Olá! Sinto muito medo de passar mal e vomitar, qualquer enjoo que sinto já me desestabiliza e ataca

15 respostas
Olá! Sinto muito medo de passar mal e vomitar, qualquer enjoo que sinto já me desestabiliza e ataca a ansiedade. O que posso fazer para me livrar desse medo? Já faço terapia.
Boa tarde! A região central do cérebro é responsável pelo controle das emoções e da liberação de adrenalina, hormônio que faz com que o organismo se prepare para fugir ou lutar diante de um perigo. Se houver algum transtorno, esse “alarme” cerebral dispara sem que haja um perigo real, provocando a sensação de medo e mal-estar intenso. O tratamento mais indicado em seu caso além da terapia combina medicamentos ansiolíticos e deve ser conduzido por um médico psiquiatra. A psicoterapia objetiva te auxiliar no resgate da autoconfiança necessária ao domínio das crises, através da consciência de si próprio. Desejo que você melhore, forte abraço!

Olá! Espero que você esteja bem!

Como você já faz psicoterapia, é importante informar para o profissional que te atende sobre isso. Considere pedir que o profissional investigue a possibilidade de uma fobia de vomitar. Isso é comum.

Após averiguar, o profissional deve realizar o tratamento de acordo com a abordagem de trabalho que já utiliza com você. Mas uma das abordagens da psicologia que funciona muito bem nos casos de fobia, é a Terapia Cognitivo-comportamental.

Um forte abraço!
Olá. Importante conversar com o profissional que te acompanha para que possa avaliar, pois provavelmente se trata se uma emetofobia que é a fobia de vômitos. E para a psicanálise a fobia é uma das saídas para a angústia, ou seja, talvez existam questões Inconscientes que precisam vir á tona em sua terapia como forma de explicação para esse sintoma.
A intensidade com que seu cérebro reage ao medo de vomitar reflete a emetofobia. A boa notícia é que, através da terapia, é possível trabalhar e modular essa resposta, buscando um caminho mais sereno. Converse com seu terapeuta sobre as técnicas usadas por ele.
Ola, boa tarde. Pela sua descrição trata-se de uma fobia, conhecida como emetofobia, onde se desenvolve o medo excessivo de vomitar ou de ver outras pessoas vomitando e pode ser desencadeado por estímulos internos e externos - como por exemplo ter passado por uma experiência marcante que tenha envolvido vômito. Esta fobia pode inconscientemente estar relacionado a algo que ainda tenha dificuldade de deixar vir a tona, que não consiga expressar e colocar para fora - "vomitar". Leve novamente para seu psicólogo sobre este medo, para juntos aprofundarem e te ajudar melhor lidar com este medo.
Espero que tudo fique bem.
Um abraço @psiluanamarys
Olá, como você já faz terapia, é importante pensar em buscar um psiquiatra, e também fazer mais sessões durante a semana.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 150
Olá! É importante que isso seja analisado juntamente com o profissional que lhe acompanha. Uma investigação acerca desse medo, suas origens possíveis e a ansiedade que desencadeia, para que possa compreende-lo e assim trata-lo da melhor maneira possível.
Você faz terapia e já passou essa queixa para ele. O que já foi passado pra você? Bom, você já deve ter vomitado antes correto? Qual foi a sua sensação? Essa resposta pode ter ficado em sua memoria sensorial e quando o estimulo aparece novamente, seja fisicamente ou por alguma lembrança, você libera o medo. O medo se não for controlado, inicia alguns sintomas de ansiedade, como batimentos do coração acelera, sudorese, tosse, que vai crescendo até que você entre num ataque de pânico ou tenha crise de ansiedade. Mas para sua sorte, hoje em dia , existem técnicas de auto controle e regulação dessas emoções. Uma delas é a de respiração diafragmal, junto com o exercício de se perceber no momento que o pensamento do vomito acontece. Estou realmente passando mal? Estou com medo? Posso controlar esse pensamento? Caso precise eu te explico melhor ok. Boa sorte!!
Boa noite.
Penso que seja importante conversar com o/a profissional que está te acompanhando. Talvez, tratar deste tema de forma mais constante, pode ser uma alternativa.
Para mais, uma das formas de tratar desta fobia é dramatizar as cenas fóbicas, com base no método psicodramático.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 190
Muitas situações na vida geram angústia e podem deixar a pessoa estressada. Em alguns casos mais graves, levam ao desenvolvimento de fobias que nos acompanham ao longo da vida. Para sanar essa dificuldade é importante fazer a Psicoterapia e passar pelo tratamento de Dessensibilização Cognitiva Progressiva uma técnica criada por Skinnner para dissolver comportamentos fóbicos. Essa técnica é baseada no contra Condicionamento Operante e consiste em repetir a vivência considerada traumática pelo indivíduo de forma gradual. Isso é feito com intenção de diminuir o sofrimento resultante de um reflexo condicionado que provoca reações comportamentais involuntárias.
Para mais esclarecimentos sobre formas de tratamento procure um Psicólogo!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 250
Olá, Olá, como tem passado?
a ansiedade faz parte da vida de todos nós, mas não pode nos dominar e nos paralisar de forma a nos prejudicar. A ansiedade se manifesta de diferentes formas, isso varia de pessoa para pessoa, e pode estar por traz de medos e quando mais grave ate fobias, como alguns colegas falaram. Busque de um psicólogo clínico, que poderá te ajudar a entender sua ansiedade, se e episódica ou crises. Também com ajuda profissional voce poderá entender a raiz do problema que está causando ansiedade.
Viver nessa condição deve ser realmente muito desconfortável, ate imagino que por isso voce esta buscando ajuda ne?. Independente de um diagnóstico, o que você precisa é de tratamento urgente para aos poucos sair desse modo de existir e de estar no mundo, enfrentando seus medos. Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
@leticiafernandespsi
O medo de ficar doente, também chamado de hipocondria ou de transtorno de ansiedade de doença, é caracterizado pelo medo excessivo de adquirir uma doença grave. Ele tende a começar no início da vida adulta, mas também pode aparecer em pessoas com idades avançadas.
Psicoterapia vai te ajudar a aumentar a confiança e melhorar a capacidade de interagir com os outros.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Olá! Entendo como esse medo pode ser desafiador e desestabilizador para você. É ótimo saber que você já está fazendo terapia, isso é um passo importante para lidar com essa questão. Se esse medo está atrapalhando a sua qualidade de vida, sugiro que comece um tratamento multidisciplinar, com um atendimento em conjunto com um psiquiatra, ele estrará com uma medicação para os sintomas... Passo aqui também, algumas sugestões adicionais que podem ajudar: Pratique técnicas de relaxamento, como respiração profunda e meditação. Trabalhe com seu terapeuta em um plano de exposição gradual às situações desencadeadoras. Identifique e desafie pensamentos negativos relacionados ao medo. Experimente o mindfulness para estar presente no momento presente. Priorize o autocuidado, mantendo uma rotina saudável de sono, alimentação e exercícios. Espero ter ajudo, fico à disposição.
Você faz terapia de exposição, correto? Me parece a mais recomendada. Caso negativo, conte comigo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!