Olá pessoal. Eu recebi um diagnostico de depressão há alguns anos atrás, porém nunca mais parei de m

9 respostas
Olá pessoal. Eu recebi um diagnostico de depressão há alguns anos atrás, porém nunca mais parei de me tratar com psiquiatra e psicóloga. Mesmo com que evitasse o humor, nunca mais consegui ter rotina de estudo e trabalho, além do excesso de procrastinação.
Mais tarde levantaram hipótese de um TDAH, que acabamos por confirmar em seguida. Com o uso de Venvanse, tive uma melhor incrível no trabalho, estudo e outras tarefas diárias. Infelizmente, ao mesmo tempo fiquei muito "emotivo", ficava feliz ou triste por qualquer coisa. Acabou que me afundei ainda mais no caos que vivia.
Poucos meses atrás, médico pediu parar o Venvanse pra avaliar hipótese de transtorno de humor. Entrei com Bupropiona, lamotrigina e agora pouco o lítio. Tive uma melhora de disposição incrível, que acredito nunca ter tido. Entretanto, o TDAH está atrapalhando um pouco.
Tentamos inserir o Venvanse há um mês, mas as variações de humor aumentaram. Estou com 30 MG no momento. Será que não tem como tratar as duas coisas com eficácia?
A parte biológica os remédio auxiliam, entretanto uma psicoterapia poderia auxiliar no manejo de tudo assim. Os remédios são artifícios de controle dos sintomas, mas uma psicoterapia auxiliaria justamente na elaboração do que vem acontecendo com você. Se tiver a oportunidade faça terapia, acredito que lhe auxiliaria muito.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120

Prezado!
Orientaria você para realizar a Avaliação Neuropsicológica, caso não tenha feito ainda.
Esclareceria toda esta ansiedade com Escalas de humor, depressão, testes para diagnosticar qualquer comorbidade relacionada ao TDAH ( Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade).
Com relação ao medicamento procure nova avaliação com seu médico.
Atenciosamente!
Bom dia.
Primeiramente,me solidarizo muito com a via que você percorreu até chegar nos diagnósticos corretos que possibilitaram a melhora na sua qualidade de vida.
Peço desculpas em nome de todos nós profissionais e em nome dos colegas psiquiatras. Muitas pessoas assim como você passam muito tempo com diagnóstico de depressão erroneamente pois os sintomas depressivos podem ser sintomas de alguma doença como por exemplo um dos pólos da bipolaridade, consequência de algum fato específico, resposta a sintomas de outras doenças, e assim parecem ser o diagnóstico principal quando na verdade nem sempre, e em muitos casos, não é. Ainda precisamos crescer muito no olhar atento para cada caso.

Sobre a sua dúvida atual, fico feliz que tenha melhorado com o lítio. E sobre o TDAH, são diagnósticos realmente difíceis e se tratar em conjunto pois os efeitos colaterais e desejados de uma medicação tendem a interagir em ambos os diagnósticos.
Sugiro assim como uma colega disse acima, que você realize uma avaliação neuropsicológica para esclarecer
melhor o seu quadro com todas as nuances. Será possível ver perto de qual dos pólos se de fato você tiver os dois: o da desatenção e o da hiperatividade você está e te dar mais recursos para que você possa conversar com seu médico.

Espero ter ajudado.
Tenha um bom dia.

Vêm me chamando atenção a recorrência de relatos como o seu, em que ao tentar aliviar um sintoma, algo agravado ou tão complicado quanto emerge, fazendo o paciente entrar em uma "bola de neve" de diagnósticos e medicamentos, buscando cada vez mais conter o que não cessa de escapar. O que este primeiro sintoma estava tentando solucionar, qual a função da depressão que lhe acometeu, como era sua vida antes, o que estava acontecendo naquele momento? Pela via da palavra, acredito que poderia te levar por outro caminho.
Solicite uma reavaliação com profissional psiquiatra e busque outro profissional psicólogo! O objetivo dos psicotrópicos é favorecer uma estabilidade para que o profissional terapeuta promova intervenções assertivas. Você parece estar refém de um e de outro. A meta é ter vida e autonomia e não ser vítima de transtornos tranquilamente manejáveis. FOrte abraço!
Boa tarde! Orientaria você a fszer ums nova avaliação tanto psicológica quanto neuropsicologica, a fim de que se tenha um diagnóstico mais preciso.
Nos casos de TDAH, você precisa aprender a lidar com a hiperatividade através de manejos comportamentais, indico psicoterapia comportamental cognitiva.
Talvez seja o momento de se interrogar sobre o seu saber sobre os sintomas que produz. Dentro do seu breve relato é curioso a inclinação para perseguir respostas sobre possíveis enfermidades psíquicas através dos diagnósticos psicopatológicos. Já se perguntou sobre o que os seus sintomas falam sobre você. O diagnóstico enquanto procedimento médico é necessário e fundamental para a escolha adequada do tratamento e intervenção medicamentosa. Entretanto, não é algo que deve ser fechado rapidamente muito menos perseguido no decorrer de um tratamento. Para além dos aspectos neurobiológicos há que se considerar sempre os aspectos subjetivos inerentes a sua história. É importante valorizar o seu relato! Um abraço.
A depressão é uma doença que atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Pode levar a uma série de sintomas físicos e emocionais, dentre os quais destaco: perda de interesse em atividades antes consideradas prazerosas, tristeza profunda, sentimento de solidão, sensação de não ser compreendido/a, alterações no sono, falta de concentração e cansaço constante.
Segundo a visão da gestalt-terapia, de forma muito simplificada, a depressão é decorrente de situações pregressas nas quais a pessoa experienciou pouco ou nenhum suporte emocional, sentindo-se sozinha e desamparada. Como forma de reação, protege-se do mundo evitando o contato com os sentimentos. Um bom caminho terapêutico pode ser estabelecer conexões entre fenômenos psicossociais atuais do indivíduo e seus sintomas depressivos, trabalhando na melhoria da qualidade do contato pessoa-mundo por meio da atualização de suas experiências.
Algumas vezes pode ser necessário estabelecer tratamento medicamentoso, mas recomendo sempre a continuidade do acompanhamento com psicoterapeuta.
No relato que você traz, me chama a atenção a quantidade de diagnósticos recebidos e o não alcance de resultados satisfatórios. Talvez uma boa pergunta seja: o quanto você se sente pronto e amparado suficientemente para entrar em contato com suas dores mais profundas?
Espero ter ajudado. Abraços.
A Terapia cognitivo- Comportamental é a mais indicada para este quadro, segundo a OMS, acompanhada da prescrição médica. Casos de TAB podem levar até 10 anos para obter um diagnóstico mais confiável. Em alguns casos é natural confundir-se com TDAH, porém pode haver os dois diagnósticos