Olá, me chamo Breno e estou no 3° ano do ensino médio. Sempre fui um bom aluno na escola, notas altí

14 respostas
Olá, me chamo Breno e estou no 3° ano do ensino médio. Sempre fui um bom aluno na escola, notas altíssimas, mas nunca consegui estudar meu máximo em casa. recentemente, tenho procrastinado cada vez mais e não consigo resolver isso. Quando era menor, 10 anos, por ser muito agitado, os outros me achavam diferente, não sei se isso era comum pra idade, mas eu era mais que eles. Sofri bullying na mesma idade por ser mais lerdo que outros garotos da sala, mesmo assim consegui me encontrar no grupo de amigos chamados "nerds". Frequentemente, me encontro mexendo as pernas quando fico muito parado, não sei se isso é normal. Sempre me encho de tarefas extras diferentes quando possível, e muitas vezes não consigo me dedicar 100% nelas, acabo fazendo mais ou menos todas. Gostaria de saber se preciso procurar ajuda profissional ou mesmo que tenha esses problemas, não é indicativo de nenhum problema. Obrigado e bom dia!
Olá Breno! Sobre se deves ou não procurar ajuda profissional, precisa ver o quanto essas questões estão gerando (A) sofrimento e (B) prejuízo em sua vida. Mas algumas questões não ficam claras: sempre teve notas altíssimas mas nunca deu seu máximo - o que seria dar o máximo então? E para quê seria necessário sempre dar o máximo? No que você era mais lerdo? Talvez você esteja passando por algumas situações de ansiedade e não está conseguindo saná-las. Cogite conversar com um Psicólogo para melhor te orientar nessas questões.

Olá, Breno. Muito detalhada a sua pergunta, demonstra que você já vem refletindo sobre sua vida há um tempo. Indo direto para a sua pergunta, se você quiser se conhecer mais e trabalhar as questões que levanta, um psicanalista poderia lhe ajudar. Entenda, porém, que todos sofremos de uma forma ou de outra. Não precisa se preocupar se isso é normal ou não. Somos todos diferentes e isso é o que torna rica a experiência de estar vivo. Você pode se identificar como nerd, boleiro, funkeiro, artista, quieto, agitado... São todas características que falam sobre você. Mas se algumas delas lhe trazem muita dificuldade e você não tem conseguido lidar com elas sozinho ou no seu contexto social ou familiar, seria bom conversar com um profissional. Por fim, incentivo você a manter essa visão crítica e reflexiva e também a sempre a ler e trocar uma ideia com pessoas de confiança. Um abraço e boa sorte na sua caminhada!
Oi Breno, leve esse mesmo relato seu à um psicólogo ou psiquiatra, eles farão perguntas mais específicas sobre o seu desenvolvimento e vão te ajudar direitinho. Eu sei o quanto isso acaba abalando a autoestima. E que bom que tem excelente desempenho escolar. Isso é um diferencial e tanto! Preste atenção também nas coisas legais que você faz, e nas qualidades que tem!
Um beijo.
Olá Breno!
Se está causando sofrimento é indicado buscar atendimento profissional com um psicólogo ou uma psicóloga. No atendimento, suas questões poderão ser investigadas.
Olá Breno, percebo que passou por várias situações delicadas e mesmo assim sempre buscou uma saída. A pergunta que se deve fazer é se esses comportamentos estão te causando sofrimento?
Procura terapia é sempre indicado, ter um momento só seu,colocar questões que te afligem esse é um dos papel de uma sessão de psicologia. Espero ter ajudado!
Olá Breno, eu imagino que tudo isso que você relatou não seja algo fácil de lidar, você passou por várias situações que podem ser indicativas dos sintomas que você vem apresentando, é importante entender o quanto esses sintomas tem afetado o seu dia a dia, o auxilio de um profissional é sempre uma boa solução! me coloco a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adolescente - R$ 130
Olá Breno. O terceiro ano do ensino médio é uma fase de muitas escolhas e pode gerar muitas questões. Por mais que se tenha amigos às vezes certos assuntos é melhor compartilhar com um profissional que proporcione o melhor acolhimento do seu momento. Essa procrastinação e sentimentos podem ser passageiros, porém se está gerando sofrimentos como por exemplo: muitas cobranças, dúvidas, insegurança, ansiedade e dúvidas o melhor é ter um acompanhamento. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Olá Breno, pelas questões que traz me parece que algo vem te incomodando em sua rotina e bem-estar, estar no terceiro ano é uma fase de bastante desgaste, decisões, escolhas, incertezas, o que naturalmente proporciona angústias e inseguranças. Dentro do que trouxe seria interessante explorar questões como por que se enche de diferentes tarefas ou como sua trajetória na vida escolar te afeta. Minha indicação é que procure um profissional psicólogo para elaborar melhor essas questões e adentrar mais seguro nessa nova fase da vida. Espero que tenha ajudado. Boa sorte e estou à disposição.
Boa noite! Você passou por diversas situações bem difíceis. Neste momento é bom procurar um profissional da Psicologia para te ajudar.
O psicólogo é um profissional cujo papel desempenhado é de extrema importância em nossa sociedade. O cuidado com a saúde mental é tão importante quanto o cuidado com a saúde física. A terapia, ou psicoterapia, pode ser definida como o processo em que pacientes dialogam constantemente com o psicólogo na tentativa de encontrar soluções para o seu sofrimento emocional. Ela pode ajudar a minimizar os sintomas de muitos transtornos mentais e até mesmo de condições de saúde física. Espero ter ajudado.
Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais outras estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiencias. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Breno, o que significa que você se enche de tarefas? Você está fugindo de que? Talvez de si mesmo. Pare um pouco e reflita o que está acontecendo com você. Ser um bom aluno é importante, mas é preciso saber como está lidando com os outros aspectos da vida, como diversões, relações afetivas com amigos e talvez namorada, relações com os pais. Nesta fase da vida, como falaram os colegas acima, muitas mudanças irão ocorrer, e você precisa encarar essa importante fase da vida com mais tranquilidade. Procure um psicólogo para lhe ajudar nessa jornada.
Olá! Sugiro que busque ajuda profissional sim. Você passou por muitas questões que podem te trazer alguns traumas. Procure um Psicólogo para tratar das suas emoções.
Olá Breno! É bom ver você buscando compreender suas experiências. Os desafios que você preocupa, como procrastinação, dificuldade em estudar em casa, inquietação e se envolver em várias tarefas ao mesmo tempo, podem ser indicativos de questões como falta de foco, dificuldades de autogestão e possivelmente alguns traços de hiperatividade.

Embora eu não possa fazer diagnósticos, considere conversar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo, pode ser útil. Eles podem ajudar a entender melhores suas tendências e comportamentos, oferecendo estratégias para lidar com a procrastinação, melhorar o foco e a autodisciplina e auxiliar na gestão de tarefas.

Lembrando que buscar ajuda não significa que você tenha um "problema grave", mas sim que você está buscando maneiras de otimizar seu funcionamento e bem-estar. Um psicólogo pode trabalhar com você para desenvolver habilidades e estratégias que possam ser benéficas ao longo da vida, especialmente considerando sua etapa escolar e desafios futuros. Bom dia e sucesso em sua jornada!
Olá Breno, imagino que se você está procurando ajuda, ainda que em forma de questionamento, é por que, algo não vai bem não é?
A partir do seu relato, eu sugiro procurar um neuropsicólogo para fazer uma avaliação psicológica bem completa. Assim, poderíamos avaliar com maior propriedade toda essa queixa que você pontua, possibilitando de forma mais assertiva, uma conduta clinica, que te ajude nessas demandas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!