições ricas em nutrientes.
A principio sugiro que, evite os alimentos com gluten e ricos em açúcares que poderão piorar os sintomas, agravando inchaço, diarreia e gases.
Sugiro que procure um nutricionista, para melhor adequar a sua alimentação. Abraços!

A alimentação é o principal atenuante da retocolite ulcerativa, de forma que o quanto antes você procurar um nutricionista, antes terá um plano alimentar individualizado para evitar as crises. Um forte abraço!
A alimentação vai depender não só do diagnóstico, mas de todo contexto envolvido no caso, ou seja, é necessário considerar a pessoa individualmente, com suas particularidades. Sendo assim, sugiro que procure um Nutricionista Clinico Funcional, em sua cidade, logo que possível, sobretudo pela importância que tem a Alimentação e a Nutrição, em casos como o seu.
Olá,
A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal crônica que afeta o revestimento do cólon e do reto, causando úlceras e inflamação. Embora a nutrição não possa curar a colite ulcerativa, uma dieta adequada pode desempenhar um papel essencial no gerenciamento dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Papel da nutrição no controle da colite se baseia em:
Redução da inflamação: Certos alimentos podem ter propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação no cólon. Incluir alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais coloridos, pode ser benéfico.

Manutenção do peso corporal adequado: Manter um peso saudável pode ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas da colite ulcerativa. É importante evitar tanto a desnutrição quanto o excesso de peso.

Evitar alimentos desencadeantes: Algumas pessoas com colite ulcerativa podem ser sensíveis a certos alimentos que podem desencadear sintomas. Identificar e evitar esses alimentos, como laticínios, alimentos gordurosos ou com alto teor de fibras, pode ajudar a prevenir crises.

Fornecer nutrientes essenciais: A colite ulcerativa pode interferir na absorção adequada de nutrientes pelo intestino. Uma dieta balanceada e suplementos, se necessário, podem garantir a ingestão adequada de vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes.

Hidratação adequada: Manter-se bem hidratado é essencial para a saúde do cólon e para prevenir a desidratação, que pode ser uma preocupação para algumas pessoas com colite ulcerativa.

Ingestão adequada de fibras: Embora algumas pessoas possam precisar reduzir a ingestão de fibras durante as crises agudas, a fibra é importante para a saúde digestiva a longo prazo. Em períodos de remissão, é recomendável reintroduzir gradualmente alimentos ricos em fibras.

É fundamental que os pacientes com colite ulcerativa passe com um nutricionista para desenvolver um plano alimentar personalizado.

Espero ter ajudado. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Modulação intestinal - R$ 400