Olá. Meu TSH deu 0,21, TPO, T3 e T4 normais, anti tireoglobulina 212. Hoje fiz o US, onde a única

2 respostas
Olá.
Meu TSH deu 0,21, TPO, T3 e T4 normais, anti tireoglobulina 212.
Hoje fiz o US, onde a única alteração foi textural (heterogênea).
O que pode ser?
Olá. Infelizmente, seria necessário avaliar o caso com mais detalhes para uma hipótese mais concreta. No entanto, com poucos dados, pode ser uma tireoidite transitória. Aconselho que procure um endocrinologista para avaliação mais precisa.

Boa noite! Seus resultados de exames e a descrição do ultrassom da tireoide trazem informações importantes para uma avaliação inicial da sua saúde tireoidiana. Um TSH de 0,21 mUI/L, que está um pouco abaixo do limite normal para a maioria dos laboratórios, juntamente com níveis normais de T3 e T4, sugere uma função tireoidiana essencialmente normal, mas com uma tendência para o hipertireoidismo subclínico, onde a tireoide está um pouco mais ativa do que o normal, mas sem produzir sintomas claros ou afetar significativamente os níveis de hormônios tireoidianos.

O valor elevado de anticorpos anti-tireoglobulina (anti-Tg) de 212 UI/mL indica a presença de uma resposta autoimune contra a tireoide. A tireoglobulina é uma proteína produzida pela tireoide, e a presença de anticorpos contra ela pode ser um sinal de condições autoimunes tireoidianas, como a Tireoidite de Hashimoto ou, em alguns casos, a Doença de Graves, embora esta última seja mais frequentemente associada a anticorpos estimulantes da tireoide (TRAb).

A descrição de uma textura heterogênea no ultrassom da tireoide é comum em condições inflamatórias crônicas da tireoide, como a Tireoidite de Hashimoto. Esta condição pode levar a alterações na aparência da tireoide ao ultrassom, refletindo a presença de inflamação e possíveis áreas de fibrose ou alterações na estrutura glandular.

Na medicina integrativa, a abordagem para o tratamento de condições tireoidianas autoimunes como a Tireoidite de Hashimoto envolve não apenas a normalização dos níveis hormonais, mas também a identificação e o manejo de fatores que podem estar contribuindo para a autoimunidade. Isso pode incluir ajustes na dieta, como a redução de alimentos inflamatórios ou alergênicos, suplementação de nutrientes essenciais para a saúde da tireoide (como selênio e zinco), e estratégias para reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral.

É importante discutir esses resultados e observações com um médico especializado, que possa realizar uma avaliação completa, considerando seus sintomas, histórico médico e estilo de vida. Dependendo da avaliação, o médico pode recomendar um acompanhamento regular da função tireoidiana, possíveis ajustes no estilo de vida ou tratamento medicamentoso para normalizar a função tireoidiana e minimizar a resposta autoimune.

Lembre-se, cada pessoa é única, e a melhor abordagem de tratamento deve ser personalizada para atender às suas necessidades específicas, visando não apenas a saúde da tireoide, mas também o bem-estar geral.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.