Olá gostaria de dicas para estimulação para meu filho autista que está apresentando comportamentos i

23 respostas
Olá gostaria de dicas para estimulação para meu filho autista que está apresentando comportamentos inadequados na rua,sai correndo,não quer obedecer....
Existem metodos de estimulação para comportamentos que a propria familia pode aplicar, pesquise pelo metodo Denver. Porem indico o tratamento adequado com especialistas, e principalmente uma psicoterapia, pois o autista deve ser visto como sujeito, ser entendido e se entender, dentro de suas possibilidades e desejos, o mais importante é este sujeito ter consciencia de si mesmo e de suas possibilidades. Os metodos de estimulacao funcionam, porem na minha opiniao funcionam mais um treinamento de habilidades, onde não se leva em consideraçao o sujeito e suas implicações. Estou me especializando em autismo e estudando o tratamento com base na psicanálise, e estou certa de que é o melhor caminho. Estou a disposicao para maiores esclarecimentos

Minha orientação é que você procure ajuda de um Psicólogo que atenda autistas. Os pais precisam de ajuda para aprender a lidar, e também para não se sentirem culpados e depressivos com a situação do filho. Contudo existe algo básico, não deixe de dar limites claros e precisos sempre.
Boa sorte.
Nesse caso, seria importante uma avaliação para compreender melhor quais fatores contribuem para o surgimento e manutenção desses comportamentos. Sugiro um acompanhante terapêutico ou um profissional que possa analisar todo o contexto.
Olá, tudo bem? falar em dicas para estimular uma criança autista é algo que não pode ser feito desta forma, sugiro um tratamento multidisciplinar. Embora existam variedades de comportamento dentro do espectro do autismo, a estimulação precoce, o atendimento profissional e multiprofissional pode ajudar o desenvolvimento adequado da criança. Dentro da psicoterapia baseada em Análise experimental do comportamento ABA é a psicoterapia onde ensinará comportamentos importantes para o desenvolvimento adequado de sua criança. Atenciosamente, Leidiane Rosa.
Olá! Meus colegas já explicaram muito bem que não existe uma receita mágica que a gente possa colocar aqui e que vai funcionar com o seu filho. Cada ser é único e não existem um autista igual a outro e que responda exatamente igual com certos estímulos. É necessário sim, iniciar um treinamento de habilidades sociais incluindo a Teoria da Mente com equipe multiprofissional especializada nisso com autistas para que juntos (profissionais, escola e família) consigam bons resultados com o seu filho. É um tratamento e não deve ser "desdenhado", pois à medida que a criança cresce e os comportamentos inadequados vão se consolidando, vai ficando mais difícil uma reabilitação. Um abraço e sucesso em sua procura por profissionais especializados!
Converse com ele antes de sair e explique quais seriam os comportamentos adequados que deve apresentar. A imprevisibilidade deixa o autista mais ansioso. Por exemplo: “vamos no aniversário do fulano. Você deve chegar e cumprimentar o aniversariante e agradecer pelo convite. Depois pode ir brincar e aguardar a hora do parabéns”.
Olá!
O diálogo é sempre muito bem vindo em qualquer situação.
Converse com ele antes de sair de casa e mostre os riscos que podem ocorrer caso ele permaneça apresentando o comportamento descrito. Você pode inclusive simular alguma situação, como se fosse um treinamento, antes de sair, para que ele possa perceber o que poderá vir a acontecer.
Se tudo der certo, ao retornar para casa, estímulos positivos, como elogios pelo comportamento, poderão ser um grande aliado. Lembrando que nesse caso é importante também buscar orientação profissional.
Espero que tudo dê certo. Abraço.
Magda
Podemos conversar. É preciso buscar caminhos juntos para solucionar os problemas.
Seria importante procurar profissionais para entender o que está acontecendo para contribuir neste comportamento, é difícil fazer indicação sem entender toda dinâmica envolvendo o cotidiano da criança.
Procure um terapeuta de casais antes de embarcar em "receitas de bolo" que visam 'adestrar'. O Espectro Autista é multifacetado e exige a presença afetiva e constantes dos pais ou adultos significativos.
Ola sugiro um tratatamento multidisciplinar.
Tive uma paciente autista que na escola ela fazia xixi toda vez que alguem a contrariasse . Ja comigo em meu espaco ela nao fazia .
Talvez ele esteja te chamando atencao para algo que o incomoda !
Por isso indico um tratamento multidisciplinar certeza que obtera resultados satisfatorios!!!
O acompanhamento para o transtorno é multidisciplinar, preferencialmente com terapeutas especializados em autismo.
Esses profissionais vão orientar você periodicamente com dicas de estimulação, nas devolutivas, quando conversam sobre o desenvolvimento do seu filho nas terapias.
Enquanto isso, muito amor e paciência.
Observe se algo mudou na rotina para que ele deixasse de se comportar adequadamente ao sair e registre para não esquecer nada.
Veja se algo externo está diferente e possa estar desencadeando a desobediência. Anote tudo para não esquecer e procure uma equipe.
Dependendo da dificuldade pode ser necessário:
Psicológo, Terapeuta ocupacional, Fonoaudiólogo e Psicopedagogo.
Alguém do neurologista ou psiquiatra. Se ele já faz as terapias e não dão as dicas de estimulação, peça, se negarem, mude de profissional.
Autistas precisam de acompanhamento multidisciplinar!
Porem, na minha opinião somente os especialistas não é suficiente e eu sempre sugiro que os pais procurem treino parental. Este treinamento ensina os pais a lidarem e estimularem seus filhos nos momentos que ele está em casa e isso é fundamental!
Procure por treino parental na metodologia ABA.
A terapia ABA é excelente para inibir comportamentos inadequados de modo a fazer substituição. Recomendo!
Olá! Muito bom que você está atenta e disposta. Acredito que você poderia iniciar com uma avaliação psicopedagogica, pra entender de que se trata/m a/s causa/s e o próprio profissional fará as demais colocações e indicações a você.
Olá querida, seu filho precisa ser acompanhado por profissionais multidisciplinar, principalmente com psicopedagogo para estímulos que o auxiliam no avanço cognitivo e com Psicólogo para as questões comportamentais. Estes irão ajudá-lo a passar pelas suas fases e também, irá orientá-lo para auxiliar seu filho. Certo? Fique tranquila! Vai dar tudo certo!
Um abraço. Espero tê-la ajudado.
Acredito que uma terapia familiar seria o mais adequado para entender e agregar valor ao relacionamento com um autista dessa maneira para que o mesmo possa corresponder as suas expectativas todos da casa, devem estar envolvidos com ele.
Terapia familiar seria o ideal.
Para estimular seu filho, procure por um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta especialista em integração sensorial para avaliar e desenvolver um plano adequado para suprir as necessidades e trabalhar questões pontuais que possa interferir no desenvolvimento do seu filho.
Olá, tudo bem ?

A dificuldade na verbalização das ideias, inflexibilidade, rigidez e dificuldade de adaptação a mudanças, podem acarretar esse comportamento em seu filho quando saem de casa.
É importante consultar equipe multidisciplinar para entender o que está acontecendo com ele e assim oferecer tratamento e alívio a essa característica em seu comportamento.
Forte abraço !
Boa noite! Primeiramente, é importante comunicar-se de maneira clara e direta com seu filho. Antes de sair de casa, explique as expectativas de comportamento de forma simples. Estabelecer uma rotina previsível também pode ser reconfortante para crianças autistas, ajudando-as a saber o que esperar.

Reforce positivamente os comportamentos desejados com elogios e, ocasionalmente, recompensas quando ele se comportar bem na rua. Isso pode incentivá-lo a repetir esses comportamentos.

Além disso, considere o uso de histórias sociais ou quadros de comunicação visual para prepará-lo para as situações que ele encontrará fora de casa. Essas ferramentas visuais podem ajudá-lo a compreender o que é esperado.

Lembre-se de que muitas crianças autistas têm sensibilidades sensoriais, portanto, verifique se a roupa e os sapatos são confortáveis e se ele está preparado para enfrentar os estímulos sensoriais do ambiente externo. Oferecer objetos sensoriais ou fones de ouvido com música suave pode ajudar a mantê-lo calmo e focado.

Se o comportamento inadequado persistir ou se tornar um desafio significativo, pode ser útil procurar a orientação de um terapeuta especializado em autismo. Eles podem fornecer estratégias personalizadas para abordar as necessidades específicas de seu filho e ajudá-lo a desenvolver habilidades sociais e de comportamento mais adequadas para situações fora de casa.

Lidar com comportamentos desafiadores requer paciência e compreensão. Cada criança é única, e é importante adaptar essas estratégias de acordo com as necessidades individuais. Continuar a oferecer apoio e buscar recursos profissionais pode ser fundamental para ajudar seu filho a melhorar seu comportamento na rua.
Você já ouviu falar do método ABA? acho interessante procurar um profissional na sua região que trabalhe com esse método, voltado para autistas. Geralmente é feito por algum psicólogo, pedagogo ou psicopedagogo com especialização na área
Entendo que lidar com comportamentos inadequados na rua pode ser desafiador, especialmente quando se trata de um filho autista. Aqui estão algumas dicas gerais que podem ajudar a lidar com essa situação, embora não temos maiores informações especificas, mas vamos lá:
Comunicação Visual e Preparação Antecipada: Utilize imagens ou um calendário visual, ( trabalhar de forma concreta) para preparar seu filho para sair de casa. Isso pode ajudá-lo a entender o que esperar e reduzir a ansiedade.
Antes de sair, explique brevemente o que vocês irão fazer e o comportamento que espera dele. Use linguagem clara e simples, adaptada à idade e ao nível de compreensão dele.
Reforço Positivo e Elogios: Reforce comportamentos positivos, como segurar sua mão enquanto caminham, esperar pacientemente em uma fila, etc. Elogie-o quando ele se comportar bem na rua. Reconhecer seu esforço pode incentivá-lo a continuar agindo de maneira apropriada.
Rotina e Padrões Previsíveis: Mantenha uma rotina consistente sempre que possível. Crianças autistas muitas vezes se sentem mais seguras quando sabem o que esperar.
Se houver uma razão para uma mudança na rotina (por exemplo, uma visita inesperada a um lugar novo), tente explicar isso com antecedência da maneira mais simples possível.
Estratégias de Redução de Estresse: Identifique os gatilhos que podem causar comportamentos inadequados e tente minimizá-los. Isso pode incluir barulhos altos, multidões, luzes brilhantes, etc. Ofereça estratégias de regulação sensorial, como uso de fones de ouvido para reduzir o ruído ou óculos de sol para diminuir a luz intensa, se necessário.
Tempo de Descompressão: Esteja preparado para dar ao seu filho tempo para se acalmar, se ele estiver ficando sobrecarregado. Isso pode incluir encontrar um lugar tranquilo para ele descansar por alguns minutos antes de continuar.
Utilize Recompensas e Sistemas de Incentivo: Considere a implementação de um sistema de recompensas ou um quadro de incentivos para motivá-lo a se comportar adequadamente na rua. Ofereça uma recompensa significativa quando ele cumprir com sucesso uma tarefa ou se comportar bem.
Treinamento Social: Pratique habilidades sociais simples, como cumprimentar as pessoas, esperar a vez, etc., durante o tempo de brincadeira em casa. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais confortável em situações sociais na rua.
Lembre-se de que cada criança é única e pode responder de maneira diferente a essas estratégias. Experimente diferentes abordagens e observe o que funciona melhor para o seu filho. Além disso, se faz muito necessário a orientação de um profissional especializado, que além de auxilia ló, fara orientações periódicas com você.

Olá ! Seria necessário uma análise funcional para compreender o que antecede esses comportamentos. Assim você conseguiria intervir no antecedente e realizar um treino para extinção dos comportamentos inadequados, fugir pode se tornar perigoso dependendo do local. Utilize os itens que o seu filho mais gosta para estimular comportamentos adequados, pistas visuais com previsibilidade podem ajudar também. Mas é necessário avaliar o caso.Grande abraço.