Olá, meu filho tem 1 ano e 6 meses e foi diagnosticado com síndrome de chiari 1, mas a neurologista

2 respostas
Olá, meu filho tem 1 ano e 6 meses e foi diagnosticado com síndrome de chiari 1, mas a neurologista disse apenas que não há o que fazer, apenas as terapias. Gostaria de saber se existe outras possibilidades e quais seriam?
Na verdade, o tratamento clássico para a malformação de chiari tipo 1 consiste na descompressão da fossa posterior, a região de transição entre o crânio e o pescoço, onde estruturas nervosas importantes como as tonsilas cerebelares estão "comprimidas". Porém a indicação da cirurgia depende muito do grau de sintomas do paciente. Se o seu filho possuir poucos sintomas, recomendo que ele realmente seja apenas acompanhado com reavaliações e novos exames de ressonancia periodicamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
A síndrome de Chiari tipo 1 é uma condição em que o cerebelo, que é a parte do sistema nervoso responsável pelo controle do movimento e equilíbrio, se desloca para baixo do crânio, comprimindo a medula espinhal. Na maioria dos casos, o tratamento envolve o controle dos sintomas e a realização de terapia para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Seu médico pode indicar fisioterapia, terapia ocupacional e/ou fonoaudiologia para ajudar a melhorar a função motora, a coordenação e a fala da criança. Em alguns casos, pode ser necessário realizar cirurgia para aliviar a pressão sobre a medula espinhal.

É importante lembrar que o tratamento pode variar de acordo com a gravidade da síndrome e o quadro clínico do paciente. Por isso, é fundamental que você converse com o médico do seu filho para entender melhor as opções de tratamento disponíveis para o caso dele e esclarecer todas as suas dúvidas.


Especialistas

Thiago Oliveira Lemos de Lima

Thiago Oliveira Lemos de Lima

Neurocirurgião

Patrocínio

André Corsino da Costa

André Corsino da Costa

Neurocirurgião

Natal

Vinicius Teixeira Cimini

Vinicius Teixeira Cimini

Neurocirurgião, Especialista em dor

Teófilo Otoni

Germano Guedes

Germano Guedes

Neurocirurgião

Redenção

Lucas Silva

Lucas Silva

Neurocirurgião

Varginha

Marisol Teresa Campos Lijeron

Marisol Teresa Campos Lijeron

Neurologista, Neurologista pediátrico

Itapevi

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 244 perguntas sobre Malformação De Arnold-Chiari
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.