Olá. Gostaria de saber se o quadro de TAG é controlável com medicação e terapia ou não. Existe

10 respostas
Olá. Gostaria de saber se o quadro de TAG é controlável com medicação e terapia ou não. Existe a possibilidade de não melhorar ou geralmente a medicação junto a terapia segura bem os sintomas e os pensamentos? Obrigado.
Os pacientes com Transtorno de Ansiedade Generalizada podem se beneficiar com psicólogos e também com psiquiatras.

O tratamento padrão ouro contempla acompanhamento psiquiátrico (medicação) associado a psicoterapia cognitivo comportamental (diversas intervenções visando autonomia e controle de ansiedade pelo próprio paciente).

Devido aos custos do tratamento, alguns pacientes optam por apenas um dos dois atendimentos, nesse sentido, ambos os profissionais podem auxiliar trazendo aumento da qualidade de vida e redução das taxas de ansiedade.

TAG é sinal evidente que a pessoa vive no futuro. Ela é tomada por pensamentos alarmantes a respeito de possibilidades frustrantes e impeditivas com relação ao harmonioso fluir de sua vida. A terapia é fundamental para que o paciente possa desenvolver a capacidade de discernir os pensamentos funcionais e construtivos, daqueles que são disfuncionais e destrutivos. Além disso, o terapeuta pode instrumentalizar o paciente para viver mais no presente, libertando-se dos pensamentos fantasmagóricos e alarmantes com relação ao futuro,
A medicação é necessária no início do tratamento, e, na medida em que o paciente consegue escolher e dominar os pensamentos, ao invés de ser dominado por eles, a dose da medicação vai diminuindo, até ser suspensa.
Um abraço,
Léa
A medicação e a terapia dão ótimos resultados. mas seria necessário considerar uma avaliação para definir o melhor tratamento, avaliação psicológica
Olá, é preciso uma avaliação medica para identificar a necessidade de intervenção medicamentosa. terapia e tratamento fármaco trabalham muito bem juntos...mas cada caso é único e somente a avaliação pode dizer ok. Permaneço a disposição.
Dependendo do quadro da TAG, muitas vezes a medicação não é necessária. A terapia EMDR funciona muito bem, com resultados excelentes num tempo inferior comparando com terapias clássicas.
É preciso avaliar o nível do problema, isso é possível por meio de um psicodiagnóstico, ou anamnese criteriosa das queixas clínicas. Essa avaliação deve orientar o profissional sobre o modelo de tratamento mais adequado para cada caso que pode ser associando a medicação com a psicoterapia, ou somente a psicoterapia. A junção de ambos geralmente é indicada para casos mais complexos, contudo somente a avaliação tem condições de nortear a conduta profissional. Além disso a colaboração (adesão e disciplina) do paciente influência nos resultados do tratamento que pode ser extremamente positivos, ou não, principalmente quando não há adesão. A psicoterapia por sua complexidade trata muito mais que os sintomas, ela promove o desenvolvimento e a evolução psicoemocional e interpessoal do indivíduo, impactando positivamente na qualidade de vida da pessoa, mas cada caso deve ser avaliado considerando a sua evolução e particularidade, não podemos generalizar.
É controlável com terapia e medicamentos sim. Existem vários estudos que demonstram que os melhores resultados advém da combinação da terapia com o tratamento medicamentoso. A terapia trata a causa, enquanto o medicamento trata os sintomas.
A medicação é muito útil para tratar os sintomas. Mas é importante aliar a terapia para tratar os aspectos emocionais envolvidos.
Se você fazer um acompanhamento psicológico e também fazer uso de medicamentos acredito que consiga ótimo resultado em pouco tempo...
O tratamento do transtorno de ansiedade deve incluir a medicação quando outras técnicas não conseguem ajudar em uma melhora do quadro, a Terapia Cognitiva Comportamental tem apresentado excelentes resultados, é uma técnica bastante eficaz na melhora dos sintomas, vale a pena iniciar o tratamento por ela e junto ao profissional avaliarem.