Olá! Sofri uma tentativa de assalto há algum tempo, mas fugi do mesmo. Desde então, não consigo sair

17 respostas
Olá! Sofri uma tentativa de assalto há algum tempo, mas fugi do mesmo. Desde então, não consigo sair de casa direito, pois tenho medo de encontrar com o assaltante novamente e ele querer fazer algum mal comigo. Acredito que estou com Estresse Pós-Traumático. Eu gostaria de mudar isso, pois quero sair de casa para caminhar/pedalar novamente, e até encontrar alguns amigos (coisa que não estou fazendo com medo de encontrar o assaltante). Há alguns dias, vi uma pessoa com a mesmas características dele, não sei se era ele, mas isso foi o suficiente para fazer minha ansiedade explodir e o medo de sair de casa aumentar, pois, novamente, tenho medo de me encontrar com ele e o mesmo querer fazer algum ruim comigo. Gostaria de saber o que realmente está acontecendo comigo e como posso mudar isso.
Ei! As vezes quando passamos por situações de perigo, nosso organismo tende a se indispor como mecanismo de defesa, mesmo. O sintoma que você relata parece ser de TEPT, mas, sugiro procurar ajuda psicológica para uma avaliação. Para traumas semelhantes a esse que você enfrenta, uma das terapias mais indicada é a EMDR (Eye Movement Dessensitization and Reprocessing), que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos, é uma abordagem psicoterapêutica que desbloqueia memórias dolorosas através de estimulação bilateral do cérebro, muito utilizada em veteranos de guerra e que tem apresentado resultados satisfatórios e possivelmente poderá te ajudar a sair do seu atual quadro de saúde para uma melhor qualidade de vida. Espero ter ajudado!

Olá, conforme você disse essa situação da tentativa do assalto trouxe um impacto significativo e está difícil seguir, sair de casa, estar na rua. Trata-se de uma experiência cotidiana que mobilizou questões subjetivas importantes e que portanto precisará ser manejada. Não sei há quanto tempo isso aconteceu e você está vivenciando esse medo, ansiedade e insegurança, mas caso perceba que isso não se ameniza e segue trazendo esses efeitos e impedimentos será essencial procurar um acompanhamento profissional. Ainda que se pense em um um nome para definir o que está ocorrendo com você, com possíveis sintomas universais, o mais interessante será você cuidar dos seus impasses e angústias, que são só seus!
Olá! Muitas vezes, diante de um acontecimento traumático, e, muitas vezes, inédito, nossa resposta pode ser a de hipergeneralizar a situação (por exemplo, algumas semelhanças pessoais levarem a pensar que era a mesma pessoa na rua, se eu sair de novo vai acontecer de novo, etc).
Também necessitamos racionalizar as emoções: por que ele iria lhe querer fazer algum mal? Você teve alguma reação? Pode ser que ele nem lembre de suas feições, pode ser que nem seja das suas redondezas... Enfim.
Não há resposta simples ou geral para este mal-estar que lhe tem incomodado e feito ficar em casa. Podemos pensar que foi uma situação de grande angústia, que deixou uma marca, da qual teríamos de levantar os medos envolvidos em ter passado por ela, e, através da fala em terapia, caminhar para simbolizar essa experiência, atenuar esses medos e conseguir elaborar, visando que possa voltar a circular novamente pela cidade sem crises. A Psicanálise trabalha deste modo que citei, e fico a disposição para lhe auxiliar neste sentido!
Olá! Sinto muito que você tenha passado por essa experiência traumática. É compreensível que você esteja se sentindo assim após um evento tão assustador. Parece que o que você está enfrentando é de fato uma reação ao trauma, o que é bastante comum após situações de perigo como essa.

É positivo que você esteja buscando entender o que está acontecendo e como pode lidar com isso. O medo e a ansiedade que você está experimentando são respostas naturais do seu corpo a uma situação de perigo, mas é importante lembrar que isso pode ser superado.

Um passo importante é procurar apoio profissional. Lembre-se de que o processo de cura pode ser gradual, mas cada passo que você der em direção à recuperação é uma conquista valiosa.

Caso precise, estou aqui para te apoiar em sua jornada rumo à superação do trauma e à retomada de uma vida plena e significativa.
Olá. Sim, pode ser transtorno de estresse pós-traumático, mas para a psicanálise os sintomas surgem a partir de questões inconscientes e subjetivas nossas, diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando assim, encontrar saídas para seu sofrimento. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá! Primeiramente, sinto muito pela situação que está vivenciando. É comum, após situações de grande estresse ou situações traumáticas, um sintoma de ansiedade associado a situações minimamente semelhantes. É importante considerar, que nossa habilidade como sujeitos humanos, a criatividade e a imaginação e, por isso, conseguir fazer associações a situações que aparentemente não possuem relação. Os sintomas de ansiedade e medo, podem nesse caso, serem associados a um estresse pós traumático, porém para um diagnóstico mais assertivo é necessário uma escuta completa do paciente. Para que possa encontrar saídas/estratégias de como lidar com a situação, sugiro que busque a ajuda profissional de um psicólogo. Cuide-se!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Oi, sinto muito que você esteja passando por isso. Certamente, a violência deixa suas marcas nas pessoas. É muito importante falar sobre seus medos, simbolizar esses afetos que este evento mobilizou. Você traz um medo com rosto, materializado. A psicanálise se ocupa disso que escapa do sentido, recolhe com dignidade as experiências de cada pessoa de forma singular para dar-lhes um sentido próprio. Conte comigo e desejo leveza em seus dias.
Olá, seria importante você aprofundar nas origens desses sintomas, o que além do fato ocorrido podem estar ligados a experiências passadas, traumas não resolvidos ou conflitos inconscientes. No seu caso, o medo persistente de sair de casa e o aumento da ansiedade diante de situações que lembrem o evento traumático podem ser interpretados como mecanismos de defesa do ego para lidar com o medo e a angústia associados ao assalto.

É importante explorar esses sentimentos e pensamentos em um ambiente terapêutico seguro, onde você possa expressar suas preocupações sem julgamento. Através da análise, é possível investigar as origens do medo e da ansiedade, identificar padrões de pensamento disfuncionais e desenvolver estratégias para lidar com esses sentimentos de forma mais adaptativa.

Além disso, o processo terapêutico pode ajudá-lo a reconstruir sua sensação de segurança e confiança em si mesmo, permitindo que você retome suas atividades cotidianas gradualmente.

Lembre-se de que o processo terapêutico pode levar tempo e requerer dedicação, mas com o apoio adequado, é possível superar o Estresse Pós-Traumático e retomar o controle sobre sua vida. Estou aqui para ajudá-lo ao longo desse processo, oferecendo suporte e orientação conforme necessário.
Olá! indico que se permita falar sobre este acontecimento em análise para trabalhar o que tem aparecido para que seja apontado questões inconscientes que você não consegue ver.
Olá! Sinto muito pelo que você está passando. O medo e a ansiedade que você está sentindo são reações naturais após uma situação traumática como a que você vivenciou. O Estresse Pós-Traumático é uma reação comum a eventos estressantes e pode causar sintomas como ansiedade, medo, insônia, flashbacks e evitação de situações que tragam lembranças do evento traumático.

É importante procurar ajuda profissional para lidar com o Estresse Pós-Traumático e superar esses sintomas. Um psicólogo ou psiquiatra especializado em traumas pode te ajudar a trabalhar suas emoções, lidar com o medo e a ansiedade, e a retomar suas atividades cotidianas de forma segura.

Além disso, existem algumas estratégias que você pode adotar para lidar com a ansiedade e o medo, como a prática de técnicas de relaxamento, como a meditação, a respiração profunda, ou atividades físicas como caminhadas ou pedaladas em locais seguros e movimentados. É importante também contar com o apoio de amigos e familiares, dividir seus sentimentos e buscar suporte emocional.

Lembre-se de que o processo de recuperação pode ser gradual e leva tempo, por isso seja gentil consigo mesmo e não se cobre demais. Busque ajuda profissional, cuide da sua saúde emocional e não hesite em pedir apoio quando necessário. Você pode superar o Estresse Pós-Traumático e retomar sua vida com mais tranquilidade e confiança. Estou torcendo por você!
Olá! O susto e medo ao sofrer um assalto e, no seu caso, conseguir fugir, pode ser gerador de um trauma. Como disse que isso está afetando suas relações sociais e momentos de lazer, é importante buscar apoio profissional. Marque uma sessão de psicanálise on-line ou presencial. Não deixe que aumente esse desconforto e o próprio isolamento em casa. Caminhar, pedalar, falar e se escutar em análise serão movimentos importantes para melhorar sua ansiedade e seus medos e receios de reencontros e algum novo perigo.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Olá, é muito comum pessoas sentirem o que você está sentindo após uma experiência tão traumática. É preciso entender que temos um impulso natural a sobreviver e muitas vezes isso demanda do cérebro que tentemos fazer previsões de possíveis perigos ou ameaças à nossa vida. O seu cérebro está usando um mecanismo de defesa para lidar com a situação. Porém, isso se torna debilitante quando te limita a vida. Entender melhor porque você se sente assim, aprender a se acolher nesse momento e desenvolver métodos de resposta mais eficientes à esse medo é uma forma de dissolver ele. Com os meus clientes em situações semelhantes trabalhamos com o desenvolvimento dessas ferramentas e exposições graduais da fonte do medo/estresse causado. Essa abordagem é comprovada cientificamente no tratamento de estresse pós trauma que se perpetua.
É importante que você busque ajuda, pois lembre-se: O medo que evitamos pode nos trazer uma sensação breve de segurança (não sair de casa por medo de reencontrar o assaltante por exemplo), porém ao longo do tempo faz com o que o medo aumente e crie raízes mais profundas que podem ser muito mais debilitantes. O melhor é ter ajuda e apoio para enfrentar o medo com segurança e confiança no processo. Se eu puder ajudar, não hesite em entrar em contato.
O medo em excesso é muito prejudicial. Ele paralisa e por consequência causa sofrimento, nos impedindo muitas vezes de realizar pequenas atividades do dia a dia.
A terapia adequada proporciona o autoconhecimento e uma maior maturidade na percepção das suas emoções.
A tentativa de assalto mobilizou em você todas as inseguranças naturais em situações semelhantes, mas também aquelas que provavelmente já existiam em sua personalidade. Um acontecimento como esse deve ser superado, e não ficar sendo alimentando achando que a mesma pessoa vai aparecer e lhe fazer mal! Você foi corajosa de escapar da situação! Não fique pensando que ir para a rua significa perigo iminente. Seria bom você ir enfrentando o medo de sair para pedalar, pois do contrário ele pode se generalizar e você vai se tornar refém desse medo.
A questão levantada descreve sintomas consistentes com o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), uma condição psicológica que pode surgir após a exposição a um evento traumático, como uma tentativa de assalto. O TEPT é caracterizado por sintomas como reexperiências do evento traumático, evitação de estímulos associados ao trauma, alterações no humor e na cognição, e uma sensação acentuada de alerta ou resposta exagerada ao susto.

Entendendo o TEPT
O TEPT ocorre quando o mecanismo natural de enfrentamento do cérebro não consegue processar adequadamente um evento traumático. Normalmente, nossos cérebros são capazes de gradualmente dar sentido a eventos perturbadores, permitindo-nos integrar essas experiências e seguir em frente. No entanto, em casos de TEPT, esta integração não ocorre como deveria, e a pessoa continua a reviver o trauma como se ele estivesse acontecendo repetidamente no presente.

Sintomas Comuns
Reexperiência do trauma: Isso pode ocorrer por meio de pesadelos, flashbacks ou pensamentos intrusivos sobre o evento.
Evitação: Inclui o esforço para evitar pessoas, lugares, conversas ou atividades que possam relembrar o trauma, como no caso de evitar sair de casa.
Alterações no humor e na cognição: Isso pode incluir sentimentos de desesperança, dificuldades de memória, ou sentimentos de distanciamento das outras pessoas.
Hiperarousal: Sentir-se excessivamente em alerta ou nervoso, reagindo de forma exagerada a estímulos que normalmente não seriam percebidos como ameaças.
Estratégias de Tratamento e Mudança
Psicoterapia: Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia de Exposição Prolongada são eficazes para o TEPT. Elas ajudam a modificar pensamentos e comportamentos relacionados ao trauma, e a enfrentar gradualmente as situações temidas.
Medicação: Em alguns casos, medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos podem ser recomendados por um médico para ajudar a controlar os sintomas.
Técnicas de Relaxamento e Mindfulness: Práticas como meditação, yoga e técnicas de respiração podem ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o controle sobre a resposta ao estresse.
Atividades Graduais: Retomar atividades ao ar livre pode ser feito gradualmente, começando por breves saídas em momentos do dia em que o indivíduo se sinta mais seguro, e possivelmente acompanhado por amigos ou familiares de confiança.
Apoio de Amigos e Família: Ter uma rede de suporte confiável é crucial. Compartilhar sentimentos e preocupações com pessoas próximas pode proporcionar conforto e segurança.
É importante que você busque ajuda de um profissional de saúde mental, que poderá fazer uma avaliação adequada e fornecer um tratamento específico para suas necessidades. O tratamento para o TEPT pode ser muito eficaz, permitindo que a pessoa recupere sua qualidade de vida e retome suas atividades diárias com segurança e confiança.

Você relata medo e ansiedade intensificados, despertados após um evento estressor. Independentemente do diagnóstico, seria interessante que procurasse um profissional de saúde mental para lhe auxiliar, pois refere uma sensação de ameaça extrema que lhe impede de obter prazer com atividades que antes lhe proporcionavam satisfação. Iniciar um processo de psicoterapia é interessante para que possa conhecer melhor a forma como funciona psiquicamente e para que consiga, inclusive, se consultar em relação a estes afetos que descreve. A tentativa de assalto foi a circunstância que tornou tais sentimentos mais presentes em seu cotidiano, porém é necessário investigar o que eles representam para você, em meio à sua forma de existir e em relação ao modo como lida com suas experiências na vida.
Olá. Experiências como esta são realmente muito impactantes, geram sofrimento e angústia. Seria interessante que você pudesse encontrar um psicólogo com quem pudesse conversar e construir uma relação de confiança para que, aos poucos, possa pensar sobre tudo isto. Fico à disposição.